Depois de 112 anos, espécie rara de coral volta a ser localizada

Por , em 9.08.2010

Cientistas australianos encontraram uma raríssima espécie de coral nas Ilhas Marshall, mais um desses arquipélagos do Pacífico onde a população de animais marinhos supera a de pessoas em terra firme. Muita gente se esquece das aulas de biologia, mas os corais são uma espécie animal que forma recifes de grandes extensões, e os exemplares mais variados se encontram sob as ilhas a leste da Austrália.

O nome do achado é Coral Elkhorn (Acropora rotumana), e não se observava colônias dessa espécie há mais de um século. Os responsáveis pela façanha foram pesquisadores de um centro de estudos marinhos em Queensland, na Austrália. Unidos em colônias, os corais dão a impressão de ser um único organismo. No caso, esses “organismos” apresentavam cerca de 5m de comprimento por 2m de altura.

No Oceano Atlântico, há uma espécie semelhante ao Elkhorn , mas está em extinção. Este coral, Acropora palmata, teve os genes testados, e verificou-se que realmente trata-se de duas espécies diferentes. O Elkhorn foi observado pela primeira vez em 1898, nas Ilhas Fiji, que ficam a poucas horas de barco das Ilhas Marshall. Naquela época, não havia testes genéticos e tampouco planos para preservação dos corais. Hoje em dia, como explicam os cientistas, a situação mudou, daí a preocupação dos biólogos em mapear as áreas onde há recifes. [Our Amazing Planet]