Criada vida artificial

Por , em 23.05.2010

E não estamos falando de robôs: cientistas nos Estados Unidos conseguiram criar a primeira célula viva feita de materiais sintéticos.

Os cientistas construíram um software genético e o transferiram para uma célula hospedeira. O micróbio que resultou se comportava exatamente da maneira esperada pelos pesquisadores.

Até agora a criação foi considerada um grande avanço científico, mas alguns especialistas acreditam que há perigos em relação a essa vida artificial – se elas forem liberadas no meio-ambiente, por exemplo, não se sabe quais poderiam ser as conseqüências, mas é certo que causariam um desequilíbrio.

A esperança é que, eventualmente, essas bactérias artificiais (que podem, sim, ser controladas) produzam combustíveis, remédios e, até mesmo, reduzam a emissão de gases causadores do efeito-estufa. Alguns cientistas acreditam que a inovação representaria uma nova revolução industrial.

Os pesquisadores já transferiram o genoma de uma célula para outra, mas é a primeira vez em que um genoma criado artificialmente, para se comportar de maneira determinada, é transferido para outro organismo e aceito. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

44 comentários

  • Walter Bigoni:

    Minha nossa senhora da paciência,meu santo gral da credulidade,porque em todos assuntos científicos tem que aparecer estas figuras esperando pelo seu salvador ,a sim conheço um bombeiro em minha citi e por sinal de nome Salvador,este salva mesmo ,caramba se formos esperar por crédulos ,teremos que brecar a Ciência,seculo XXI e pessoas esperando pelo que nunca foi ,poupem me de ler estes comments ,deixai seus devaneios em tuas igrejas ,la é o vosso refugio de bitolados..

  • Francisco Roberto Cavalheiro:

    Perigo! Perigo! Perigo! Perigo! Perigo! Uma produção independente sem um contexto bem planejado…

  • aguiarubra:

    ADMIRÁVEL MUNDO NOVO à caminho!!!

  • José Calasans:

    Criar vida artificial é uma questão de tempo,o q/ foi feito nesse caso,já é o início. Acredito q/ agora mesmo muitos pesquisadoes estão trabalhando nesse sentido.Alguém disse que o limite real do homem termina quando começa sua imaginação.

  • Brenda:

    Não tenho nada contra a ciência… Muitas vez coisas fantásticas são criadas a partir dela… muita coisa foi descoberta, sem dúvidas é uma evolução.

    A única coisa que temo diante desses inventos e criações são que essas “COISAS” possam virar monstros, assim como nos filmes de TV, afinal, na ciência tudo é possivel, não é?

  • jose nilson:

    é notavel como essa juventude atual se interessa por assuntos tão mundanos e excessivamente espirituais.
    o conhecimento que cada um de nós traz e o comportamento
    em face da vida está vinculado ao seu meio.
    assim, num ambiente de vulgaridades nao poderia surgir genialidades. mas mesmo assim, creia que os avanços cientificos sao bem vindos, Fleming que o diga, Pasteur que o testifique, Sabin que o autentique e mais quantos, até
    Peyton Rous e Elizabeth Blackburn.

    esta última culminou com o primeiro passo para a vida eterna, por assim dizer. somente quem sabe o que é telomerase poderia entender.

    desse modo, é inútil botar o nome do Cristo nessa estória de
    criação e dons sobre a vida fisica e materialissima.

    parem de se digladiar por ideias que lhes dizem respeito
    e respeitem isso sim, a criatividade dos cientistas.

  • denis:

    È bengbenga eles vão embora e tu vai ficar se fudendo com os q pensam igual a vc, no sofrimento eternoo!

  • Cesar:

    Pois é, André, você quer colocar uma pedra sobre o assunto mas acabou contradizendo diretamente tudo que os especialistas na área falaram, ou seja, todos eles são unânimes em dizer que é um feito fantástico.

    Das duas uma, ou você não sabe o que é realmente importante, ou então você quer que ninguém dê importância a isto.

  • André:

    Olha só para colocar uma pedra nesse assunto é o seguinte: ISSO NÃO É GRANDE COISA isso já foi feito antes em universidade , salvo peculiaridades , isso não é grande feito . O dia que montarem um molécula de DNA e de fato criarem algum ser , aí sim , seria uma criação , isso não passa de uma pequena cópia de bactéria…

  • Eduardo:

    Os principais jornais brasileiros entram na onda de espetacularizar a notícia e anunciam que o ser humano acaba de criar a vida.O Globo é o mais enfático: “Criada vida artificial”, diz a manchete do jornal carioca. A Folha de S.Paulo vai na mesma linha e apregoa: “Ciência cria primeira célula sintética”. O Estado de S.Paulo, mais comedido, informa que “Cientistas anunciam ter criado forma `sintética´ de vida”.

    No interior dos jornais, logo após os textos explicativos fornecidos por agências internacionais a partir de artigo publicado na revista Science, alguns especialistas reduzem o impacto das manchetes.

    A rigor, segundo especialistas citados pelos jornais, os cientistas financiados pela empresa americana Synthetic Genomics não criaram vida a partir do nada. O que eles fizeram foi mapear rigorosamente o DNA de uma bactéria, guardar essas informações em um computador e depois introduzi-las em uma célula de uma bactéria de outra espécie “esvaziada” de material genético.

    Reativada com as informações armazenadas no computador, a bactéria que estava inativa voltou à vida e suas células se reproduziram, replicando as características impressas pelos pesquisadores.

    Vida inteligente

    Trata-se, segundo alguns especialistas citados pelos jornais, de uma espetacular façanha técnica, mas não de uma revolução científica, como fazem crer as manchetes.

    O líder da equipe de pesquisadores é o geneticista americano James Craig Venter, um dos autores do projeto Genoma e também dono da empresa que irá se beneficiar da patente gerada pelo projeto, o que pode contaminar sua avaliação científica.

    Mesmo com sua enorme importância para o conhecimento humano, a proeza dos cientistas da Synthetic Genomics ainda não significa, como dão a entender os jornais, a criação sintética de vida – o que remete a certo vício da imprensa.

    Seja em relação à ciência, à economia ou à política, os jornais seguem mapeando a história a partir de fatos espetaculosos, como se coubesse à imprensa determinar onde devam se situar os grandes eventos da humanidade.

    Talvez seja mesmo mais fácil criar vida sintética nas páginas do jornal do que encontrar vida inteligente no mundo real.

  • Cesar:

    Esta história de criador é só uma hipótese. E já foi refutada faz anos – não existe um criador. A vida não precisa de criador para surgir. Nem o Universo não precisa de criador para ser como é.

  • Jorginho:

    Ai vem um bitolado encher o saco da ciência e não sabe nem porque abre a boca.
    Maldita inclusão digital.
    A ciência em muitas partes é como um burro cego e mais cegos são os que a segue cegamente!
    Fiz um juramento de não dá idéia dementes!
    Pois me reservo o direito de ficar calado para poupar oxigênio e saco para ler alguns comentários idiota.

  • begbenga:

    Ai vem esses emogelicos, emotolicos aqui encher o saco, so deus pode cria a vida bla bla bla, tem que criar mesmo, Parabéns para os cientistas, que continuem inovando para o avanço da humanidade e ñ esquenta com esses xaropes enchendo o saco ñ, um dia o tal jesuis deles volta (segundo o livrinho deles) e levara esse bando de cretinos para nosso alivio parabensssss

  • Rubens R. S. Jr:

    Srs, quanto a notícia que tardo em saber vejo com olhar positivo, pois todo progresso é bem vindo. Mas, quanto a notícia: “Criada vida artificial”, não tem razão de ser. Ora,como as próprias notícias dizem, que foi usado uma reprodução do DNA de uma dada bactéria (feito notável sem sombra de dúvida) e inserida em outra célula VIVA, é como se fizessemos uma cópia de um dificílimo programa (que não é nosso) para descarregar em um controlador lógico programável que já está em funcionamento e deixássemos rodar para funcionar um robô. Enfim, assim com não criamos o robô,tampouco o programa, como este(s) famoso(s)cientista CRIOU VIDA? E ainda, quem existe a muitíssimo a mais tempo esta esperiência ou O PROJETO DESSAS CELULAS USADAS? O grifo é nosso, caros criacionistas.

  • Julie:

    Olha pra mim,só DEUS tem o poder de criar vida,o homem jamais poderá fazer isso,Será que esses cientistas tão tem outra coisa pra pesquisar não?um remedio,uma vacina sei lá!tantos problemas com doenças,pessoas morrendo,e eles passar anos e anos,perdendo tempo?Vão se converter que Jesus tá voltando!e só Ele pode salvar,e não é nenhuma vida artificial que vai salvar a humanidade!

    By:julie

  • Daniel:

    Criação?? não menospresando a descoberta, mas isso não é criação e sim adaptação, precisaram de um outro material vivo e já criado pra adaptar ( célula hospedeira), está muito longe de ser uma obra de criação e muito meos de comparar isso com aobra do CRIADOR! Os descrentes que me desculpem mas o homem nunca será capaz de criar uma vida do zero, a ciência nem conseguiu desvendar como surgiu o nosso planeta e nem sabe como o ser humano surgiu na terra!! e já estão dizendo que estão criando?
    Caro Kerensky, Não só esses “deuses” que vc mensionou ironicamente podem criar vida de fato, e muito menos a humanidade pode!!

  • Kerensky:

    Um ponto pros ateus. Não é apenas o seus deuses que podem criar a vida.

  • Hebert:

    Se existe um ser onopotente e oniciente, creio que ele deseja que nos esforcemospara melhorar nossas condições de vida até o fim. Ainda que esse fimvenha dessa tal “autodestruição”.

  • Hebert:

    Quanto ao termo empregado “Vida Artificial”, creio que deveria ser ignorado para que possamos destinar nossas atenções para o foco do fato: Um progresso genético que excede em muito as espectativas da grande maioria (leigos como eu), e as possibilidades resultantes disso.

  • Hebert:

    Caro Trindade, o “Criador” a quem vc se refere parece ser de seu desconhecimento. Ele delegou-nos poderes sim.
    Delegou-nos o poder desvendar o q se nos apresenta até então como misterio. Somos dotados de uma energia que em comunhão com o universo físico dá-nos o poder de pensar com coerencia, criar e melhorar desvendando o sistema.

    Tremo de dor ao ver a fé se tornar obstaculo para a ciência individual e coletiva.

  • César:

    “Efeitos nefastos dos transgênicos”? Que “efeitos nefastos”?

  • Fátima Rocha:

    Carlos Macedo, acha mesmo que não nos devemos preocupar?
    Basta ver alguns efeitos nefastos dos transgénicos que já se notam claramente. E ainda aqui vamos…
    Quanto a uma folha não cair sem a permissão de Deus, não dá para descansar ninguém tendo em conta as atrocidades, injustiças e catástrofes que acontecem por esse mundo fora, com a permissão de Deus.

  • carlos macedo:

    SE DEUS FEZ O HOMEN SUA IMAGEM E SEMELHANÇA! PORQUE NAÕ CRIAR? SE ELE PODE CURAR, PORQUE DEUS DISSE VÁ EM MEU NOME E FAÇA, NAÕ DEVEMOS NOS PREOCUPAR PORQUE UMA FOLHA NAO CAI SEM A SUA PERMISSAÕ

  • Inri Cristo:

    Isso vai contra as obras de MEU PAI!

  • Wanderson:

    Ah é,Craig Venter,é o cientista brilhante que conseguiu essa façanha,que já está se considerando “o imão mais velho de Deus.”Só espero que com essa descoberta fascinate ele não passe de brilhante para lunático,pois pior do quê lunáticos religiosos seria um cientista maluco achando que encontrou a “pedra filiosofal da biologia”.No mais,vamos esperar a poeira sensacionalista ao redor desse assunto se dissipar e analizar as possibilidades em cima da ética científica.

  • Daniel:

    1° criou-se os aminoácidos nas mesmas condições de bilhões de anos atrás
    2° DNA sintético
    3° ??????
    E agora meu deus!???

    Ps.: Quem souber a terceira dou um doce.

  • Jorginho:

    Quando se tem os ingredientes apropriados pode se fazer um bolo e, (nesse caso) alguns dizer ter criado vidas é muita pretensão . Pois tendo a ”tigela” onde colocar a ‘’massa’’ e tendo aquecimento; já temos o bolo segundo o formato da ‘’tigela’’.
    Um conjunto de moléculas (nesse caso), seguindo certas ordenanças – teremos um tipo de DNA… Mas, há o grande obstáculo: Descobrir um meio de criar a ”gamela’‘.
    Portanto, para mim o que eles fizeram foi similar um tipo de DNA (artificial) na ”fábrica” de reprodução.
    Que vale um soft se você não tem onde rodar ?
    Que adianta tem todos ingredientes de um bolo se você não tem aquecimento e nem mesmo a tigela ?
    Nenhuma obra pode existir sem um Criador (essa frase são para os ateístas) .Portanto, foste criado .
    Deixo espaço para questionamento. Todos podem pensar e até comentar… Como foi o caso do Wesley e o Guilherme …Que discordo plenamente de suas visões.
    Podem até simular vidas ou até mesmo criar mudanças genéticas, mas no muito serão copiadores fazendo células se auto-copiar… Como fazem nas clonagens por aí.
    Só espero que a ciência não esteja em mãos erradas e, possa vir acontecer como aconteceu com dezenas de descobertas acidentais!
    …Essas descobertas (muitas delas), seus descobridores foram vitimadas de formas fatais.
    Assim como foi o dinamite, alguns elementos radioativos e outras mais.
    Temo que possam colocar a vida no planeta em risco.
    Tenho razões sólidas para essa preocupação.
    Grato.

  • Pensador:

    Weliton, o DNA do ser criado é totalmente artificial, o que caracteriza a vida ser artificial.

    Clique no meu ‘nome’ e veja o video explicativo.

  • Rafael:

    Computadores Quanticos, “Vida Artificial”; … o Futuro é agora =)

  • rafael:

    Interessante a matéria e a noticia, só faltou citar o responsável pelo feito: Craig Venter.

  • FlavioSN:

    Só queria deixar claro que não são os religiosos que estragam as expectativas da ciência e sim os próprios cientistas que insistem em tentar se equiparar à DEUS.Lembrem-se,DEUS criou a vida e ponto final. ( viu Guilherme? )

  • Júlio César:

    Acho que os entusiastas do fim da humanidade deviam estar mais preocupados com isso que com o LHC. =P

  • Évora:

    Isso não é vida artificial!

  • Fernando Sávio:

    Muito bonita a mensagem Wesley…
    Mas o ser humano ainda precisa aprender a cuidar do próprio planeta antes de colonizar outros…

  • Guilherme:

    Muito legal.
    mais um ponto pra ciência
    tomara que os religiosos nao queiram estragar as espectativas da ciencia.

  • Trindade:

    Nada se acaba, tudo se transforma.
    Nada se cria, tudo se copia.
    Como foi criada se só existe um criador cujo não delegou poderes a ninguém?

  • Tchuco:

    Maaassssa Wesley! o/ Gostei muito do q vc falou.

    Por mais que tenhamos receio do que possa acontecer caso essa tecnologia vá parar em lugar errado, o fato é que a humanidade é fabulosa, e se dessa inovação surgir um novo flagelo para nós humanos, desse flagelo vamos fazer mais um degrau à nossa evolução, como fazemos com tudo em nossa existência individual e coletiva.
    Essa história de “fim próximo”, “autodestruição” é tudo balela de gente pessimista (a maioria) que se deixa levar por qualquer papo chocante. Uma simples passeada pela história da humanidade basta para que vejamos que o homem cria seus problemas, sofre com eles, supera-os e assim evolui. É assim que funcionamos.

    Show essa matéria!

  • Cesar:

    Fátima

    Você está meio certa. Na verdade, trata-se de uma bactéria artificial: parte do genoma dela não existia antes na natureza, foi feita inteiramente pelo ser humano. O resto ainda é a máquina que existia na Natureza. Então, de certa forma, é uma forma de vida artificial, e de outra forma, não é uma vida inteiramente nova.

    De qualquer forma, as possibilidades são interessantes. Bactérias para digerir vazamentos de petróleo, bactérias para comer lixo tóxico (já existem algumas), bactérias para produzir medicamentos, etc. Teremos novos simbiontes no futuro.

  • Fátima:

    E continua o costume: a manipulação de notícias…

    Hello… NÃO FOI CRIADA VIDA ARTIFICIAL!

    A célula já estava viva. O que é artificial é o genoma, que foi copiado em laboratório e posteriormente transferido posteriormente para uma célula VIVA.

    Há já um certo tempo que quando leio um título do Hypescience, esboço um sorriso e pergunto-me: qual será a verdadeira notícia?

  • Weliton:

    Tenho uma dúvida: Isso é mesmo vida artificial? O somente o genoma é fruto de combinação controlada que foi inserido em uma bactéria cujo núcleo foi removido.

    Para se vida artificial a construção do novo organismo precisaria partir do zero, se usou outro ser vivo é outra coisa, mas não vida.

    Tenho receio dessas notícias muito espetaculares, mas que no fundo podem ter um viés informacional.

  • Wesley:

    Somos o Universo tentando compreender a si mesmo

    Somos o Universo tentando conhecer e compreender a si mesmo, se tornando consciente, sendo o responsável pela sua evolução. Decidindo o futuro da sua própria espécie. E não permitindo que o medo, a dúvida ou o instinto substitua a realidade por alguma versão mitológica…
    Graças à engenharia genética, a nanotecnologia, as próteses, a biologia sintética e aos avanços que ainda virão. Um dia a humanidade irá se alastrar e colonizar o espaço, a “Fronteira final”. Nisso os lúcidos tem a mais absoluta certeza! Até porque, somos uma espécie tão adaptável, tão curiosa e tão insaciável, que um dia iremos audaciosamente aonde nenhum outro ser jamais esteve.

    Já que o lúcido é capaz de conviver com a realidade sem enlouquecer, sem se refugiar no casulo da fé, e sem se agarrar numa fé ultrapassada, os lúcidos vão terminar descobrindo os mistérios da Natureza, vão reprogramar os motores da evolução, vão remodelar planetas, levar a vida para outros astros e fazer coisas que nenhum místico seria capaz de imaginar. Inclusive entender como o cérebro funciona. E descobrir como aumentar milhares de vezes a capacidade de raciocinar.

  • Z3hr0_c00l:

    A auto destruição esta proxima

  • Vida eterna:

    Vem comigo …..

    http://www.vidaeterna.info

    http://www.vida—eterna.blogspot.com

  • Andrew:

    Wow! O Futuro da humanidade vai mesmo ser brilhante. Vai surgir uma nova profissão: Os Criadores!

Deixe seu comentário!