Defeito no sistema imunitário pode causar síndrome da fadiga crônica

Por , em 10.11.2011

Pesquisadores noruegueses acreditam que a síndrome da fadiga crônica (SFC) pode ser causada por uma falha do sistema imunológico. A doença – que causa cansaço extremo, problemas de memória e concentração, distúrbios do sono e do humor – tem causa incerta e não tem cura conhecida, atraindo muitas controvérsias.

Um pequeno estudo mostrou que uma droga usada contra o câncer que inibe o sistema imunológico aliviou os sintomas de algumas pacientes com SFC – uma notícia bastante animadora. Médicos da Noruega encontraram a primeira pista em 2004, quando trataram uma paciente que tinha câncer e SFC. Quando ela iniciou o tratamento do câncer, os sintomas de fadiga melhoraram durante cinco meses.

Um estudo mais recente, realizado na Universidade de Haukeland em Bergan (Noruega), acompanhou 30 pacientes com SFC. Metade recebeu doses de um medicamento contra câncer que elimina um tipo de glóbulo branco, enquanto outra metade recebeu um tratamento falso. Entre os pacientes que receberam a droga, 67% relataram melhora em relação aos seus níveis de fadiga. Apenas 13% relataram alguma melhora no outro grupo.

A teoria dos pesquisadores é que um tipo de glóbulos brancos, os linfócitos B, produz anticorpos que atacam o corpo gerando a SFC. O medicamento que acaba com esses linfócitos, em alguns casos, pode redefinir o sistema imunológico.

O fato dos pacientes estarem respondendo ao tratamento mostra que os pesquisadores encontraram um dos mecanismos centrais da SFC, mas como essa melhora é superficial, os estudiosos não caracterizam isso como um grande avanço. Agora, eles vão investigar o efeito de dar mais doses da droga em um período de tempo mais longo.

Apesar disso, esses resultados são muito encorajadores para as pessoas com SFC. Em primeiro lugar, o estudo ajuda a confirmar que existe uma anomalia significativa no sistema imunitário das pessoas com essa doença. Em segundo lugar, mostra que alterar o sistema imunológico pode ser uma forma eficaz de tratamento. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • luiz carlos de souza:

    Eu acredito que sofro desse problema, pois já fiz tratamento para depressão, para estres, para sindrome do pânico, tomei red bull, tomei cafeina, guaraná em pó e não consigo resolver uma fadiga repentina que me atormenta a alguns anos sem motivo aparente. os sintomas são:o cérebro parece estar dopado por medicamento, cansaço principalmente nas pernas, desânimo geral e dificuldade de sair da cama. Sou taxado de preguiçoso, mas juro que é contra minha vontade. Alguém poderia me ajudar?

    • Etzel:

      No teu caso nem sei como ajudar pois acho que tô começando a sofrer disso…Mas só te digo uma coisa EVITE tomar antidepressivos caso você sinta que tem depressão, sei por experiência e já pesquisei sobre isso que antidepressivos deixam a pessoa mais depressiva ainda!

  • Cesar Crash:

    Acho estranha a palavra imunitário. Prefiro imunológico.

  • Roberto:

    SFC = preguiça. Eu, sou preguiçoso e não consigo fazer esforço repetitivo ou pesado, vou sempre na onda do Martinho da Vila. Por isso voce me ve sempre parado, cansado e pensa que eu não sei amar. To me guardando pra quando o carnaval chegar. Vai trabalhar vagabundo, que dá mais trabalho enrolar.

    • OSTR:

      Também sou assim. Ta vendo e eu achando que era só comigo.

Deixe seu comentário!