Ser dona(o) de casa pode matar você

Por , em 15.01.2011

Lembra que sua esposa lhe disse que não ia matar lavar a louça, ou varrer uma calçada, de vez em quando? Pois uma nova pesquisa diz o contrario. Ficar preocupado com tarefas domésticas, como limpar a casa, levar o carro à oficina e pagar contas, pode ser ruim para o coração.

Segundo os pesquisadores, não é o trabalho em si, mas o estresse em lidar com ele que causa o dano.

Mais de 100 homens e mulheres que trabalhavam em tempo integral participaram do estudo. Cada um deles forneceu detalhes sobre quantas horas trabalhavam, e qual o nível de responsabilidade que assumiam para o funcionamento da casa.

Em seguida, foram submetidos a verificações regulares da pressão arterial em uma clínica local por um período de três semanas, antes de finalmente usar um monitor de pressão arterial por um dia para acompanhar as mudanças no trabalho e em casa.

Aqueles que eram responsáveis pela maior parte das tarefas domésticas tinham pressão arterial significativamente maior do que os que deixavam o trabalho para seus parceiros. As famílias mais pobres tinham maior probabilidade de serem afetadas.

A ligação mais forte com pressão arterial alta vem de preocupações de como conseguir fazer tarefas domésticas como cozinhar, limpar e fazer compras. Em seguida, veio o estresse de manutenção e reparação de automóveis, pagar as contas e manter o orçamento doméstico. Cuidar de crianças ou animais de estimação não teve efeitos negativos sobre a pressão arterial.

A Organização Mundial de Saúde estima que 50% de todos os ataques cardíacos e derrames cerebrais são devido à pressão arterial elevada. Quanto mais alta é a pressão, maior é a força exercida pelo sangue nas paredes das artérias quando o coração bate.

As diretrizes clínicas sobre o limite ideal para a pressão arterial sistólica é 140 mmHg, e para a pressão diastólica 90mmHg. Sistólica é a pressão no interior das artérias quando o coração está forçando o sangue através delas, e diastólica é a pressão quando o coração relaxa.

Na pesquisa, os afazeres domésticos aumentaram a pressão sistólica das pessoas em até 4.4mmHg. O cuidado com reparos de casa ou do carro aumentou 2.64mmHg, e pagar as contas aumentou 1,66 mmHg.

Em um relatório sobre os resultados, os pesquisadores notaram que a responsabilidade que as pessoas sentiam que tinham que ter, em vez do tempo gasto para fazer as tarefas, era o fator mais estressante. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

35 comentários

  • Andréia Oliveira:

    Sempre me perguntei por que só as mulheres são ensinadas a realizar tarefas domésticas e por que isso não é feito de forma divertida.

  • Rosemeire:

    Cleci o jeito de vc conseguir alguma atitude dos folgados de plantão é, negociar com a de 15 anos, essa é uma fase que as meninas querem tudo e mais um pouco e aí vc negocia, só dá se ela fizer e consequentemente a de 12 anos irá no mesmo caminho, agora com o maridão determine tarefas e diga que se ele não fizer é vc quem vai fazer e ficará cansada depois, terá que dormir com uma langerie maravilhosa, mas simplesmente dormir porque está muito cansada, mas quando ele fizer algo pra colaborar, presenteie o colaborador, homens são básicos e pensam muito nisso faça uma troca justa e vc também ganhará.

  • leh:

    bom eu vivo estressada….tenho dois filhos pequenos um de 2 anos e um de 5 meses, q quase me matam do coraçao…o mais velho e q mas tira minha paciencia e ainda por cima tem meu marido q ao inves d ajuda mtas vezes traz mais bagunça…ja tentei conversar com ele e sempre diz q vai me ajudar , mas nunca vejo ele me ajudando, a vida dele ta mto boa pois nao mudou nada desde qdo casamos…enfim se alguem puder me diz oq posso fazer pra deixar esse estress q ainda vai me prejudicar e mtoooo….

    • juciele:

      Pelo jeito vc esta bem estressada mesmo. Até seu filho tira a paciencia. Talvez vc seja muito preocupada em deixar a casa limpa. Quer um conselho? Arrume um emprego, deixe as crianças na escolinha e saia desse ambiente para esfriar a cabeça. Tenha algumas horas só sua. Seus amigos. (não vale amigas, falando sobre criancinhas). Depois voce volta pra casa e veja o que fazer, se der tempo de passar toda a roupa, deu. Se não, mande seu marido passar a roupa que ele vai trabalhar. Eu não morro de estresse por serviço de casa e tenho dois meninos com 1 ano de diferença, trabalho fora, sem remorsos…

    • cleci:

      Olha quer saber to precisando de ajuda
      tenho duas filhas 12 e 15 anos meu marido é muuuuito legal mas muuuuuito escorado se eu peço ele faz
      alias se eu peço ele e elas fazem o problema é que eu preciso que assumam e façam sem eu mandar pois afinal eu trabalho em loja de moveis e mat de constr de segunda a sabado com uma foga por mes folga essa q ponho a mao na massa e va tirtar cracas to de saco cheio
      hoje mesmo trabalhei das 8 as 18.30 cheguei em casa a casa toda suja faz 15 dias q nao faço faxina e a minha filha mais velha assistiu a tarde toda esimplesmente ta tudo certo ai chego e ficom muita raiva
      entao apergunta é :Ela vai fazer 16 dia 5 de junho sera que eu preciso
      pedir sempre???????????
      e isso sem contar que por mais que eu explico faz tudo por metade. toextressada o dia todo so por imaginar isso
      e dito e feito aconteceu
      a roupa eu lavei toda ontem

  • Cristina:

    Até seis meses atrás eu era o perfil da mulher moderna, por motivo maior tive que pedir demissão do meu emprego e consequentemente de um alto salário, achei que não fosse sobreviver nem um mês. Estou no momento, dona de casa e querem saber, nunca me senti mais feliz!

    • Rosi:

      Eu sou dona de casa, cuido de 2 filhos pequenos de 3 e 1 ano e ainda tenho um pequeno negocio em casa. A pesquisa está corretissima! Pq dona de casa e mãe além de não ter remuneração alguma, muitas vezes não tem sequer a colaboração do marido, trabalha 24h por dia, sem feriados e sem folga. A gente acorda cedo após uma noite mal dormida, tem cafe pra fazer, filhos pra arrumar pra escola, almoço, banho, arrumação da casa, cuidados com as roupas, supermercado, pagar contas e ainda estar bonitinha e cheirosinha pra qdo o marido chegar… é impossivel fazer td sem ajuda e não se estressar! Graças a Deus meu marido ajuda muito pq ele sabe q eu sozinha não dou conta de td. Quem acredita q a vida de dona de casa é fácil deveria fazer um test drive e cuidar sozinho de uma casa + 2 filhos, sem ganhar nada pra isso, nem o reconhecimento pelo seu esforço. Eu varias vezes me senti mal devido ao stress diario, da rotina de dona de casa.

    • juciele:

      Voce vai enjoar. Eu saio dos meus empregos eventualmente. Fico um ano dona de casa e depois volto a procurar emprego novamente.

  • SILVANA DE FÁTIMA DIAS:

    CONCORDO PLENAMENTE, ATUALMENTE ,A MULHER QUE EXERCE DUPLA JORNADA DE TRABALHO , COM CERTEZA VIVE STRESSADA , IMAGINE SE VOCÊ QUER TER SUA CASA LIMPA E ORGANIZADA, SÓ SE TIVER CONDIÇÕES DE PAGAR ALGUÉM PARA LHE AJUDAR, E A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR FORA É IMPORTANTE NÃO SÓ PELO FATOR FINANCEIRO , MAS POR UMA REALIZAÇÃO PESSOAL . VOCÊ TEM QUE DAR CONTA DOS FILHOS , ROUPAS, REFEIÇÕES , ANIMAL DOMÉSTICO (HOJE EM DIA QUEM NÃO TEM ?) OLHA NÃO É FÁCIL NÃO !!!! SOU CASADA , MORO SÓ COM MEU MARIDO, TRABALHO COMO PROFESSORA, MEU MARIDO NÃO É EXIGENTE ,MINHA CASA NÃO É GRANDE , E TENHO SÓ ALGUMAS GALINHAS, E QUATRO CABRITOS , E CUIDO SOZINHA DA MINHA CASA …ENTÃO … UFA , UFA , É OU NÃO É STRESSANTE????? IMAGINE SE TIVESSE FILHOS , AI SIM , ENTÃO…FICARIA DOIDA . VIVA NÓS MULHERES GUERREIRAS DESTE SÉCULO LOUCO

  • line:

    O trabalho domestico realmente acaba com a mulher são varias coisas pra fazer começando logo cedo café levar as crianças na escola,buscar fazer almoço caf´´e da tarde lavar roupa passar…. janta etc etc etc e ainda tem marido que chega em casa e diz amor vc não faz nada tenha dó ..

  • Rosemeire:

    Josias
    Carro, dinheiro e folga, não stressa as mulheres né, oque stressa uma mulher é saber que tem homens machistas como vc, todo o serviço doméstico que vc não faz é uma mulher quem faz, não porque ela é inferior a vc, mas porque pelo visto vc nunca teria a capacidade de fazer.

  • simone:

    acho que isso pode fazer sim mal as pessoas, mas se elas se deixarem estressar, sabe temos que ter sabedoria para viver bem,e sentir gratidão pelo que fazemos,pois independente de onde trabalhamos podemos sim desenvolver uma doença ou não.depende muito se enxergarmos como trabalho ou sacrificio.Tudo depende de nos

  • josias:

    Carro, dinheiro e folga, não stressa as mulheres. Interessante!

  • claudemir da silva:

    isso não tem nada ver vamos inventar outra

  • Marcela:

    Silvio:

    kakakakakaka
    Sua piada tem tudo a ver com os maridos insensíveis que nunca reconhecem como é duro o trabalho de uma dona de casa.
    Minha mãe leu e se esborrachou de rir. Disse que ela deveria ter feito isso com meu pai, ha muito tempo.

    Obrigada por nos fazer rir um pouco.

  • Josiane Camargo:

    concordo com vocês, os homens deveriam ajudar no serviço domestico, e claro ajudar a conservar limpo neh, tem jente que reclama de bagunça mas não pergunta porque não foi arrumado e nem se preocupa com o tempo do próximo, tem mulher que trabalha fora e trabalha em casa enquanto o marido chega em casa toma seu banho e senta na frente da tv… e nem se preocupa com o cansaço dos outros e ainda muitos reclamam.
    Toda mulher que trabalha em casa ‘lava, passa, arruma, limpa etc’ deveria ter direito ao menos um salário mensal já que gratidão é difícil.

  • Silvio:

    Esta piada tem a ver com o escopo da discussão:

    O marido chega do trabalho às 19 horas e vê as crianças ainda de pijama, sujas com molho de tomate, brincando no jardim com uma caixa delivery de pizza.
    Ao entrar na casa, um verdadeiro caos. A sala está enlamaçada. O sofá e o tapete lambuzados com gelatina, pipoca e pedaços de pizza. O vaso está quebrado e as flores espalhadas pelo chão.
    Sobe a escada, desviando-se dos brinquedos, tênis espalhados e da água que desce. Vai até o banheiro e fecha a torneira da banheira transbordante. O piso do banheiro está melecado de pasta de dente, talco, xampú e sabonete líquido.

    Ele pensa:
    __Meu Deus… o que terá acontecido com minha esposa?
    Apavorado, entra no quarto do casal e vê sua esposa deitada na cama, ainda de camisola, lendo sossegadamente uma revista.
    Enfurecido, ele grita:
    __O que significa tudo isso, meu Deus do céu? A casa está uma bagunça e você aí, deitada numa boa?
    A esposa, muito tranquilamente, responde:
    __Você sempre me insulta perguntando o que é que eu faço o dia inteiro nesta casa, não é? Pois hoje eu decidi não fazer absolutamente NADA!

  • Luciene:

    Eu, além do serviço da casa, pagamento de contas, cuidar de filho e animal de estimação, ainda ajudo meu marido (que trabalha em casa como mecânico) na hora de comprar peças, fazer orçamento, pesquisar preços, fazer notas, aff, tem horas q penso q vou enlouquecer, sem contar com a sujeira de graxa em tudo q ele toca. Dou graças a Deus pelo seu trabalho, mas não é fácil. Estou c problemas de memória e queda de cabelos, o médico diz que é estresse e preciso descansar um pouco de vez em quando, mas como???

  • Rosemeire:

    Calma gente, deixa esse estresse de lado, lembre-se que antes de vcs existirem ja havia serviço doméstico e ele vai continuar aí na casa de vcs sempre, façam sem preocupação, e não peçam ajuda, determine tarefas, não digam “me ajudem”, isso da a impressão que a obrigação é somente sua, diga fulano faça por favor que to ocupado.

  • samanta:

    Ser dona de casa não é fácil, se fosse os homens ajudariam as mulheres em casa, mas não eles já acham cansativo o trabalho deles e não ajudam suas mulheres num “simples trabalho doméstico”. Se é simples como eles acham, porque não nos ajudam?
    Eu tenho uma rotina super estressante, cuido do meu filho, da casa, do meu marido e ainda trabalho!

  • holiday:

    ser dona de casa requer muito esforço, as atividades domesticas são aeróbicas, o problema é comer a tarde inteira vendo “vale a pena ver de novo”

  • hancok:

    depende da boa vontade é claro, para quem não quer qualquer atividade é um problema

  • criancinha:

    Ser dona de casa só pode ser coisa de mulher mesmo!!! Elas são mais resistentes à patologias por isso!!!

    Louvada seja a Intelgência DIVINA!!!!!!!!!!

    hehe

  • Rita B.:

    Quer ver eu ter um ataque de nervos ou do coração é alguem vir sujando e deixando fora do lugar tudo que limpei e organizei. Concordo com Silvio os homens deveriam ajudar mais as esposas.
    Serviço de casa cansa, stressa e irrita pois é todo dia a mesma coisa e poucos maridos e filhos dão valor.

  • Silvio:

    Repare bem na foto desta matéria:

    Quer coisa mais estressante do que uma cozinha minúscula como essa, que se socê abrir o forno, ninguém passa?
    E o calor?
    Nos prédios, as áreas de serviço não passam de um corredorzinho onde mal dá para se locomover. Isto sim causa estresse e pode resultar em problemas cardíacos.

    Nossas avós sempre conviveram felizes com suas cozinhas espaçosas, que eram o lugar mais importante e aconchegante da casa. Até hoje essas cozinhas são usadas como sala de visitas.

    Os maridos, esses sim, é que precisam ser incentivados a dar uma mãozinha. Tem cara que entra no banheiro para tomar banho e quando sai, o banheiro está um lixo.

  • clarice:

    concordo plenamente….não morri sinda deste estresse poque sou teimosa ksksksksk

  • Raul Costa:

    Acabei de confirmar minha tese.Agora que estou separado ,morando sózinho e que estou sentindo na pele.Mata , não só do coração, de tudo. Manutenção de casa só para o sexo forte.RC

  • anonimo:

    as pessoas tem que parar de ganhar stress com coisas tão simples e faseis pessoas são mais felizes quando trabalham do que aquelas que n trabalhan e ficam fazendo nada como se n tivesse um motivo

  • Maria Luisa Duque G. Santos:

    O problema, é que as pessoas que gostam de ter tudo em ordem, muitas perfecsionistas, ficam com as tarefas na cabeça e stressadas, enquanto não as cumprem, tudo acumulado, á risco para a saúde, tanto que muitas são obesas e outras anoréticas devido aos distúrbios que estas tarefas causam, pois tudo é feito a correr

  • Ane:

    Não creio que só a responsabilidade com as atividades domésticas causem o estresse e a pressão alta! Existem outras atividades tão extressantes qto. Por ex. ter trabalhos a ser entregues com prazos curtos, isto é um punhal apontado em sua direção enquanto não se conclui o trabalho! E outras tantas atividades diárias e de risco são bem piores para a saúde do coração qto a responsabilidade com atividades doméstica, filhos e etc. Estas pesquisas generalizantes me incomodam muito, não creio muito nelas não!

  • juscimara:

    olha pessoal, concordo com a pesquisa, nós mulheres que trabalhamos fora ficamos muito cansadas com a jornada de casa, eu sofro de stresse sempre, não é fácil aturar o trabalho fora, o marido, os problemas de família e também o serviço doméstico, deixo um recado para os maridos que por favor ajudem suas esposas as vezes elas ficam estressadas não é a toa é por causa da jornada puxada que temos, bjss a todos….

  • Elizabeth:

    Não acho que seja o trabalho doméstico que faça mal. A não ser que a mulher tenha um marido autoritário e exigente, que não tenha controle com horários de refeições ou de escola das crianças, seja maníaca por limpeza ou coisas assim.
    Pelo que sei, a reclamação däs donas de casa é trabalhar sem remuneração.
    Se fosse um trabalho remunerado, eu jamais trabalharia fora. Em casa posso sair quando quero, posso optar por não fazer alguma tarefa, posso dar uma relaxada quando quero… Coisas impossíveis de fazer quando temos um patrão, temos de cumprir horários, tarefas…etc

    Seguindo o comentário de math, minha avó faleceu com 91 anos e até o dia do infarto ela levantava às 6 da manhã, fazia café, acordava a turma, fazia as coisas que a idade permitia… nunca se queixou do trabalho doméstico.
    Até os 80 e poucos anos, ela ainda ia todos os dias na casa do meu tio, fazer café, dar uma ajeitada na casa dele.
    Se o trabalho matasse ela teria tido esse infarto muito mais cedo, né?

  • João Lima:

    É melhor que aturar um chefe e viver com o stress do trabalho, não percebo esta pesquisa.

  • math:

    A ciencia não é exata, minha vô é dona de casa faz 65 anos , e ela é feliz , nunca teve um problema do coração graças a Deus.

    • Carla:

      O problema de ser dona de casa é que algumas pessoas e o marido não valorizam,se estar limpo não é elogiado se estar sujo logo é notado fora que não é remunerado,Cuidar de casa,marido e filho não é fácil,eu mesmo no momento é o que faço mas não vejo a hora de voltar para o mercado de trabalho,a rotina de casa detona com nós mulheres,por isso prefiro trabalhar fora pelo menos somos remunerada mesmo que tenha que trabalhar em casa.

Deixe seu comentário!