Depressão? Yoga é mesmo um ótimo remédio

Por , em 7.06.2010

O senso comum foi construindo, ao longo dos anos, a ideia de que Depressão não é uma doença séria, pouco mais que uma frescura de madames. Nada poderia estar mais longe da verdade. Trata-se de um problema neurológico sério, devastador na rotina de uma pessoa e muito difícil de curar.

Agora, eis um pensamento correto do senso comum: praticar Yoga pode realmente ajudar a combater a depressão. Descobriu-se que o Yoga é mais benéfico para o bom humor e disposição do que caminhar, o que mostra que não é apenas a melhora na parte física que interessa.

O Yoga aumenta, no cérebro, os níveis de uma substância chamada Ácido gama-aminobutírico, que é chamado pela sigla GABA para facilitar a vida de cientistas, professores e leitores interessados. Como o GABA praticamente desaparece do sistema nervoso em situações de ansiedade e nervosismo, sua abundância é relacionada ao oposto, relaxamento e tranquilidade.

O estudo que relacionou o Yoga à luta contra a depressão foi conduzido pela Universidade de Boston. Eles acompanharam, por 12 semanas, 19 pessoas que praticam Hatha-Yoga – uma forma de prática que prioriza a purificação- e os compararam com 15 pessoas que costumam caminhar uma hora por dia, três vezes por semana. Os participantes tiravam ressonâncias magnéticas do cérebro antes e depois de cada sessão de sua respectiva atividade. Como esperado, o Yoga mostrou-se mais eficaz do que a caminhada para aumentar os níveis de GABA nos pacientes.

Apesar disso, os médicos alertam que o paciente depressivo não deve ficar restrito ao Yoga. Ele é sim um ótimo complemento, mas não deve, ao menos por enquanto, substituir a medicação com que geralmente se trata a depressão. [Web MD]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

5 comentários

  • luciana:

    mary
    Acho que voce esta passando por uma situação que chama-se “Sindrome do Pânico”. Não é rara, acomete algumas pessoas, aparentemente sem nenhum motivo facilmente identificavel.

  • mary marques:

    estou passando por uma situação estranhissima,não posso sair sozinha,minhas maos e pes vive com sudorese,mal estar,tontura,tenho minha filha pequena com 8 anos tenho que buscar na escola só posso ir acompanhada,isso está mim deixando muito trste,pois toda vida fui muita ativa e derepente mim vejo nessa situação,taquicardia,panico,choro fácil por favor mim mostre uma luz,mim ajude pelo amor de deus,estou precisando muito de ajuda.obrigada mary marques

    • moisés brito pereira:

      o estilo de vida dos orientais é sem dúvida o mais saudavel,a ioga e a índia tem a cura mente espiritual e emoções e corpo.

    • Alexandre Heydrich:

      Procure um médico psiquiatra, Mary.

      O que você tem é provavelmente a Síndrome do Pânico. Como você disse que sempre foi uma mulher independente, é provável que esse seu problema tenha-se iniciado há pouco tempo. Tratar-se logo aumentará muito suas chances de cura.

      Boa sorte.

  • Jor-el:

    o estilo de vida dos orientais é sem dúvida o mais saudavel

Deixe seu comentário!