Cozinhar vegetais no microondas destrói seus nutrientes?

Por , em 18.07.2010

Alguns naturalistas insistiam que o microondas “matava” as comidas, destruindo seus antioxidantes naturais. Antioxidantes são substâncias que, teoricamente, protegem as células contra radicais livres no organismo, e que são abundantes nas frutas frescas, legumes, grãos e nozes.

Cientistas fizeram o teste – cozinharam vegetais de todas as formas, medindo a quantidade de antioxidantes presentes antes e depois de cozinhá-los.

Eles descobriram que assar, grelhar e cozinhar no microondas foram os métodos que apresentaram as menores perdas de antioxidantes, enquanto ferver e cozinhar na panela de pressão foram os que perderam mais. Fritar ficou no meio.

A quantidade de antioxidantes perdida no microondas variou de zero a 50%. Em alguns casos, cozinhar legumes no microondas aumentou a quantidade de um antioxidante: após uma rodada no microondas, a cenoura, o aipo e o feijão verde continham uma maior quantidade de um antioxidante que combate um radical conhecido como ABTS.

A porcentagem de antioxidantes perdida em cada método dependia do vegetal e dos antioxidantes testados, mas as alcachofras foram especialmente duráveis, mantendo a maior parte de suas propriedades independente de como foi cozinhada.

A preocupação em perder os nutrientes não deve se centrar em como você esquenta seu vegetal, mas na quantidade de água que você usa. Os investigadores disseram que ferver e cozinhar na pressão causou com que os nutrientes deixassem os vegetais na água do cozimento. [LifesLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

2 comentários

  • jodeja:

    Sou leigo, bem ignorante, cheio de dúvidas, mas confiante na ciência que, certamente atenuará esse impacto. Até agora, não tenho nem quero ter isso em casa. O ideal seria fogão de lenha, mas não pode, aí…

  • Cesar:

    Nada como um choque de realidade nas afirmações absurdas dos tecnofóbicos.

Deixe seu comentário!