Descoberta primeira orquídea que só floresce à noite

Por , em 28.11.2011

Flores que só florescem à noite são relativamente incomuns, mas era surpreendente não haver nenhuma orquídea do tipo encontrada até agora, já que existem 25 mil espécies conhecidas.

Mas a descoberta notável enfim chegou. Botânicos descobriram a primeira orquídea noturna, chamada de Bulbophyllum Nocturnum, que fica constantemente aberta na parte da noite e fecha pela manhã, 12 horas depois.

A nova espécie, que tem flores que duram apenas uma noite, foi descoberta na ilha da Nova Bretanha, localizada na costa nordeste de Papua Nova Guiné.

A orquídea pertence a um grupo de plantas que são conhecidas por suas flores bizarras. Elas se assemelham a insetos com várias patas e têm finos filamentos que se movem com a brisa, possivelmente para atrair polinizadores.

Especialistas acreditam que a Bulbophyllum é polinizada por insetos noturnos, provavelmente moscas pequenas. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Claudia E Alexandre Pegoraro Medeiros:

    Primeira orquídea noturna?,

    Cara estudante de jornalismo Stephanie, como orquidófilo digo que esqueceu do brasileiríssimo Epidendrum nocturnum, uma orquídea facilmente encontrada em Angra dos Reis (RJ) descrita em 1760.

  • João:

    Bulbophyllum nocturnum, epíteto não leva maiúscula.

  • Gabriel.¿:

    aberta a noite e fecha pela manhã? hmm piriguete

  • Z3hr0_C00l:

    Pandora?

    • Alexandre:

      Não entendi.

Deixe seu comentário!