Esqueça formigas e cenouras. Chocolate amargo também pode melhorar a visão

Por , em 9.08.2011

Lembra quando você era criança e engoliu uma formiga, e algum adulto fez uma piada de que ela melhoraria sua visão? É uma lenda e tanto.

Claro que, se seu objetivo é melhorar a visão, uma cenoura é uma escolha melhor do que uma formiga. E agora, uma nova pesquisa mostrou que você tem uma opção ainda melhor.

Da próxima vez que você embarcar em um avião, entregue ao piloto uma barra de chocolate, só por precaução. Isso porque um estudo recente descobriu que o chocolate amargo pode melhorar a sua capacidade de ver em situações de baixo contraste, como mau tempo.

E isso não é tudo: a pesquisa se soma a estudos anteriores que sugerem que comer chocolate pode tornar seu cérebro mais afiado (você também ama esses estudos chocolate-é-bom-para-você?) .

No passado, cientistas já alegaram que o chocolate amargo pode reduzir a pressão arterial e também parece ter um efeito favorável sobre os níveis de colesterol, as funções das plaquetas e a sensibilidade à insulina.

O estudo mais recente, que envolveu 30 homens e mulheres com idades entre 18 e 25 anos, testou a visão e habilidades de pensamento dos participantes duas horas depois deles comerem uma barra de chocolate amargo de tamanho normal, e duas horas depois deles comerem uma barra de chocolate branco de tamanho normal.

A diferença entre as duas barras de chocolate e a quantidade de flavonoides, um composto natural do cacau. A barra de chocolate amargo contém muito mais flavonoides.

Os flavonoides são encontrados em níveis elevados nas uvas, chás verde e preto, vinho tinto e maçãs, bem como no cacau. Os cientistas andaram estudando muitos de seus benefícios à saúde.

Os participantes do estudo tiveram melhor desempenho nos testes de visão e em alguns dos testes de função cerebral depois de comer o chocolate amargo. Os pesquisadores atribuem as descobertas à capacidade conhecida dos flavonoides de aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Eles também especulam que a substância pode aumentar o fluxo sanguíneo para a retina do
olho.

A boa notícia é que outra pesquisa sugere que o impacto positivo dos flavonoides do cacau sobre o fluxo de sangue é ainda maior em pessoas com mais de 25 anos.

Assim, o próximo passo dos cientistas é realizar um estudo semelhante com voluntários mais velhos. Desta vez, eles vão adicionar cafeína e teobromina às barras de chocolate branco para certificar-se de que os estimulantes da planta do cacau não são a verdadeira razão para os benefícios cerebrais e de visão do chocolate amargo.[MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • Daniel Figueiredo:

    eu acho que e melhor comer chocolate do que formiga

  • Daniel Figueiredo:

    esta descoberta e uma delicia.

  • Adriano Azevedo:

    Realmente não existem formigas usando óculos, mas também não existem tamanduás com olhos bonitos! rsrsrs

  • Martins:

    A Noticia é muito boa. A duvida é se quem patorcina as pesquisas , tem muitas ações da industria de chocolates…rsrsr

  • Gilberto:

    “Não que eu esteja saindo da dieta… mas só vou comer esse chocolate para ajudar minha visão.”

  • Priscilla:

    é o que eu costumo chamar de uma descoberta gostosa…

    • Amigo:

      Eu não diria que a descoberta é gostosa. O chocolate amargo não tem sabor agradável.

  • zhor:

    A mim diziam que comer formigas faziam os olhos bonitos…

    • Douglas Miranda:

      A mim diziam que comer formiga faz bem pra vista.
      Eu perguntava:
      – Por quê?
      Então me respondiam:
      – Já viu alguma formiga usando óculos?! ¬¬

Deixe seu comentário!