Nova espécie de abelha leva “bazinga” em seu nome científico, nome inspirado no seriado The Big Bang Theory

Por , em 2.01.2013

Para garantir que as pessoas soubessem quando ele fizesse uma piada ou tentasse enganar alguém, o físico teórico Sheldon Cooper, personagem protagonista da série The Big Bang Theory, usa uma “palavra de efeito”: bazinga. Em uma espécie de homenagem a Sheldon (e para atrair a atenção de leigos), o biólogo André Nemésio deu o nome Euglossa bazinga a uma nova espécie de abelha que descobriu recentemente.

“A Euglossa bazinga nos enganou por um bom tempo devido a sua similaridade com a E. ignita [outra espécie, porém do mesmo gênero], o que nos levou a usar ‘bazinga'”, escrevem os responsáveis pela descoberta, em artigo publicado no periódico Zootaxa.

A abelha, encontrada no Mato Grosso, é uma espécie de “abelha-das-orquídeas”, que depende bastante desse tipo de flor para sobreviver – e, sabe-se, o contrário também é verdadeiro.[Mentalfloss] [Smithsonian] [grist] [Zootaxa]

Ah,qual é?!Ele deve ser fã da série e só queria um motivo para homenageá-la.E quanto ao “bazinga”,existe uma história de que o Stan Lee usava essa palavra quando respondia carta de leitores.Não sei se isso é verdade.