Deletar amigos é nova tendência no Facebook

Por , em 28.02.2012

O Facebook aparentemente está cada vez mais “antissocial”. Os membros estão ficando cada vez mais seletivos, deletando comentários, marcações em fotos e até amigos, de acordo com um novo estudo lançado na última sexta-feira.

O instituto realizador do estudo, o Pew Internet and American Life Project, está chamando este fenômeno de “a poda” das redes sociais, e inclui descobertas como essas: 63% dos usuários deletaram pessoas, outros 44% deletaram comentários feitos por outros em suas páginas, e 37% retirou as marcações de fotos.

“Usuários de redes sociais estão ficando mais ativos nos cortes e no comando de suas contas”, afirma Mary Madden, pesquisadora sênior da Pew.

Os membros também estão com um papel mais ativo no sentido de manter suas informações privadas, com 58% dos usuários afirmando que usam níveis altos de privacidade, para que apenas os amigos vejam suas informações.

As mulheres são ainda mais restritivas, com 67% usando o nível mais alto de segurança, comparado a 48% dos homens. Eles protegem suas contas, contrariando o fato de que metade de todos os usuários afirma ter “certa dificuldade” ao usar os controles de privacidade.

“Pesquisadores sociais vêm comentando há muito tempo a grande desconexão entre as atitudes e práticas acerca das informações privadas online. Quando questionadas, as pessoas dizem que isso é importante para elas; quando observadas, suas ações sugerem o contrário”, diz o relatório da Pew. A mudança para um Facebook mais privado parece quebrar essa tendência antiga.

Talvez um dos motivos desse movimento seja o arrependimento. O estudo descobriu que 11% dos usuários do Facebook afirma ter postado algo de que se arrependeram. Homens têm o dobro de chance de afirmar isso (15%). Usuários com mais de 50 anos, com uma taxa de 5%, têm muito menos tendência a expressar isso do que os com menos de 29 anos (15%).

Uma área onde a idade não faz diferença é nas definições de privacidade. Enquanto 23% dos membros com 65 anos ou mais escolhem a privacidade mais baixa, 22% com menos de 29 anos escolhem o mesmo.

“As escolhas que os adultos fazem para suas privacidades são as mesmas que os jovens”, afirma o relatório.

Adultos jovens também têm mais tendência a cancelar amizades (71%) em comparação com os mais velhos (41%).

O estudo é baseado em uma pesquisa com 2.277 adultos americanos em maio, e tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O estudo mostra uma mudança se comparado a outro feito pela Pew em 2009. Na época, somente 30% haviam retirado marcações de fotos, em comparação com 37% em 2011; e somente 56% haviam cancelado uma amizade, contra 63% em 2011. [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

23 comentários

  • neutrino:

    Essas redes sociais,são todas iguais, antes era o orkut que dominava, hoje o facebook, o grande problema é que tudo ainda é muito virtual.
    Nesta sociedade em que vivemos, todo mundo é muito parecido. Todo mundo copia todo mundo.
    É preciso ter coragem para ser diferente.
    Mas mesmo assim precisamos desse troço.
    Vai lá, preciso mandar um recado para uma tia lá no fim do mundo e como encontrá-la!!

  • Rodolfo Basker:

    Deveria ser batizado de indiretas-book rs. As pessoas não tem coragem e personalidade de conversarem olho a olho e ficam dando indiretas idiotas, alem da falta de conteudo inexistente. Infelizmente possuo a conta por motivos academicos. Temos 24hrs pra viver e gastar a metade desse dia num mundo virtual, pra mim é irracional e futil.

  • Samile Sama:

    Corrigindo: ENCERREI minha conta no Facebook.

    • Marcos-DF2:

      Oi Samile !
      Como faço para me excluir daquela porcaria ?
      Obrigado e abração !

  • Samile Sama:

    Facebook, Orkut e afins só alimentam vaidades…
    Encerei minha conta no Facebook porque tinha 200 “amigos” virtuais e nenhum amigo real. Para quê isso?

  • carlos manuel da silva simoes:

    Quando tinha conta no facebook, ” MAS JÁ NÃO TENHO ” porque cortei essa mesma conta, verifiquei que não tinha privacidade,
    enquanto estava digitando para outras pessoas, notava algo estranho entrando em contacto comigo sem a minha permissão.
    Não sou contra que as pessoas tenham e gostem de essa rede social.
    O facebook para mim MORREU, nã existe privacidade e atendência é para ir mais abaixo, tanto que é verdade que está constantemente em guerra com uma rede social cujo nome no BRASIL e em PORTUGAL, se chama = ORKUT =, tenho muita confiança no Orkut. Força Orkut, és a maior.

  • Isaac Markan:

    Eu sou afavor de uma comunicação livre e solta, vivemos em um mundo sem fronteiras somos capazes de abrir ou deletar aquilo que para me não é legal, eu não posso julgar uma informação aleia”bom ou mal”??? como também o nosssos amigos do outro lado da telinha pode me deletar também, vai de cada um, de cada imtepretação do assumto, pois usar a rede social para o bem é ótimo, pois há relatos de história de lindos reencontros e de ajuda social.
    Temos que ser sessentos e saber o melhor, para nós mesma pois a informação é um direito do cidadão e um dever do futuro.

  • Valdeir:

    Quem entrou no FACEBOOK nunca mais dele sairá. Mesmo que queira. Aceitou um contrato. FACEBOOK pode ser vendida a um picaretão do mal e todos os seus dados estarão lá, para ele fazer o que quizer. Paranóia ou realidade?

    • Gustavo Marinho:

      Realidade. E já foi provado (inclusive com assunção da prórpia empresa) que o Facebook NÃO exclui os dados, mesmo que o usuário os DELETE, no site. Por isso, o site está processado por um ex-usuário holandês, salvo engano.

  • Mauro:

    Muito simples! Vc entra no facebook, la existem joguinhos e vc, motivado pela extrema necessidade de fazer nada, entra no joguinho. Alguns desses jogos precisam que seus amigos cliquem em links gerados nesses jogos, sem contar que o n° de participantes influência nas estatísticas de desempenho. Ai vc começa a jogar hard e descobre que quanto mais amigos vc tem, mais rápido vc termina as missões, vc entra no que chamam de “serviço pimp” que te fornece listas de até 10 mil contatos para vc delirar adicionando todo mundo e deixando seu contato na lista para que novos jogadores o adicionem. depois que todo mundo se adicionou, felizes vão ao jogo. O jogo fica intenso e a galera vai desistindo e ao invés de jogar, posta poker faces e milhares de outras inutilidades, onde os famosos “trolls” respondem com pérolas inúteis. Pra que vc vai deixar um coment de um troll em sua página? Ai vc ta com o jogo cheio de missões pra terminar e os caras do pimp desapareceram, ai vc além do raio do jogo, tem o trabalho de ficar deletando pessoas que não acessam mais o jogo. Ai aparece um instituto de pesquisa, de onde surgiu e qual o propósito de iluminado da distinta pesquisa? Conclusão: Se vc quiser deletar seus “amigos” do facebook, conheço um script show de bola! =D

    • Cátia Morais:

      Passa a bola desse script bacana ai??
      Minha conta foi invadida e o cara adicionou um monte de piriguete que eu não conheço, agora que eu recuperei a conta, quero mandar tudo pro lixo.

    • Carolina Ferreira:

      Tem alguma forma msm de deletar todos?

  • Walrus:

    Quando a tendência for deletar-se do Facebook, me avisem.

  • José:

    O facebook é o site de relacionamente mais privado que existe. Ao contrário do twitter que você pode seguir milhões de pessoas sem que ela saiba e nem conheça.

    Mas eu faço a mesma coisa prefiro pessoas como idéias semelhantes as minhas.

    Ninguém merece ter alguém que vive enchendo seu mural com flozinha, salmos, igrejas e crendice, e o pior inclue você sem permissão em algum grupo de fundamentalistas religiosos.

  • Duarte:

    Tenho quase 500 contatos no Facebook, mas são poucos os que acompanho as publicações. Boa parte eu cancelei a assinatura porque postavam muito conteúdo irrelevante, o que tornava chato minha time line. Hoje eu tenho um face mais limpo e com o conteúdo que me interessa. Não precisei excluir ninguém, acho que esse é um processo natural na vida, temos muitos conhecidos, outros que são colegas e outros amigos. Na mídia social o fenômeno acontece da mesma forma.
    Gosto muito do Facebook e estou satisfeito com meus relacionamentos.
    Abraços a todos.

  • Vander™:

    Essa coisa de ser anti-social e seletivo ta na moda, eles olham para voce e te julgam ja de forma negativa, antes de conhecer. Falta de “humildade” dessa gente na minha opinião.

    • Vander™:

      Vai ver se uma pessoa seletiva dispensa um rico.

    • Marcos CtrlZ:

      Eu dispenso um rico sim, se ele for parte da massa de desmiolados e que não me acrescenta. Tê-lo no meu face vai aumentar minha conta no banco? Não. Então.. que um rico tem de mais? agora, se for um dono de uma agencia de propaganda ou marketing, hehe é minha área. Há outro interesse.

      Discordo de você. Não é moda. Selecionar sempre existiu. Veja na história da humanidade: Chanceler, Conde, Duquesa, Coronel, títulos afins que as pessoas usam pra se diferenciar. a Moda sempre foi usada para esse fim.

      É que sistemas online, como redes sociais eram novidade (e realidade alternativa) e agora fazem parte da realidade. É natural começarem a prestar atenção nas redes.

    • Vander™:

      É verdade sobre Chanceler, Conde, Duquesa e Coroneis, esse tipo de gente só queria por perto deles gente como eles (da elite), mas esse tipo de gente nunca foram humildades, eles adoravam pisar em seus empregados, porque se achavam superiores e o resto para eles eram apenas lixo :/, Adolf Hitler tambem foi um seletivo, achou que só a raça ariana merecia um lugar nesse mundo, então só pessoas brancas para ele eram interesantes.

      Mas… bem não quero criticar quem seja seletivo, muitas pessoas preconceituosas usam do termo seletivo para justificar seus preconceitos contra outras pessoas, por exemplo, algumas pessoas de nivel social superior não aceitam de forma alguma outras de nivel social inferiores a elas proprias. As pessoas adoram se dividirem, as vezes torcem para o mesmo time, acreditam no mesmo deus, tem ate as mesmas ideias mas… precisam se dividirem, mas calma nem todas as pessoas seletivas são asim.

      Eu não sou seletivo, eu ja conheci pessoas de todos os tipos na minha vida, umas me fizeram bem outras me fizeram mal, mas não me arrependo de ter conhecido gente diferente de mim, independente se me fizeram mal ou bem, me acrescentaram experiência de vida e aprendi com as diferenças deles e eles com a minha, vivendo e aprendendo, e quero continuar asim sempre conhecedo gente diferente pois alguma coisa eles sempre tem a me acrescentar, é a vida e estou vivendo e aqui só estarei uma vez XP

    • Gustavo Marinho:

      Que papo de “Patinho Feio”…..aff!

  • Marte:

    – Fui deletado! ARGHHHHT…!

  • Big Bang:

    Olha! Estou na moda!! Outro dia dei uma limpa no meu facebook e nem sabia q isso era tendencia! Posso afirmar com segurança q de todos os meus 150 contatos conheço todos de antes do facebook, a maioria pessoalmente. Tem uns fugitivos do (finado)Orkut q tem essa mania de colecionar gente.

  • Jonatas:

    Isso era visto. Não se pode dar uma tossida na Internet sem que o fato já apareça publicamente no seu mural…

Deixe seu comentário!