Cuidado: beber água em excesso pode matar

Por , em 2.10.2012

Todo mundo sabe que beber água durante exercícios é importante, principalmente durante longos exercícios, como treinos e competições.

Entretanto, se muita água for ingerida, podemos sofrer de uma condição conhecida como hiponatremia, que literalmente significa pouco sódio no sangue. A hiponatremia é relativamente comum entre pessoas com certas doenças, e entre atletas, como maratonistas.

Mas como a hiponatremia causa a morte? Uma forma comum de morte nestes casos é o edema ou inchaço cerebral. O excesso ou pouca ingestão de água ou sal causa uma série de reações no corpo, mediadas pelo hormônio antidiurético. O resultado é que o organismo passa a eliminar água pela urina, ou então para de eliminá-la.

Mas se uma quantidade muito grande de água for ingerida em um período curto, pode-se atingir uma condição chamada de “sobrecarga de ingestão de água”, que pode ser associada a uma diminuição no sangue em circulação, mesmo que a quantidade total de fluidos no corpo seja alta.

A diminuição na quantidade de sangue circulante leva a um acúmulo anormal de fluido no corpo, ou edema. A diminuição do volume de sangue causa um aumento no efeito hormonal antidiurético, piorando o problema.

O corpo todo começa a apresentar problemas. A diminuição no volume de sangue diminui também a quantidade de oxigênio levado a todo o corpo, inclusive aos músculos e também ao cérebro, tornando o funcionamento do mesmo errático, prejudicando os processos cognitivos (do pensamento) e de tomada de decisões. O resultado é confusão, desorientação, e inconsciência.

De qualquer forma, o risco de sofrer de hiponatremia é baixo, e na maioria dos casos, a condição pode ser tratada, assim situações perigosas são facilmente evitadas. Pra profissionais, vale a pena correr o risco baixo de hiponatremia em vista das vantagens obtidas pela melhora na performance atlética pela ingestão da quantia correta de água: geralmente entre 150 ml e 20 0ml a cada 15 a 20 minutos de exercícios.

A recomendação mais simples é beber de acordo com a sede. Antes, durante e depois do exercício.[MedicalXpress]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Silass Alon:

    o consumo em excesso de qualquer substancia faz mal. fato

  • claudiohagra:

    bem, é pura verdade que, a água em excesso, poderá matar, se não fosse assim, ninguém morreria afogado!

  • Eduardo Bastos:

    bebo todo dia 2 litros 800 ml e to vivo haushasuhaas

    e nada de hiponatremia e nada em 10 anos de treinamento inclusive bebo 500 ml em 20 minutos de exercicios 🙂

    eeeeeeeeeeeeeeeeeee

  • Armistrong:

    CUIDADO! Não beber água, pode matar!

    Está provado, cientificamente, que 100% das pessoas que não bebem água, morrerão!

  • Armistrong:

    Uma das matérias mais óbvias que eu já tive o desprazer de ler. Qualquer coisa, em excesso, ou em falta, é razão para termos problemas. Isso é tão óbvio quanto andar e respirar, ao mesmo tempo.

  • Renato Almeida:

    Se fosse assim ja era pra min estar morto

    • Luis Mendes:

      1- eita português bem dizido
      2- eu ja bebi mais ou menos 1 litro e meio de agua nuns 10-15 minutos e não morri, ainda estava com sede mas parei com medo de morrer ou passar mal kkkk

Deixe seu comentário!