Cura tudo: 10 doenças que o yoga pode melhorar

Por , em 21.07.2011

Há seis anos, Carolyn LaFleur esteve em um acidente de carro. Durante um ano e meio, ela não pode mover seu pescoço, teve dores terríveis no quadril, e dores de cabeça insuportáveis.

Gelo, fisioterapia e massagem terapêutica ajudaram seu pescoço e quadril, mas não fizeram muito pela sua dor de cabeça. Foi quando o doutor Loren Fishman, especialista em medicina de reabilitação, lhe “prescreveu” ioga.

“Ioga reduz a tensão e relaxa o músculo”, diz. “E no minuto em que você percebe que a ioga ajuda, isso levanta sua confiança de que você pode ajudar a si mesmo, dando-lhe o sentimento de conquista”, complementa o médico.

Não só Fishman, mas outros especialistas têm estudado o poder da ioga em melhorar todos os tipos de condições médicas, de depressão e disfunção sexual a lesões. Eles afirmam que a ioga baixa os níveis de estresse e relaxa tudo no corpo, incluindo vasos sanguíneos. Como as artérias relaxam, não há mais fluxo de sangue por toda parte, então tudo fica melhor. Confira 10 doenças em que a ioga pode fazer diferença e corra para a próxima academia:

1 – Dores de cabeça

Algumas poses da ioga, como a postura do camelo, da roda e da ponte podem ajudar com dores de cabeça. Essas poses esticam os músculos na frente do peito, que ajudam a controlar a cabeça.

2 – Asma

Vários estudos, incluindo um publicado em um periódico médico indiano de fisiologia e farmacologia, mostra que a ioga auxilia os que sofrem de asma. Procure profissionais para saber quais poses ajudam.

3 – Disfunção sexual em mulheres

Pesquisas mostram que as mulheres que praticam ioga melhoram o desejo sexual, a satisfação e os orgasmos. Especialistas sugerem uma sequência de posturas como agachamento de pernas, postura do lagarto e postura do sapo para melhorar a vida sexual da mulher.

4 – Disfunção sexual em homens

Médicos na Índia têm usado a ioga com sucesso para tratar homens com ejaculação precoce. Nesse caso, também, certas poses parecem ajudar os homens a melhorar suas vidas sexuais, como a postura do cachorro.

5 – Problemas de sono

Pesquisadores de câncer descobriram que pacientes com linfoma que fazem ioga dormem melhor do que os que não fazem. Alguns guias de ioga sugerem que você faça a postura do bebê feliz ou da deusa antes de ir para a cama.

6 – Dores menstruais

Uma pesquisa constatou que as posturas da cobra, gato e peixe ajudaram adolescentes e mulheres jovens com dor menstrual.

7 – Lesões no manguito rotador

O manguito rotador é o grupo de músculos que cobre a cabeça do úmero e tem grande importância na estabilização, na força e na mobilidade do ombro. Um estudo de Loren Fishman mostrou que uma postura na qual o praticante fica de cabeça para baixo com ajuda de uma outra pessoa pode ajudar pessoas com lesões no manguito rotador.

8 – Osteoporose

Fishman também publicou um estudo mostrando que uma sequência de 10 poses de ioga ajuda a construir densidade óssea em mulheres após a menopausa.

9 – Sensibilidade à dor

De acordo com um estudo da Universidade de Utah, EUA, as pessoas que praticam ioga têm uma maior tolerância à dor do que aquelas que não praticam.

10 – Depressão e ansiedade

Um estudo alemão mostrou que mulheres emocionalmente perturbadas tornaram-se menos deprimidas e ansiosas depois que fizeram duas aulas de 90 minutos de ioga por semana, durante três meses. A pesquisa sugere as posturas do camelo, da ponte e da roda.[CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

17 comentários

  • Petrus RJ:

    Pratique yoga antes que seja tarde demais

  • claudemir da silva:

    consertesa tem beneficios

  • Mathusalem:

    Fumando um baseado.. hum… que ioga hein…

  • Felix Rodrigues:

    O que não me faz ter interesse pela Ioga, é o culto aos deuses.
    Será que posso encontrar uma ioga que seja apenas exercícios?

    Pois dispenso qualquer cultuação, só me interessa são os exercícios.

  • Carlos – Livro Vivo:

    A yoga sempre me fez bem, pratico há mais de 15 anos, se os homens são iguais concluo que deva fazer bem a todos!

    http://www.livrovivo.net

  • marcos:

    Podia curar a raiva que se passa no dia a dia….

  • Afonso:

    @Glauco ‘Kundalini Yoga’ é Yoga…
    Yoga só serve para indianos que praticam desde criança. será??

    • Glauco:

      Certeza! Vc pode até ganhar uma repiração melhor – o que melhora o nível de saúde geral da pessoa -, ou então ganhar mais elasticidade nos músculos – o que revigora o corpo físico -, mas ganhos reais não são possíveis. A não ser que você pratique desde bebê com um mestre yogue de verdade, não esses professorezinhos de esquina que se espalharam pelo Ocidente. Essa é a banalização de uma arte sagrada.

      A Kundalini Yoga é diferente pois é revolucionário e é para o Homem da Era de Aquário. Resultados garantidos se seguida corretamente.

  • Roberto:

    Está com agum problema de saúde? Procure um médico.

  • Glauco:

    Conheçam a Kundalini Yoga de Samael Aun Weor nas instituições gnósticas de sua cidade!

    cursodegnosis.net

  • ROSENIR MACIEL:

    Nossa eu amo praticar yoga me deixa relaxada e de bem comigo e a vida,façam uma aula experimental é muito bommmm.

  • Menina:

    praticar yoga é um máximo… vc sempre acaba se perguntando “por que não comecei antes?”… trabalha corpo e mente… é um estilo de vida. é pra qualquer pessoa, basta não se limitar.

  • Glauco:

    Eu não faria. Yoga só serve para indianos que praticam desde criança.

    Hoje em dia temos a Kundalini Yoga do Samael Aun Weor, muito superior e mais revolucionária do que as escolas de yoga conhecidas. E só precisa estar casado, ter bom coração e fazer sexo para praticá-la =).

    Tem coisa melhor q o amor??

    • Glauco:

      O loko, nunca fui tão mal votado tão rapidamente e sem nem uma resposta =D!

      Olha a panelinha!!

    • Glauco:

      Recorde de má-votação no menor tempo! É meu!

    • Samuel:

      Mais uma vez você argumenta com certeza absoluta sobre uma coisa a qual você não é perito:
      “Yoga só serve para indianos que praticam desde criança”
      Você é professor de yôga ? participou de estudos sobre yôga ? é indiano (risos) ?
      Então essa foi sua aclamada resposta, você será negativado enquanto não parar de gritar “certezas” onde os maiores cientistas da terra só acham duvidas ou então citar “frases aleatórias” como fatos.

    • Glauco:

      Negative, ué =P. O click é seu!

      Repito o que sempre disse: não tenho idéia original, sou um papagaio. Essa afirmação, logicamente, não é minha: é do Kalki Avatar da Era de Aquário Samael Aun Weor. Você sabe o que é um Kalki Avatar =D?

      O corpo físico dos ocidentais em geral não foi feito para esses exercícios. Não trazem os resultados esperados, e podem prejudicar muito no caso de adultos que se aventuram nas posições circenses dessa arte. Ela não serve para o bem-estar de ninguém, serve para o desenvolvimento espiritual. É o caminho do Yogue, não do corpo perfeito.

      Aos ocidentais – e orientais em geral -, nos resta a Kundalini Yoga, prática de Yoga totalmente adaptada para o atual nível de desenvolvimento do Homem da Era de Aquário.

      Mais informações no livro Kundalini Yoga de Samael Aun Weor, disponível para vendas em gnose.org.br (a preço de custo, como o Mestre queria).

Deixe seu comentário!