Descobertas espetaculares: JWST revela segredos da Nebulosa do Caranguejo

Por , em 31.10.2023

O Telescópio Espacial James Webb (JWST) da NASA capturou novas visões impressionantes de uma nebulosa, revelando detalhes nunca antes vistos.

Uma nebulosa é uma nuvem de gás e poeira frequentemente formada a partir dos destroços de estrelas moribundas ou em explosão. Essas nuvens também são berços de novas estrelas, com o gás e a poeira fornecendo os blocos de construção para a formação estelar.

Os astrônomos estimam que existam dezenas de milhares de nebulosas apenas na Via Láctea, e o JWST recentemente direcionou seu olhar para uma delas, a Nebulosa do Caranguejo, localizada a cerca de 6.500 anos-luz de distância.

Examinando a Nebulosa do Caranguejo em Detalhes Incríveis

Na segunda-feira, a NASA divulgou uma nova imagem da Nebulosa do Caranguejo, mostrando claramente um pequeno ponto branco em seu centro. Trata-se do coração da Nebulosa do Caranguejo, conhecido como o Pulsar do Caranguejo.

Há cerca de 1.000 anos, uma estrela supermassiva passou por uma supernova e explodiu, lançando suas entranhas incandescentes para o espaço. No entanto, o núcleo denso dessa estrela permaneceu intacto e é o Pulsar do Caranguejo que hoje habita o centro da nebulosa.

Um pulsar é um objeto que gira rapidamente e que, no caso da Nebulosa do Caranguejo, energiza o material gasoso ao seu redor, algo que o Telescópio Espacial Hubble não conseguiu mostrar quando observou o Caranguejo em 2005.

O JWST Revela Novos Detalhes na Nebulosa do Caranguejo

O Hubble observa o espaço principalmente na mesma faixa de luz que vemos, ou seja, a luz visível. Portanto, o Hubble não conseguiu capturar as delicadas e etéreas faixas de partículas carregadas vistas pelo JWST, que recentemente observou a nebulosa na luz infravermelha.

Essas partículas carregadas se movem em torno de campos magnéticos intensos produzidos pelo Pulsar do Caranguejo. Elas se deslocam em velocidades relativísticas, a uma fração da velocidade da luz, e emitem uma luz poderosa conhecida como radiação de sincrotron, que às vezes é usada em imagens de raios-X.

As outras faixas de gás e poeira mais coloridas que você vê na imagem são resquícios da estrela morta. Por exemplo, o enxofre ionizado aparece em tons avermelhados-alaranjados, o ferro ionizado em azul e a poeira em tons de amarelo-esverdeado.

“A sensibilidade e a resolução espacial do Webb nos permitem determinar com precisão a composição do material ejetado, especialmente o conteúdo de ferro e níquel”, disse Tea Temim, líder da equipe que usou os instrumentos infravermelhos do JWST para capturar a Nebulosa do Caranguejo, em declarações fornecidas à NASA.

Pela primeira vez em 20 anos, o Hubble terá uma nova imagem da Nebulosa do Caranguejo pronta para comparação em breve, provavelmente no próximo ano, de acordo com a NASA.

A missão do Telescópio Espacial James Webb representa um marco significativo na exploração espacial e na compreensão das maravilhas do cosmos. Lançado em 2021, o JWST é o sucessor do Telescópio Espacial Hubble e é equipado com tecnologia avançada que permite observações em uma ampla gama de comprimentos de onda, incluindo o infravermelho.

Esta capacidade única de observação em infravermelho do JWST revelou detalhes sem precedentes na Nebulosa do Caranguejo, oferecendo aos cientistas uma visão mais profunda dos processos cósmicos em ação. A imagem recentemente divulgada mostra o Pulsar do Caranguejo no coração da nebulosa, um objeto compacto que gira rapidamente e emite intensas emissões de radiação, incluindo radiação de sincrotron.

O estudo dessas emissões e da interação entre o Pulsar do Caranguejo e o material circundante fornece informações valiosas sobre os processos físicos que ocorrem nas nebulosas e como as estrelas e seus restos interagem com o espaço interestelar. Além disso, a capacidade do JWST de distinguir entre diferentes elementos químicos nas nebulosas, como ferro e níquel, permite uma análise mais precisa da composição dessas regiões interestelares.

À medida que o JWST continua a realizar observações em todo o universo, espera-se que revele muitos mais segredos do cosmos e aprofunde nossa compreensão da formação e evolução das estrelas e das nebulosas que as rodeiam. Com sua tecnologia de ponta e capacidade de observação sem precedentes, o JWST está abrindo novas janelas para a exploração do espaço e para a busca por respostas para algumas das perguntas mais profundas sobre o universo. [Science Alert]