Curas divulgadas pela internet: verdade ou mentira?

Por , em 28.04.2011

Na era da tecnologia, remédios caseiros ainda tem muito espaço. Hoje em dia, eles são apregoados em sites, blogs e fóruns online. Uma pesquisa descobriu que 61% dos adultos norte-americanos recorrem à internet para procurar ajuda para seus problemas de saúde.

Mas será que certas receitas (muitas vezes esquisitas) são mesmo eficazes? Pior: elas podem fazer mais mal do que bem? Confira essa lista, na qual médicos comentam o poder de “cura” das receitas mais populares da internet:

O boato: Iogurte pode parar uma infecção por fungos.
É verdade? Não.

iogurte

As infecções por fungos e seus sintomas, como coceira vaginal intensa, são causados por um crescimento excessivo do fungo Candida. Como alguns estudos mostram que o iogurte pode promover o crescimento saudável das cepas de bactérias no estômago e intestino, as pessoas assumiram que também podia cuidar do Candida. E esse boato continua circulando, graças à internet. Nem tomá-lo, muito menos mergulhar um absorvente interno no iogurte e inseri-lo “lá” (receita sugerida em alguns sites) vai melhorar qualquer coisa. Na verdade, a segunda opção pode até causar infecções fúngicas, já que os açúcares do iogurte podem ajudar o fungo crescer. Se você tem certeza de que tem uma infecção por fungos, os médicos recomendam o uso de uma medicação como Monistat. Mas eles alertam: nem tudo que coça é fungo! Consulte um ginecologista se estiver em dúvida. A coceira pode ser vaginose bacteriana, por exemplo, que requer tratamento com antibióticos.

O boato: Erva-de-São-Cristóvão pode amenizar “calorões”.
É verdade? Sim.

Cimicifuga racemosa - erva de sao cristovao

Vulgarmente conhecida como erva-de-São-Cristóvão (Cimicifuga racemosa), esta erva é derivada de uma planta chamada Actaea racemosa. Alguns estudos sugerem que ela pode reduzir ondas de calor. De fato, a erva parece ter um efeito anti-inflamatório. É muitas vezes prescrita na Europa, e é um ingrediente-chave em um medicamento comum, o Remifemin, também disponível nos Estados Unidos. Embora nem todos os países tenham comprovado os benefícios da erva, os médicos dizem que não há mal em consumi-la; basta consultar seu médico sobre a primeira dose, e mantê-la durante 12 semanas.

O boato: Suplementos de cálcio acalmam cólicas de TPM.
É verdade? Sim.

calcio pilulas suplemento

Embora não haja provas científicas de que quem sofre de TPM tenha níveis mais baixos de cálcio no sangue, não é exagero pensar que o cálcio amenizaria as cólicas, dores de cabeça e inchaço que surgem nessa época do mês. De fato, pesquisas mostram que tomar 600 miligramas de cálcio duas vezes por dia pode reduzir os sintomas da TPM. E receber tais nutrientes na alimentação (como leite) pode manter as mulheres longe da TPM de vez. Um estudo recente afirmou que as mulheres que consumiram quatro porções diárias de leite desnatado ou com baixo teor de gordura reduziram seu risco de desenvolver TPM em 46%. Porém, algumas mulheres têm cólicas tão graves que somente medicamentos podem conter. Se o cálcio não adiantar, consulte um médico.

O boato: Óleo da árvore-do-chá pode acabar com espinhas.
É verdade? Talvez.

arvore cha oleo

Um estudo dermatológico descobriu que a aplicação desse extrato em espinhas reduz a inflamação. O óleo da árvore-do-chá é antifúngico e antibacteriano, tão eficaz que muitos dos pacientes o preferem a outros medicamentos. Mas nem todos os especialistas gostam da ideia. Segundo alguns médicos, o óleo pode causar irritações cutâneas e até mesmo a formação de bolhas. Se não quiser usar o óleo, uma opção é lavar o rosto com cremes especiais para pele oleosa que contém ácido salicílico ou glicólico.

O boato: Vapor limpa congestões nasais e dores de cabeça de sinusite.
É verdade? Sim.

vapor agua desentupir nariz congestao nasal

Este velho tratamento (elogiado em mais de 400.000 resultados do Google!) realmente funciona. Segundo médicos, a inalação do vapor limpa as passagens nasais, aliviando a pressão no nariz. Adicione algumas gotas de óleo de menta ou eucalipto para torná-lo mais potente. O cheiro mentolado provoca uma sensação de formigamento na membrana nasal, e isso tem um efeito descongestionante. Vick VapoRub também é recomendado. Outra alternativa natural é usar um pote neti (recipiente com cano para se ajustar a cavidade nasal) para irrigar as narinas com soro fisiológico, que também pode aliviar os sintomas de sinusite.

O boato: Sacos de chá preto fazem herpes desaparecem.
É verdade? Não.

herpes chá preto

A herpes normalmente desaparece sozinha depois de algumas semanas, mas quem quer esperar? As receitas on-line para essas malditas bolhas vão do absurdo (como cera de ouvido) até o menos bobo, como a colocação de um saco de chá preto úmido sobre a ferida. Folhas de chá preto têm taninos, compostos que podem inibir o crescimento de vírus e bactérias, mas nenhum estudo verificou se isso realmente dá certo. Os sacos de chá também podem ter um efeito anti-inflamatório. Mas a sua melhor aposta para reduzir o tempo de cura da herpes são cremes como Abreva ou medicamentos como Valtrex. Para evitar que elas apareçam, fique longe do sol e use um bom protetor solar em torno dos lábios.

O boato: Beber suco de oxicoco (cranberry) impede infecções urinárias.
É verdade? Sim.

Cranberries

Por incrível que pareça, nem tudo que está na internet é besteira. Grandes instituições médicas concordam que beber suco de oxicoco (ou uva-do-monte) pode ser eficaz no tratamento de infecções do trato urinário (ITUs). As bagas da fruta contêm proantocianidinas, que impedem que a bactéria E. coli se associe à parede da bexiga, causando uma infecção. Se você é propenso a infecções do trato urinário, beba de 1 a 2 copos de suco de oxicoco por dia para ajudar a preveni-las. Também funciona quando você já está com sintomas (como uma necessidade constante de fazer xixi ou uma sensação de queimação quando urina), pois acelera a recuperação. Atenha-se a um suco que seja pelo menos 20% feito de puro oxicoco, ou experimente suplementos, até seis comprimidos de 400 miligramas duas vezes por dia uma hora antes ou duas horas após uma refeição. Se os sintomas não melhorarem dentro de 24 a 48 horas, consulte um médico, especialmente se você tiver febre ou calafrios, o que pode indicar algo mais sério. Outra boa notícia: há também evidências de que fazer xixi logo após o sexo pode ajudar a prevenir infecções do trato urinário por “descartar” bactérias. [CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • marcia cristina:

    é verdade que chá de pitanga,jamelão,pata d vaca ajuda a emagrecer

  • Erlane:

    Dizem que não devo passar esfoliante no rosto duas vezes por semana pq acaba com a pele; isso é verdade?

  • eduardo careca:

    Outra:
    O Xampu Esperança é a cura pra calvície? Definitivamente, NÃO…

  • Aline:

    Sobre infecção por fungos, o meu medico disse que para quem tem corrimento vaginal, beber 2 yakults por dia resolve isso. Mas é YAKULT e nao qualquer leite fermentado. Segundo ele, o Yakult tem algumas substancias que curam a infecção por fungos!

    • Ezio Jose:

      Será quanto que esse médico está levando da marca Yakult?

  • OddStrikesAgain:

    Seria melhor suprimir o nome dos medicamentos, um monte de gente vai se auto medicar agora…

  • Glauco:

    Tem um livro de elementoterapia do Mestre Samael Aun Weor chamado Tratado de Medicina Oculta e Medicina Prática que parece ser garantido.

    Tem um tratamento com folhas de eucalipto e mais duas que não me lembro, que ele garante curar diabetes após seis meses de tratamento, sem necessitar interromper o tratamento médico em uso. Meu pai tem diabetes e prefere chás, vou comprar o livro e ver se ele topa testar. Se der certo, volto aqui algum dia prá comentar.

    A última edição do livro em capa dura e com todos os nomes em português, espanhol e latim conhecidos de cada uma das plantas e a foto das mesmas está disponível em gnose.org.br

    • Ezio Jose:

      Diabete não tem cura. Pode ser controlado com medicamentos. O chá das folhas de jamelão também juda no controle de diabete.
      Ferver algums folhas e substituir a água que se toma diariamente por essa. Não esquecer qu toda água ou chá após a fervura deve ser “batida para reintrodução de moléculas de oxigênio.

    • Glauco:

      Diabetes não tem cura prá medicina tradicional, mas aqui estamos falando de ervas. Já tomou esse chá do Mestre Samael prá dizer se funciona ou não??

      Duvido.

    • Bruna:

      Jura mesmo que vc tá achando que os remédios convencionais sendo pesquisados ha décadas não curam e um chá do Mestre Samael cura??? Se o chá funcionasse para CURA, já teriam divulgado, alguma farmácia já teria comercializado…. sei lá.. pra mim isso é mto óbvio.
      e quanto ao seu comentário de PARECER GARANTIDO, aquele medicina natural de A-Z que passava na TV também pegou mto trouxa que achava que era garantido e no final foi proibido por ser um monte de baboseiras comercializado para pessoas desprovidas de informação.

Deixe seu comentário!