Conhece alguém anti-social? Essa pessoa pode estar doente

Uma conexão entre níveis baixos do ‘hormônio do estresse’ (cortisol) e comportamento anti-social em jovens rapazes adolescentes foi descoberta por uma equipe de pesquisa da Universidade de Cambrige, na Inglaterra.

O cortisol é produzido pelo corpo durante experiências estressantes como falar em público, fazer uma prova ou passar por uma cirurgia. Ele melhora a formação de memórias e deve fazer as pessoas se comportarem de maneira mais cuidadosa, regulando algumas emoções, principalmente o temperamento e os impulsos violentos.

A nova pesquisa mostra que adolescentes com comportamento anti-social severo não exibem os mesmos aumentos nos níveis de cortisol quando estão sob estresse do que aqueles sem comportamento anti-social. Estas descobertas sugerem que comportamento anti-social, ao menos em alguns casos, pode ser visto com uma forma de doença mental que está ligada a sintomas fisiológicos (envolvendo um desequilíbrio químico de cortisol no cérebro e no corpo).

Adolescentes foram recrutados para passar por situações estressantes controladas. Mas anteriormente seus níveis de cortisol foram acompanhados por vários dias para determinar o nível normal em condições de repouso. Em seguida eles passaram por uma situação que foi criada para induzir frustração. Antes, durante e depois deste experimento foram feitas coletas de amostras de saliva para determinar o nível de cortisol.

As diferenças de flutuação nos níveis de cortisol foram grandes entre os jovens comuns durante a situação estressante, mas entre aqueles com comportamento anti-social severo os níveis de cortisol se comportaram de maneira oposta e caíram.

Isto sugere que comportamento anti-social pode ter mais base biológica do que se pensa, já que alguns indivíduos são mais vulneráveis à depressão ou ansiedade, devido ao ser perfil biológico.

Os pesquisadores pensam que se for possível detectar precisamente a causa da inabilidade da resposta hormonal ao estresse, talvez seja possível criar novos tratamentos para problemas comportamentais graves. [Scientificblogging]

Por: Eduardo MartinsEm: 1.10.2008 | Em Bem-estar, Outras  | Tags: , ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)
Curta no Facebook:

30 respostas para “Conhece alguém anti-social? Essa pessoa pode estar doente”

  1. Bom-dia.

    Pessoal, alguém sabe como posso acabar com essa situação?
    Tenho medo de interagir com muitas pessoas e ao tentar não me veem assunto e me sinto perdida no meio de todos. Quero e preciso mudar essas atitudes mas não sei como. Tenho que tentar sair com pessoas e nao viver presa no meu mundo.

  2. Primeiro quero parabenizar voces pelas materias que são realmente barbaras, mas aquele anuncio no inicio da pagina que fica em cima das letras da materia dificulta a leitura e as vezes não dá pra entender algumas palavras.Desculpe por falar mas gosto muito de ler essas materias porque essa pagina e muito boa mesmo. bjos.

  3. Ah fala sério,estou com a Fla que mal há em ser anti-social? Eu sou anti-social e vivo bem assim.E ao contrário do que disseram ai eu tenho muita educação e raramente brigo com alguém(sou sarcástica #fato).
    Eu concordo com a Fla em outro ponto que as pessoas julgam muito os anti-sociais porque a maioria A-D-O-R-A aparecer ser “o/a melhor” e os anti-sociais não dão moral a eles.
    A sociedade é individualista SIM,nós anti-sociais só não somos hipócritas como os demais.

    Eu agora ajo da seguinte forma: Quando começam a me encher com isso de ser anti-social e blá blá blá estufando o peito cheio de julgamentos e um sorrisinho idiota na cara,eu simplesmente olho bem nos olhos da pessoa e respondo ” Sério,sou anti-social? Anti-sociais tem altas tendencias de serem psicopatas e seriais =) e sorrio . Aquele dedinho apontado na sua cara,o sorriso besta e peito estufado desaparecem na hora,e em 90% dos casos a pessoa nunca mais te enche e passa a te tratar melhor.

  4. Quando eu era menor, falava com todos, era elétrica, extrovertida, nervosa, sanguínea..
    Hoje sou tímida(?), nao gosto de falar com as pessoas, nao gosto que as pessoas me vejam.
    Ontem eu fui no cinema com algumas pessoas. Muitos deles eu não conhecia.
    Durante o tempo que fiquei na mesa almoçando com eles, falei por 5 minutos e pronto. Depois disso, coloquei meus fones de ouvido e comecei a ler meu caderno.
    Depois fomos no Playland, e ao invés de jogar como todos os outros. Eu fiquei sentada no banco no centro do Playland com os fones no ouvido e jogando no celular. Minha irmã logo soltou a frase: Você é toda antissocial..
    E eu acho que não deixa de ser verdade. Várias vezes já recusei sair com meus amigos, para ficar em casa na internet, dormir ou assistir TV.
    Hoje fui no show da virada cultural-sp, estar no meio de tanta gente me dava uma agonia. Eu queria sair, mas tive que esperar, afinal, não estava sozinha. Gosto de estar sozinha, me sinto bem melhor assim, é melhor do que estar com várias pessoas sentindo estar só. Pois eu acho que a dor é muito pior. Quando me mudaram de turma da 8º série, eu fiquei o ano inteiro sem conversar com ninguém da minha sala. Mas eu observava todos, sei o nome de todos. Sentava nos fundos, assim tenho boa visão da sala. Depois que comecei a trabalhar as coisas tem melhorado um pouco. Afinal, tive que aprender a desenvolver esse lado.

    • Conforme você cresce, acaba adquirindo novos gostos que não são compativeis com a maioria das pessoas. Quase todas elas nem deve gostar de aprender alguma coisa, de ler, gostam só de festinhas, baladas etc. Eu também era tremendamente extrovertido quando criança, e bem anti-social agora adulto. Mas não se engane, quando estamos em companhia de pessoas que tem o mesmo gosto que nós, ficamos bem extreovertidos. A questão é gostarmos que coisa que a maioria não gosta, então somos socialmente incompatíveis.

  5. É chato ter necessidade de se socializar. Mas eu prefiro mil vezes ficar sozinho em casa com meus cães e uma caixa de pizza do que sair e olhar para cara de uma sociedade que é tão egoísta. Não sei se tem haver com o assunto, mas é o que tenho a dizer.

    • A sociedade é égoista sim Pedro, eu e voce fasemos parte dela, ainda que um esteja em casa e outro por ae se divertindo. Por isso vamos deixar esse egoismo um pouco de lado e começar mudar isso conhecendo não so a cara mas tambem o carater das pessoas.

  6. Eu tenho me sentido estranho desde o ano passado quando descobri sozinho que sou portador da síndrome genética denominada de duplu Y (XYY). Descobri que tenho tendência a furtos e assaltos visando o mais fácil. Por outro lado, eu posso aprender mais: tal como que no mesmo ano eu descobri ter habiliddade com o caratê e quase com jiu jitsu. Não me acho uma perda total, mas fico receioso. Posso até ter desenvolvido a mente de um sociopata e não sei. Só tenho medo do inesperado…

  7. bom eutenho 19 anos , ate eu me forma no colegial conseguia ter uma vida normal , mais mesmo assim tinha muita dificuldade em me relacionar com as pessoas,em conversar , porque eu nao tenho uma boa aparencia , e as pessoas sobam disso , mesmo assim eu seguia em frente,me formei no ano passado , arumei um emprego e tal , mais nao consegui fikar nem o tempo minino de experiencia , simplesmente abandonei o emprego , e fikei em casa , na minha cabeça so vem todas as mas lembranças do passado , eu nao consigo esquecer ,a cada dia eu fiko mais feia ,e me odeio mais , eu nao saio na rua a meses ,eu nem quero sair eu tenho vontande de viver, mais eu sei q nessa vida se vc for feia , niguem te quer , niguem se interresa por vc , eu odeio minha mae , meu pai por terem me feito ,a sociedade e muito cruel , racista e precoceituosa , tbem so valorizam a beleza da mulher branca , eu so negra tem fortes traços, aff so penso em morrer logo

    • Quer morrer se mate, é um favor que você faz à humanidade, a vida não é fácil, a vida não é bonita, contente-se com o que tens, ser negra não é defeito, se sua situação é ruim, melhore, se você se acha feia, problema é seu, se cuide e seja você mesma que você vai achar alguém algum dia, e antes de querer uma pessoa perfeita e ideal pense se você é quem uma pessoa perfeita e ideal merece. Devíamos deixar a seleção natural agir um pouco ¬¬’

    • Se as palavras de schopenhauer ajudam, aqui vai: ninguém é digno de inveja. Portanto, essas mesmas pessoas bonitas que você vê na rua, pode ter certeza, tem problemas tão intensos quanto os seus. Você é igual a todo mundo, porque todo mundo tem motivos para chorar, assim como você, assim como eu.

    • Eduardo, a superficialidade de sua opinião pode ser prejudical as ostras pessoas e a se mesmo, fato que levou a voce faser um julgamento maldoso do usuario Cristina.Deixar seleçao natural agir? Mas que coisa mais absurda. Hittler deixou a seleçao natural agir atravez da Eugenia.Vou lhe contar uma coisa, a natureza não esta nem ae pra voce, voce não é ninguem alem de uma mera peça do jogo natural que sera elimanado indiscriminadamente. È natural roubar, matar, ter preconceito, mas não é normal, pois isso é prejudicial a nos, devemos lutar contra isso, contra essa natureza insensata. Enquanto os outro animais lutam uns contra os outros para sobreviver, o ser humano tem que lutar contra se mesmo para superar sua propria ignorancia, foi por isso que a humanidade evoluiu e continua evoluindo.O que é natural não tem pretençao de ser bom ou ruim, apenas existe. Devemos entender que nós normalizamos as coisas a nossa volta, entao devemos pegar o que é bom e torna isso comum em nossa vida, como não ter preconceito, não julgar sem entender, ver no proximo a oportunidade de aprender com ele, sem isso vamos sempre encurtar nosso pensamento com a frase :” é natural!”.

    • Por favor não faça isso nem de brincadeira xD.È verdade cristina, a sociedade é assim mesmo, infelizmente temos que lidar com esse fato.Mas não confunda oque a sociedade acha com o que voce quer da vida, tenho certeza que voce quer ser feliz, não é mesmo? Diminua a importancia do achismo social em sua vida, a beleza, a cor de nossa pele nada dizem a respeito de nosso carater, infelizmente uma parte da sociedade acha que diz, aliais a sociedade so acha.Nossos valores morais e éticos é que carregam as certezas que tornam o mundo o melhor, voce tem esses valores, voce tem o seu valor, valorizi-se, uma pessoa inteligente vai gostar de voce. Voce tem sorte por viver em uma época onde as pessoas estão cada mais inteligentes :D.vida longa e prospera!

    • O segredo da felicidade é a burrice, ignorância pura. Ser mais inteligente que a maioria das pessoas fará você sofrer. Você é feia, nao o fato de ser negra. Conheço negras lindas que tenho vontade de ter relação logo de cara, mas sou baixo,tenho 1,62, as mulheres me olham com o maior despreso do mundo, como o fato de eu ser baixo, me tornasse menos viril. O que tecnicamente estão certos, pois as mulheres só querem os machos alfas, altos e fortes. A naruteza é uma velha bruxa horrenda, e nenhuma crença em algum deusinho no trono voador vai mudar isso. Aceite-se como é, ou prepare-se para ter uma vida de sofrimento sem fim, ficar uma solteirona mal amada, sem filhos, sem vida, vivendo a base de calmantes anti-depressivos.

    • Perca a mania de se importar com as outras pessoas. Dedique-se a você mesma. Seja egoísta também. Ninguém vai ter pena de você e pessoas boazinha sempre se ferram no final.

  8. Bom eu tenho 13 naos e na escola me do super bem com meus amigos sem nenhum poblema,mais quando chego em casa fujo te td o mundo nao gosto de ficar perto de niguem brigo frequentemente com meus pais e nao gosto mesmo de ficar perto deles.Quando tem alguma festa familiar faço d td para nao precisar ir,prefiro ficar em casa sosinha

  9. OI BEM EU ME ACHO 1 PESSOA ANTI-SOCIAL SIM EU NAO CONSIGO MAIS GOSTA DAS PESSOAS EU TO CONVERSANDO COM 1 PESSOA E DO ND EU NAO GOSTO MAIS DAQUELA PESSOA EU NAO GOSTA D FICA PERTO D MUITAS PESSOAS QUANDO ELAS ESTAO CALADAS OU CONVERSANDO EU NAO GOSTO DE COMER MAIS NAO SINTO VONTADE D FAZER SO D DORMI E FICAR SOZINHA NAO GOSTA D ESTUDA PRA MIM ND TEM GRAÇA EU NAO ERA ASSIM EU SEI SO ROCKEIRA ADORA MUSICAS DE ROCK REGGAE E OUTRA ADORO CHEGA EM CASA E FICA NO PC ESCULTANDO MINHA MUSICA DE ROCK PESSADO TEM VEZ Q EU ME CONSIDERO GOSTICA EU NAO SEI OQ SOU REALMENTE MAIS EU NAO TO LEGAL MSM SO PENSO EM BESTERA E NAO SEI OQ FAZER.

  10. Ola!

    tambem achei a pagina interessante. Gostaria de ter a oportunidade de ler algo positivo sobre o anti-social. Ser anti-social nao significa “nao gostar de pessoas”, significa simplesmente nao ter o desejo de conhece-las profundamente. Acredito que indiretamente, por ter essa posicao, o anti-social acidentalmente machuca o ego de algumas pessoas que desejam intensamente serem reconhecidas. O Anti-social e cortez, mas distante. O anti-social nao gosta de qualquer tipo de tumulto ou discursao . E da paz! Nao vejo nada de mal nisso.

    • Pois é, agente sempre acha que tem que ver o mal nas coisas pra elas serem prejudicais a nós, isso é um erro. Pessoal agente não pode simplismente funcionar, temos que faser funcionar tambem, a sociedade precisa de gente pra funcionar direito. Cada um aqui tem um papel importante, mas deixa isso de lado por achar que pode se manter distante do sistema.Poder podemos, mas nem sempre devemos, acho que o dever de um individuo é se dividualizar, pois individuo ele é antes de achar.

  11. ola, meu nome e adriani tenho 38 anos.

    meu problema e solidao sempre fui social tive amigos namorei era saudavel na juventude, mas depois de uns tempos nao consigo conviver com niguem nem com sogra, irmao so me sinto bem sozinha mas essa atitude esta me depremindo, parece incomodo a compania das pessoas , gosto de crianca mas nao tenho filhos, sou mau humorada e nao gosto de gente, vejo o mundo de uma maneira deprimida. Por favor ajude-me a ser mais sociavel , pois estou me sentindo doente.

  12. Olá:

    Achei esta página bem interessante!
    Acho a ‘natureza humana’ uma coisa bastante complexa, uma das áreas ‘que se sabe pouco’ da Medicina; e que ainda requer muitos estudos…
    Sempre me pergunto: “O que leva alguém a matar? O que leva alguém a maltratar os animais?”, entre outras coisas ainda…
    Coisas que acho que ajudam BASTANTE, e funcionam, na maioria das vezes:

    – Ler livros de auto-ajuda,
    – Viajar para lugares diferentes; sair da rotina,
    – Ter hábitos saudáveis (fazer exercícios, boa alimentação, se beber; que seja moderadamente, não usar drogas, ficar longe de ‘coisas erradas’; fofoca, desavenças, gente que não vale à pena…),
    – Aprender sempre mais (idiomas, informática, fazer cursos ligados à arte, ao artesanato);
    – Tirar uns minutos do dia (pode ser de 2 em 2 dias) para fazer uma ‘auto reflexão’; como: planos para o futuro, ver o que há de ruim e tentar melhorar, e também lembrar de coisas boas; o que se conseguiu realizar até o presente momento (como ‘realização de sonhos’)…

    Garanto que, se fizerem METADE do que foi mencionado acima, a vida melhora e MUITO!!!

Deixe uma resposta