Novo datacenter do Google usa água do mar para refrigerar seus computadores
Você já viu um datacenter que não fosse esquisito? O último do Google, em uma antiga fábrica de papel da Finlândia, não é exceção.
De acordo com boatos, o Google comprou o local por cerca de R$ 100 milhões em 2009, e parte dele era um túnel subterrâneo usado antigamente para captar água do Golfo da Finlândia. Agora, o túnel está funcionando de novo, mas a água está sendo utilizada para refrigerar os computadores da empresa.
O datacenter do Google
Com exaustores e a água gelada, o centro não necessita de nada mais para manter a temperatura. Ocasionalmente, os computadores esquentam – e a equipe não pode entrar em certas partes do prédio –, mas esses períodos não duram muito.
A água gelada é captada para dentro do centro, usada diretamente nos exaustores, e então misturada com água gelada para ser devolvida ao golfo. Esse estágio de mistura é feito para que a água não danifique a fauna e flora local.
Para assistir ao vídeo, você pode usar a tradução do Close Caption, clicando duas vezes no botão “cc”. [Gizmodo]
4 comentários
Como não encontrei no site algum lugar para entrar em contato com o desenvolvedor, então farei uma sugestão por aqui mesmo… Seria bem interessante se tivesse um aplicativo do Hypescience para dispositivos mobile, por exemplo o Android, han?!
Bem, fica a sugestão e também a minha admiração pelo excelente trabalho de divulgação científica!
Eu nasci e cresci fascinado com ciência, respiro ciência todos os dias, inclusive em meu trabalho… E na minha opinião não há nada mais compensador que a busca pelo conhecimento, pela compreensão de nosso universo – do macro ao micro. E do próprio universo que cada ser humano é, e do que pode vir a ser.
Parabéns mais uma vez, continuem publicando conteúdo de alto nível, e sempre estaremos juntos!
Fabiano L. Santos.
boa vai google
Grande ideia, ó vossa googlesa. Que bom que grandes empresas estejam prezando pela preservação ambiental.
Ótima iniciativa e que outras empresas deveriam copiar para ajudar o planeta…áh não, não pode copiar não, é plágio, o google detem os direitos, senão vão acusar o Dotcom…kkk