Descoberta a vacina contra o câncer de mama

Por , em 30.05.2010

Um instituto de medicina na Suécia está criando uma vacina que usa recursos do próprio organismo para combater o crescimento de um tumor de câncer de mama. Mas calma, essa vacina, como tantos outros medicamentos em desenvolvimento, foi testada por enquanto apenas em ratos, mas com sucesso.

Quando um tumor está em crescimento, ele logo passa a demandar uma quantidade extra de vasos sanguíneos por perto, para lhe suprir de oxigênio e nutrientes. Esta nova vacina ataca justamente nesse ponto, “isolando” o tumor de tudo que ele necessita para crescer. O segredo é uma proteína (DDL-4) que é responsável pelo crescimento de novos vasos sanguíneos. Se a proteína é bloqueada nos vasos já existentes, eles não criam novos.

A vacina foi aplicada com sucesso em ratos, e os vasos sanguíneos que deixaram de ser criados não fizeram falta aos animais. A nova tecnologia está no fato de a vacina atuar diretamente no DNA, impedindo que haja a síntese dessa proteína. Falta agora testar em pacientes humanos. [Science Daily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • Djenane:

    Tenho uma amiga,que a mãe dela teve câncer de utero, e a irmã teve cãncer de estomago,e ela ano passado teve cãncer de mama.A minha duvida é se as filhas dela e netas(os),vão ter o mesmo problema. Eu fiquei sabendo que existe uma vacina, só não sei se pelo SUS é dada. Por favor me ajude,estou muito preocupada.Aonde nós podemos procurar saber sobre esta vacina.Sou do RJ.

  • Diego Maradona:

    Por que se tem tanta demora nos teste das vacina que podem solucionar curas com por exemplo o câncer, e outras doenças. isso é uma falta de respeito com o ser humano.

  • Fernando Sávio:

    Beleza!

  • Andhora:

    Ow… Cuidado com o título que vocês colocam. A vacina *ainda* está em desenvolvimento. Da forma como vocês escreveram, parece até algo certo e que já pode ser utilizado! =P

Deixe seu comentário!