Se você tem baixa autoestima, saia do Facebook

Por , em 5.02.2012

Na teoria, as redes sociais, como o Facebook, deveriam ser ótimas para pessoas com baixa autoestima. Dividir é importante para desenvolver as amizades. Mas, na prática, de acordo com um novo estudo, aqueles com baixa autoestima parecem agir contraprodutivamente, bombardeando os amigos com comentários negativos sobre suas vidas e tornando-os menos agradáveis.

“Nós tínhamos essa ideia de que o Facebook poderia ser um lugar fantástico para as pessoas melhorarem suas relações”, comenta Amanda Forest, estudante graduada da Universidade de Waterloo.

As pessoas com baixa autoestima geralmente se sentem desconfortáveis estando cara a cara, mas o Facebook torna possível evitar esse tipo de contato.

Em um dos estudos, a dupla perguntou para estudantes como eles se sentiam sobre o Facebook. Aqueles com baixa autoestima afirmaram mais vezes que o Facebook dava a oportunidade de se conectar com outras pessoas, de uma forma segura que reduz as situações sociais desconfortáveis.

As pesquisadoras também investigaram o que eles escreviam no Facebook. Elas perguntaram para os estudantes quais suas últimas 10 atualizações. Elas ficaram visíveis para os amigos, aqueles em sua rede social.

Cada pacote de atualizações foi classificado como positivo ou negativo. Para cada um, um usuário do Facebook classificava o quanto eles gostaram da pessoa que as escreveu.

Pessoas com baixa autoestima eram mais negativos do que aqueles com boa autoestima – e os avaliadores gostavam menos delas. Em pesquisas anteriores, Wood e colegas descobriram que cerca de metade dos amigos do Facebook são pessoas desconhecidas ou quase desconhecidas, nunca amigos.

A dupla também descobriu que pessoas com baixa autoestima ganham mais repostas dos amigos reais no Facebook quando postam algo positivo. Aqueles com boa autoestima, pelo contrário, ganham mais repostas quando colocam algo negativo, talvez por ser mais raro.

Então as pessoas com baixa autoestima podem se sentir a salvo postando coisas na rede social – mas talvez elas não estejam se ajudando. “Se você está falando com alguém pessoalmente e diz algo, pode ter uma indicação de que ela não gostou disso, que ela está cheia de ouvir sua negatividade”, afirma Forest. Mas quando as pessoas têm uma reação negativa a um post do Facebook, elas parecem guardar para si próprias. “No Facebook, você não vê a maioria das reações”. [ScienceDaily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • neutrino:

    Engraçado que essas redes sociais são sempre igual: O orkut começou com estrondoso sucesso, depois arrefeceu porque as pessoas se entediaram, migraram para o facebook. Não creio que o face vá tão longe com esse negócio. Redes sociais são muito superficiais. Ficar com aquele monte de amigos que nem conhecemos direito me incomoda uma pouco. Acredito que as tecnologias vão evoluir e as redes socais vão ter que se adaptar. Quem sabe daqui uns tempos teremos teconologia suficiente para conversar com as pessoas como se estivéssemos sentados numa mesa de restaurante? aí sim talvez a gente consiga sair dessa enrascada do mundo virtual.

  • ROSINETI.HEY:

    EU SOU UMA PESSOA QUE TEM RECEBIDO MUITOS BENEFÍCIOS NO FACEBOOK. TENHO CONFRATERNIZADO COM MUITOS AMIGOS,PARENTES E ATÉ PESSOAS QUE NÃO CONHECIA! TEM DIAS QUE RECEBO MUITAS MENSAGENS,MUITOS COMENTÁRIOS,MUITOS CURTI. ME SINTO FELIZ,POR VER QUE, A MAIOR PARTE DOS MEUS AMIGOS…ME DÃO RETORNO,E ISSO É ÓTIMO!PROCURO POSTAR OQUE MEUS SENTIMENTOS ESTÃO DIZENDO ,PROCURO SER EU MESMA, NÃO ME ESCONDER…SOU OQUE SOU,E PRONTO! SÃO INÚMERAS AS VEZES EM QUE DESENVOLVEMOS CONVERSAS,COMO BONS AMIGOS,E SE TORNA UMA RODINHA DE TROCA DE IDÉIAS….TEM OCASIÕES EM QUE RIO MUITO ,E QUE CHEGO A CHORAR DE RIR….EU E ELES…MEUS AMIGOS…JOGANDO CONVERSA FORA… POSSO DIZER QUE TEM SIDO OS MELHORES MESES QUE TENHO PASSADO NOS ÚLTIMOS TEMPOS,O FACEBOOK ME TRAZ: ALEGRIA, ESPERANÇA,AMIZADE,COMPANHEIRISMO,SOLIDARIEDADE,CONHECIMENTOS,CRESCIMENTO ESPIRITUAL,CRESCIMENTO CULTURAL,POR FAVOR…ACREDITE EM MIM…ESTOU DIZENDO O QUE MEU CORAÇÃO SENTE.MAS…DEIXO CLARO SE NÃO FOSSE MEUS AMIGOS VIRTUAIS…NADA TERIA GRAÇA! RESPEITO A CADA UM,RESPEITO A OPINIÃO DE TODOS…NÃO ESTOU AQUI P JULGAR,MAS P APRENDER…E COMO TENHO APRENDIDO! AGORA VOU CONTAR UM SEGREDINHO: TENHO 65 ANOS….E FIZ UM SIMPLES CURSINHO DE INFORMÁTICA BÁSICA, NÃO TENHO FACULDADE NENHUMA,SÓ O 2°GRAU,NÃO FALO OUTROS IDIOMAS….MAS GARANTO QUE ME DIVIRTO MUITO NO FACEBOOK!!! BOA NOITE MEUS AMIGOS!

  • Ana Lourenço da Rosa:

    Eu não possuo nenhum relacionamento com pessoas no Facebook, não por considerá-lo negativo ou positivo. Na minha opinião ter contatos com muitas pessoas, às vezes nem temos o que dizer de bom para elas. Tudo é muito superficial e não acredito que seja de grande proveito. Já tentei participar de um grupo de pessoas com contatos, mesmo sem conhecer o perfil e não gostei de certas abordagens de certas pessoas que nem elas mesmas sabem o por quê estão nesse tipo de relacionamento. Gosto de ler comentários de pessoas que possam me acrescentar coisas boas, que sirvam para o nosso crescimento informacional; isso vale a pena navegar na internet.É bem verdade que não vamos encontrar todos os dias pessoas bem educadas, bem ajustadas comportalmente (…). Mas, nem por isso vamos crucificá-las se elas não estiverem de bom humor no momento que postou a sua mensagem na internet. Isso bem entendido, desde que não ultrapasse a linha do bom senso. É melhor ter um grupo menor de relacionamentos,do que ficar escrevendo coisas sem sentido que não servem para nada: nem para quem lê e nem para quem perde tempo em fazer outra coisa que possa servir para o mundo tão vazio de ideias e ações transformadoras em todos os sentidos dos tão necessitados de corpo físico e alma sofrida! Ana Lourenço da Rosa/Psicopedagoga/TO/BR.

  • iPedro Martins:

    Se alguém quer compartilhar os sentimentos ou oque for, nenhuma rede social é recomendada, esse post faz a pessoa pensar que só o facebook tem pessoas arrogantes, o facebook tem pessoas legais sim, é só você adicionar pessoas que você conhece e que realmente se importe com você

  • iPedro Martins:

    Facebook não é lugar de expressar sentimentos, e sim de compartilhar fotos da página “o melhor do melhor do mundo” kkk

  • Paulo Eduardo:

    Eu não tenho facebook, só converso pelo msn e tento alegrar as pessoas com piadas e palavras de incêntivo para as que tem baixa autoestima! As dificuldades da vida são incêntivos para você querer viver mais, se tudo na vida fosse fácil ela não teria valor algum! Ative a sua vontade de querer lutar pela sua felicidade e pela felicidade das pessoas que são importante para você!

    • Fe:

      Parabéns, muito bonito o q vc disse, bem a realidade.

Deixe seu comentário!