Cultive morangos no espaço!

Por , em 4.05.2010

Cientistas elegeram a melhor planta para cultivo no espaço: o morango. Parece que agora é possível que astronautas comam morangos que eles mesmos cultivaram. Pesquisadores dizem que uma variedade da fruta, chamada de morango marinho, tem todos os requisitos para se tornar a primeira planta cultivada em larga escala no espaço.

Eles são neutros à luz, o que significa que não importa a intensidade de luz, eles vão crescer (ao contrário da maioria das plantas). Ele agüenta tanto 20 horas de luz consecutiva quanto 10 horas de luz, por dia.

As plantas do morango são pequenas e ocupam pouco espaço – o que seria ideal em uma nave espacial – fora que os astronautas podem plantar e colher com as próprias mãos, sem o uso de ferramentas muito elaboradas. Como a planta também não precisa de muita luz a energia é poupada.

Além disso os morangos não necessitam de cozimento para serem consumidos – poupando ainda mais trabalho.

O próximo teste será cultivar morangos marinhos usando luzes LED, sistema hidropônico e diferentes níveis de temperatura. Mas, obviamente, já deve haver astronautas ansiosos para experimentarem morangos espaciais fresquinhos. [Scientific Bloggin]

• Luis Talora:

“Mesmo que, com menos luz, não havia tantas frutas, os morangos resultantes eram maiores – e o peso total da colheita era o mesmo.”
    Hein?!?