Novos sintomas do coronavírus foram incluídos na lista de sintomas comuns

Por , em 28.04.2020

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA adicionaram recentemente seis novos possíveis sintomas ligados ao Covid-19, ecoando as observações de médicos que trataram milhares de pacientes na atual pandemia.

Anteriormente, o site do órgão federal americano só listava três sintomas: febre, tosse e falta de ar.

Agora, contam como possíveis sinais da doença também: calafrios; agitação repetida com calafrios; dor muscular; dor de cabeça; dor de garganta e perda repentina de paladar ou olfato.

A lista atualizada destina-se a refletir de forma mais adequada a imensa variação e imprevisibilidade de sintomas dessa condição, que afeta pacientes de formas muito diferentes.

CDC e OMS

A revisão do CDC diferente ligeiramente da lista de sintomas descritos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No site da OMS, considera-se como sintomas mais comuns febre, tosse seca e cansaço, enquanto alguns pacientes também podem exibir dores físicas, congestão nasal, dor de garganta e diarreia.

Ambas as agências recomendam que as pessoas procurem ajuda médica se tiverem dificuldade em respirar ou dor persistente no peito.

O CDC também aconselha reportar possíveis casos de coronavírus se houver testes positivos; se o paciente tiver um dos três principais sintomas (tosse, dificuldade para respirar ou falta de ar); se o paciente tiver dois dos sintomas menos comuns (febre, calafrios, arrepios, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta ou perda repentina de paladar e olfato).

Os casos que caem nessas categorias só devem ser classificados como Covid-19 se não houver nenhum outro diagnóstico possível. [NYTimes]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

Deixe seu comentário!