Criatura primitiva da qual descendemos tinha sexto sentido

Por , em 18.10.2011

Quase todos os vertebrados, incluindo o ser humano, descendem de um animal que viveu há cerca de 500 milhões de anos. Sobre esse ser ancestral, sabe-se que provavelmente vivia na água, que se parecia com um peixe em muitos aspectos, e tinha ótima visão periférica para caçar suas presas. Agora, cientistas da Universidade de Cambridge (Inglaterra) conferem mais um atributo ao animal: ele tinha um sensor eletromagnético.

Resquícios dessa habilidade, no nosso ancestral comum, ainda são observados em animais atuais. Este ser seria semelhante ao peixe Polyodon spathula, que ainda existe e habita águas dos Estados Unidos. Peixes e alguns anfíbios, hoje em dia, possuem um mecanismo sensorial que detecta alterações magnéticas e elétricas no ambiente. Isso é útil não apenas para caçar, como também para evitar predadores, sentir movimentos e se comunicar.

De acordo com os pesquisadores, já existia uma linha sensorial primitiva ao longo do corpo do primeiro vertebrado. Ao longo dos milhões de anos, ela foi evoluindo e se modificando até chegar aos complexos sistemas de interação com o ambiente que observamos nos peixes hoje.

Mas a base da estrutura permanece praticamente a mesma: uma falange de células ciliares (semelhantes às que compõem o cabelo humano) que desempenha a função de comunicar alterações externas ao corpo. A maneira como esse sexto sentido foi sendo adaptado, ao longo do tempo e das mudanças físicas nas espécies, é justamente o que agora move os pesquisadores em busca de respostas mais concretas. [POPSCI]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

22 comentários

  • kayane porto alegre RS:

    acho que devemos ler a biblia concordo com o sandro(13.11.11)!!!

  • SANDRO:

    BRENDA,CONCORDO COM VC QUE PESQUISAS CIENTÍFICAS E METODOS MATEMATICOS ERAM USADOS ANTES DA BIBLIA,SIM,MAS SÓ PRA DEIXAR VC A PAR UM POUQUINHO DO ASSUNTO A DISCUÇÃO NÃO ESTA AI,INFELIZMENTE NOSSA QUERIDA STEPHANIE,PECOU NO TITULO DA SUA “PESQUISA”,COMO VC MESMO DISSE,E É O QUE ESTA EM QUESTÃO AQUI,E TBÉM POR TER COMENTADO QUE A BIBLIA FOI ESCRITA POR UM DITADOR,CONSTANTINO(KKKKKKKKKK),SÓ SE FOR A BIBLIA DELA,ENTÃO MEU ANJO VAI COM CALMA QUE VC PEGOU O BONDE ANDANDO.

    TENHA UM BOM DIA.
    DEUS ABENÇOE.

    • Jean P. Carvalho:

      A Brenda apenas se expressou mal. A Bíblia realmente começou a ser organizada durante o império de Constantino, embora os textos já tivessem sido escritos muito antes – mas eram textos dispersos, q. começaram a ser organizados à partir deste período.

  • Brenda:

    Como estudante de graduação em Biologia e por senso crítico que tenho, acho. aliás, tenho certeza, que as matérias publicadas aqui não relatam opinião nenhuma de autor, tal como a Stephanie, nesta matéria sobre ancestral. Concordando com a ideia de que, estrutural e sintaticamente, o título poderia ser melhor, e discordando do comentário do Sr. Sandro (13/11/11, ponho-me por informar que os dados e pesquisas relatados são por base de pesquisas científicas e métodos matemáticos, métodos estes que o homem, desde a sua era bíblica (no tempo em que a Bíblia foi escrita) já faziam uso. Conhecimento que o próprio Deus pôs ao homem, à sua disposição. Então, querido Sandro (13/11/11), se você quer chamar alguém de burro, antes analise o seu comentário e reveja se você está seguro de que não falou nenhuma abobrinha! (:
    Mas obrigada por ter me presenteado com a possibilidade de dar tantas risadas hoje, logo pela manhã.

    Um grande abraço!
    ;D

  • SANDRO:

    QUERIDA Stephanie D’Ornelas,COM TODA CERTEZA VC NÃO ENTENDEU NADA DO MEU COMENTÉRIO OU NÃO QUER ENTENDER,CONCORDO COM VC NAS PESQUISAS SOBRE ESSES ANIMAIS,AGORA VC QUERER INSISTIR (BURRICE)EM AFIRMAR QUE NÓS DESCENDEMOS DELES ,AI É D + NÉ,MAS JÁ QUE VC ENTENDE TANTO(KKKKKKK) DE HISTÓRIA DO CRISTIANISMO,ME DIZ AI O QUE O PRIMEIRO LIVRO DA BIBLIA DIZ SOBRE A SUAS AFIRMAÇÕES(SE É QUE VC SABE O QUE É BIBLIA !!!!!!).”UMA COISA ESCRITA POR ORDEM DE UM IMPERADOR”PELO AMOR DE DEUS MINHA QUERIDA DA ONDE VC TIROU ISSO,QUE TIPO DE “BOM LIVRO”(COMO DIZ NA SUA FICHA LOGO ACIMA) VC ANDA LENDO (CARAS,CONTIGO,TITITI…..)
    OLHA ME DESCULPA MAS ACHO QUE ERRAR É HUMANO MAS PERSISTIR NO ERRO É BURRICE MINHA QUERIDA.

  • SANDRO:

    INFELIZMENTE É MUITO TRISTE VER Q PESSOAS ESTUDADAS AINDA ACREDITAM NESSA LENDA,DE QUE DESCENDEMOS DE ALGUM ANIMAL,PELO AMOR DE DEUS Stephanie D’Ornelas , VOCÊ QUE PASSA HORAS DA SUA VIDA PESQUISANDO SOBRE ESSE ANIMAIS PRÉ HISTÓRICOS VE SE ARRUMA UM TEMPINHO PRA PESQUISAR SOBRE A BIBLÍA ,NÃO SÓ PESQUISAR MAS TBÉM LER,TENHO CERTEZA Q VC VAI SE SURPREENDER E VAI PASSAR A ACDREDITAR EM COISAS VERDADEIRAS,OU VC ACREDITA MESMO QUE É DESCENDENTE DE ALGUM ANIMAL ?? QUAL SERIA ??.

    • Renata:

      Huhauahuhauhauhuha! O que é LENDA? Uma coisa descoberta depois de pesquisada durante anos? E o que é VERDADEIRO? Uma coisa escrita por ordem de um imperador (Constantino) que queria ter poder sobre o povo? Meu filho, vá estudar Biologia Evolucionista e, principalmente, Cristianismo (estou falando de História, não do que você aprende na catequese) antes de falar bosta.

    • Jean P. Carvalho:

      Sandro, este é um site de ciência, não de divulgação de doutrina religiosa…

  • Mario:

    nun era do macaco omi!

  • Rômulo:

    Conjecturas beirando à ficção…
    É o que temos visto da tal antropologia evolutiva e a TE materialista filosófica.

  • Douglas Cardoso:

    então os carecas são menos intuitivos e Tony Ramos é paranormal huahuahuahuhauhauuahua

  • José Luís:

    Com relação ao meu comentário do dia 18/10, o mal-entendido causado pelo sensacionalismo do título pode ser comprovado nos demais comentários (e.g. Tiago Moah Weimer e Luiz), todos referindo-se a predição do futuro.

    • Tiago Moah Weimer:

      Hein?
      Qq tem EU???

      😛

    • José Luís:

      Nada, desculpe-me pelo susto.

      Usei seu comentário, onde você fez uma piada com o polvo Paul para demonstrar que o título aparentava se referir AO sexto sentido, quando referia-se a UM sexto sentido.

      🙂

  • ronaldo josé andrade de souza:

    Vocês não acreditam mesmo que foi o Deus Todo Poderoso quem nos pos aqui nesse mundo !!! Vão todos quebrarem a cara no futuro.Parem, vocês acreditam em cientistas, que já não falam coisas por coisas. Jesus disse que os cientistas iriam se confundir, e está aí para todos verem: todos os dias eles afirmam algo e depois voltam e dizem tudo ao contrário.Os próprios dizem que existem um Deus e voc~es acreditam que viemos de outros seres.Dá vontade de sorrir.kkkkkkkkkkkkkkkk

    • —:

      Não

      deus=mentira

    • kayane porto alegre RS:

      existem pessoas que não sabem oq falam!!!
      Deus te criou e vc ta falando que Deus é mentira???
      com pode???

  • Tiago Moah Weimer:

    Primo do polvo Paul!!!

  • Luiz:

    Aposto como tinha gente achando q esse peixe poderia prever o futuro! rs…

  • Afonso:

    Ou seja, os nossos cabelos são sensores electromagnéticos. Isso explica porque eles sobem quando apanham electricidade estática. :p

  • José Luís:

    Desculpem-me, mas achei que o título está inadequado: a expressão “sexto sentido” é normalmente associada a habilidades extra-sensoriais como intuição, premonição, etc.

    Creio que o mais correto seria algo como “Criatura primitiva da qual descendemos tinha um sexto sentido”. Sei que títulos e manchetes devem ser chamativos, mas sem iludir o leitor. Sob pena de terminar fazendo como a Veja que, na edição 2233, publicou uma matéria de capa dando a entender que um remédio contra uma doença (diabetes) era um remédio de emagrecimento…

    • Afonso:

      brasileirismos… eles comem algumas palavras. 😉

Deixe seu comentário!