Criatura de 50 pernas pode ter sido predador do antigo fundo do mar

Por , em 9.11.2011

Um novo fóssil revela uma criatura antiga parecida com uma barata, com quase trinta centímetros de comprimento, que costumava habitar o fundo do mar no que hoje é o Canadá.

O fóssil, uma série pegadas de 500 milhões de anos de idade, captou o movimento da criatura do fundo do mar que tem pelo menos 25 pares de pernas.

O animal foi provavelmente um artrópode chamado Tegopelte, um gigante raro que quase nunca é encontrado fossilizado. Artrópodes são invertebrados com exoesqueleto, um grupo que inclui hoje crustáceos e insetos.

Os pesquisadores, liderados por Nicholas Minter, da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, sugerem que Tegopelte era um predador temível, ou talvez um “sugador voraz”, rápido em movimento, capaz de deslizar veloz pelo fundo do mar, com apenas algumas de suas muitas pernas tocando o chão em um só momento.

Os novos fósseis, cinco pegadas feitas pelos artrópodes antigos, foram descobertos em dois locais no Yoho National Park, em British Columbia, em uma formação geológica chamada de Burgess Shale.

A maior faixa se estendia por mais de 3 metros, e as pegadas estavam mais de 100 milímetros de distância uma da outra, sugerindo uma criatura de bom tamanho.

Os pesquisadores compararam as faixas de pegadas com a anatomia dos artrópodes conhecidos do período, e concluíram que a pegada é mais provavelmente de um Tegopelte.

Esta criatura, que parecia um pouco com um besouro enorme, pode chegar a pelo menos 280 milímetros de comprimento e 140 milímetros de largura, com 33 conjuntos de pernas.

O exoesqueleto flexível do animal provavelmente permitiu-lhe fazer curvas fechadas, evidenciadas em alguns dos fósseis. As faixas de pegadas também revelam seções onde o animal “roçou” ao longo do fundo do mar com apenas uma das pernas.

As faixas sugerem uma criatura de movimento rápido, com duas vezes o tamanho de qualquer outro artrópode da área. Essa vantagem de tamanho sugere que o animal pode ter sido um predador.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

5 comentários

  • Geólogo Argemiro Garcia:

    Sim, um tipo de trilobita, provavelmente. Só há dois fósseis descritos para esta espécie – se é que os rastos citados são de Tegopelte.

    http://www.jstor.org/stable/1305016

  • Mille:

    AFF…PQ AS PESSOAS QUE NAO ENTENDEM NADA DE BIOLOGIA OU CIENCIAS EM GERAL VEM COMENTAR BESTEIRAS NESSAS MATERIAS MAIS DIRECIONADAS A QUEM GOSTA DO ASSUNTO??????

    PO…VAO PROCURAR SITE DE FOFOCA DE SELEBRIDADES !!

  • Jonatas:

    Nossa, imaginem como seria o cenário do nosso mundo na época desses seres exóticos. Eu adoro as trilobites, ainda quero comprar ou mesmo fazer um robozinho simples com o formato de uma.

  • Lucyano Valdez:

    Que barata nojenta!!! Ainda bem que desapareceu, suponho…

  • Dayanny:

    interressante… Um cinquentopéia asqueroso

Deixe seu comentário!