5 deuses anteriores a Jesus que têm histórias bem parecidas com a dele

Por , em 6.08.2017

Praticamente todos os ocidentais – e provavelmente boa parte dos orientais também – sabem os pontos mais importantes da história de Jesus Cristo: o nascimento vindo de uma virgem, a visita dos reis magos, a caminhada sobre a água, a crucificação, a ressurreição. Pelo fato do cristianismo ser tão popular e por estes detalhes serem tão intrínsecos à nossa cultura, é fácil acreditarmos que a história de Jesus é única – mas não é bem assim.

Jesus pode não ser o que você pensa

Muitos deuses das mais diversas culturas anteriores a Cristo compartilham histórias muito parecidas com o filho do Deus cristão. Alguns especialistas acreditam, inclusive, que a história de Jesus pode ter sido baseada na história de alguns deuses mais antigos. Abaixo, estão 5 exemplos de deuses de povos de diversos cantos do planeta que possuem várias semelhanças em suas histórias com a história da vida de Jesus que nos é contada.

5. Hórus (3.100 a.C.)

Hórus era o Deus do Céu no Egito Antigo. Muitos alegam que a história de Jesus foi diretamente baseada na história de Hórus, e não é para menos. Assim como Jesus, ele tinha 12 discípulos – um deles nasceu de uma virgem em uma caverna. Como Jesus, seu nascimento foi anunciado através de uma estrela, e três homens sábios apareceram!
Hórus foi batizado quando tinha 30 anos por Anup, o batista, assim como Jesus foi batizado por João Batista no Rio Jordão. Além disso, conta-se que Hórus fez levantar um morto e caminhou sobre a água. Finalmente, ele foi crucificado, enterrado em um túmulo e ressuscitou, assim como Jesus.

4. Buda (563 a.C.)

Siddhartha Gautama foi um mestre religioso e fundador do budismo que viveu no século 6 a.C. Assim como Jesus, é conhecido por ter curado os doentes e por ter caminhado sobre a água, além de ter alimentado 500 pessoas com uma cesta de bolos. Muitos dos ensinamentos de Buda eram parecidos com as coisas que Jesus ensinou, incluindo a igualdade para todos. Além disso, passou três dias na prisão e ressuscitou quando morreu.

Será que as evidências garantem a existência de Jesus?

3. Mithra (2.000 a.C.)

Mithra é uma antiga divindade zoroastrista que possui várias semelhanças com Jesus. Ele veio ao mundo através de um nascimento virginal em 25 de dezembro, e quando nasceu foi envolto e colocado em uma manjedoura. Mais além, teve 12 companheiros (ou discípulos) e realizou milagres. Como o Deus cristão, deu sua própria vida para salvar o mundo, permaneceu morto por três dias e depois ressuscitou. Não bastasse isso, é chamado de “o Caminho, a Verdade e a Luz” e ainda por cima tem sua própria versão de uma “ceia do Senhor” de estilo eucarístico.

2. Krishna (3.000 a.C.)

Uma das principais divindades hindus, Krishna também tem diversas semelhanças com o cordeiro de Deus. Anjos, homens sábios e pastores estavam em seu nascimento. Sabe quais presentes eles deram a ele? Isso mesmo: ouro, incenso e mirra. Além disso, um homem mau e ciumento ordenou a matança de todos os recém-nascidos quando ele nasceu, assim como aconteceu com Jesus. Krishna também foi batizado num rio e realizou milagres, incluindo ressuscitar os mortos e curar os surdos e os cegos. Quando morreu, ascendeu dos mortos para o céu e espera-se que volte à Terra algum dia para lutar contra o “Príncipe do Mal”.

1. Osíris (3.100 a.C.)

As origens do “Evangelho da Esposa de Jesus” começam a surgir

Pai de Hórus, Osíris também possuía suas semelhanças com o nazareno. A principal delas: foi morto e ressuscitou três dias depois. Porém ele passou seus três dias morto no inferno. Além de também ter realizado milagres e ter 12 discípulos, Osíris ensinou o renascimento através do batismo na água. [Liberal America]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (76 votos, média: 4,17 de 5)

37 comentários

  • אדריאנו גוֹמֶס:

    Então, o problema foram as adulteracoes não só dos romanos como daqueles que todo dia também não sabem e ensinam errado.
    Vejamos; o leão ensina seus filhos a ser corajosos a águia os seus a voar e a cobra a picar os outros, ….não vou falar da muriçoca.
    A verdadeira história da verdade quem a sabe são os judeus e os judeus messiânicos, foi a história do seu povo.
    Os outros simplesmente entraram na graça sem conhecer a história e depois só falam asneira.
    Mas, cada um que seja o que quiser ser.
    Percorrer um caminho é nossa escolha.
    E a historia verdadeira que mais verdades nos deixa de facto , e que são palpáveis e visuais ,é a do cristianismo com base em Yeshua.
    Abraço a todos.

  • Lester Izaac:

    Me interesso por vários temas, entre eles, história, filosofia, mitologia, astroarqueologia, filologia, entre outros. E em leituras que fiz, realmente identifiquei pontos em comum a várias religiões antigas e novas.
    Mas, apesar do título deste post, acho que a autora falhou em consultar fontes cientificamente mais sólidas, surfando na onda do “puxa, isso vai trazer hits”, ou “isso parece fazer sentido”, sem aprofundar no tema.
    Vou ser breve mas postarei pequenas sementes que podem servir ,pra quem quiser, ir atrás de mais infos desse tema instigante.

    5) Horus:
    A similaridade das origens de Horus e Jesus já foram descartadas por vários estudiosos cristãos e não-cristãos:
    1. Ehrman, Bart D. (2012). Did Jesus Exist?: The Historical Argument for Jesus of Nazareth. HarperOne. ISBN 978-0062206442.
    2. ^ C Henderson, S Hayes, Debunking the Horus-Jesus Connection, 2015, Minneapolis: Fortress Press, 1996
    3. ^ Houdmann, S. Michael, Questions about Jesus Christ, WestBow Press, 2013
    4. ^ Klar, Sonnen, Seeking Hard Evidence for the Similarity of the Horus and Jesus Myths, Richard Dawkins Foundation

    O mito de Jesus na Bíblia não deve muito a Hórus, mas os desenvolvimentos teológicos subsequentes certamente o fizeram. A Trindade deve muito às várias tríades da religião egípcia, principalmente Amon, Mut e Khonsu. A noção do “menino Jesus” deriva diretamente de Horus-Shed (o salvador), e as imagens de vários pequenos “cippi” (estelas devocionais de Horus-the-Salvador) mostrando a criança Horus pisoteando cobras são MUITO sugestivos do imagens do filho da mulher machucando a cabeça da cobra em Gênesis. O link é direto? Possivelmente não, mas confirma que tais conceitos eram familiares na época na região. Ícones da (suposta) Virgem Maria com o menino Jesus derivam * diretamente * de imagens semelhantes de Mut e Khnonsu e Ísis e Hórus. Eles foram produzidos pela primeira vez em Alexandria, é claro. A chamada “Cruz Latina” (a cruz cristã agora padrão) deriva do símbolo ankh egípcio, usado pela primeira vez como uma “cruz” pelos cristãos coptas e coopta da religião egípcia. A verdadeira cruz de Jesus teria sido uma barra em T, não uma “cruz” como a temos hoje. Eles vinculam o Jesus “histórico” a Hórus? Provavelmente não.

    Hórus NÃO foi crucificado; ele não tinha 12 discípulos. Seu pai Osíris ressuscitou dos mortos, meio que, por isso pode haver alguma ligação lá, embora as ressurreições sejam tão comuns quanto a sujeira nas religiões do Oriente Próximo (mais uma razão para considerar a versão do cristianismo como mais um mito).

    Portanto, existem extensos empréstimos da teologia cristã à religião egípcia, mas vincular diretamente Jesus a Hórus, pelo menos no momento em que a mitologia * bíblica * estava se formando, não é muito exato.

  • Luke Pereira:

    Li, mas não pesquisei sobre a matéria escrita aqui, entretanto, sabe-se que antes de Jesus houve pelo menos três homens que se intitulavam o Messias no antigo Israel. Outra curiosidade que me deixa mais descrente: Se você é Deus, por que sofrer nas mãos de sua criatura? Se você é Deus, por que mandar o seu filho sofrer? Você mandaria seu filho pra guerra e ficaria assistindo de camarote? Fora isso, por que esse Deus é apenas de Israel? Ele não é do Egito, do Brasil, da Inglaterra… Resumindo: Tudo isso não passa de mitologia.

  • Danilo Santos:

    Fico pensando por que que tem tanto crentelho aqui enchendo o saco, por que mesmo que essas estorias que estão sendo contadas aqui não sejam contadas da forma correta o que que faz pensar que destas outras religiões/divindades são menos verídicas do que as estorias da gibiblia? Sendo que a maioria tem origem bem antes do seu deus judaico-cristão. Por que sua religião/divindade seria melhor do que tantas outras que vieram e tiveram origem bem antes da sua? Com certeza vão diver, ha mas essas são só mitologia antiga de povos pagãos. hum… Sera? Tenho certeza que no tempo dessas outras divindades esses outros povos pagãos também adoravam de forma fervorosa os seus deuses assim como você é hoje em dia pelo o seu deus judaico-cristão. então o que o é verdade ou mentira? O que é religião ou mitologia???

    • MathWR8:

      Como caralhos alguém vai seguir e crer num deus que não acredita ser verdadeiro?

    • André Mariano:

      Não vejo problema algum em ter existido outros profetas que andaram por ai baseado nos conceitos citados da mesma forma de Cristo, só fico pensando que é tão otário o cara que não quer ser Cristão e fica ai falando as otarisses e palavras idiotas que você escreveu ai, sem base, sem educação e sem respeito a religião do próximo.
      Se não aceita o Cristianismo viva da sua forma ateu ou seja lá o que for e não seja esse babaca que foo com esse comentário idiota.

  • Thiago Albuquerque:

    Tudo errado, mas que anta! 😛
    E olha que não tenho religião, mas essa matéria ta ridícula! Esse texto é baseado se não me engano de um ateu famoso que criou todas essas aberrações falsas. Aí a anta vai e acredita!

  • José Camilo Rotta Junior:

    E ainda faltou o Deus da mitologia Nortica Odin que assim como Deus tinha um filho Thor….

    • Christian Santos:

      Sabe quanto tempo depois de Cristo essa crença começou a existir?

    • MathWR8:

      Vários deuses tinham filhos

  • Alfasilas:

    Eu ja caminhei sobre as aguas tambem, mas tive ajuda da poluição.

  • Mario Ribeiro:

    Ateus sempre tentando, tentando…. Jamais conseguirão….

  • Christian Santos:

    Páginas ateístas saem distribuindo um monte de mentiras que eles pesquisam em outras páginas ateístas e só perdem credibilidade. É triste.

    • Cesar Grossmann:

      O tipo de coisa que não acontece em páginas criacionistas, por exemplo… Ops.

    • Cicero Ferraz:

      Vc questiona o que?
      A existência de Osiris, de Horus, de Buda, de Mitrha?…

    • Valter Lula Da Silva Alves:

      Se perdem é pq possuem… hummm!

  • Fábio Rodrigo Cavalcanti:

    Onde está aqui o Zaratustra?

  • Roby Araujo:

    Por isso, o mestre (JESUS) deixou-nos um alerta: “aqueles que vêm antes de mim são ladrões e salteadores. João 10:8

    • Cesar Grossmann:

      É característica de todos os falsos profetas dizer que todos os outros são falsos profetas…

    • Joao Leonardo:

      Não é muito difícil um escritor que veio depois falar que as inspirações que vieram antes eram falsas.

  • enelia67:

    Matérias como essa, lança dúvidas sobre a seriedade e veracidade das informações prestadas por esse site que se autointitula “science”.

  • Dark side of th moon:

    Como o Hyperscience deixa uma droga dessa, mau verificada, cheia de erros, ser postada o site?

  • António Madaleno:

    Um artigo cheio de meias-verdades e completas falsidades já desmentidas por eruditos e historiadores.

  • Victor Pimentel:

    A história de Krishna está errada e Buda morre após comer carne de porco e só, ele não ressuscita!!!
    Quem escreveu essa porcaria pesquisou?

  • Fernando Cruz:

    Osíris: Casado com irmã Isis, morto pelo irmão, esquartejado. Gerou Hórus que matou Seth. Qual a semelhança com Jesus?

  • Fernando Cruz:

    Krishna: 8º Principe, nascido da princesa Devaki. Os 7 antes foram mortos pelo rei Kamsa. Foi entregue à pastores. Oposto de Moisés.

  • Fernando Cruz:

    Mithra: Nasceu de uma pedra já adulto, com uma espada e uma tocha, matou um touro e baqueteou o sol. Sem mãe virgem… ok?

  • Fernando Cruz:

    Buda: Príncipe, nascido de Rei, educado pela tia, dono de 3 palácios, teve um filho. Nada a ver com Jesus ne!

  • Fernando Cruz:

    Hórus: concebido por Isis, quando Osíris, pai, já estava morto. Ocorreu quando Isis, na forma de um pássaro, pousou sobre a múmia dele.

    • semczuk:

      hórus, salvo engano é Tamuz,de onde se origina a adoração á cruz .

  • Ana Maria:

    Eles foram batizados em nome de quem?

  • Bianca Freitas:

    Quem escreveu isso, não sabe NADA de mitologia egípica. A História de Hórus está COMPLETAMENTE ERRADA.

  • Anthony Matheus:

    Seria um trabalho interessante verificar quais correlações são ou não factuais!

  • Anthony Matheus:

    Conforme o link que compartilhei no comentario abaixo, no caso de Horus isso não se sustenta, quanto aos outros me falta informação.

  • Marco Cezar:

    Já vi em outro site que essa informação não procede. Carece de fontes.

  • Antonioni de Araujo Rocha:

    Sou agnóstico, mas há muita conversa fiada nesse tópico. Decepção…

  • Guilherme Junqueira de Almeida:

    Isso só prova que não podemos interpretar essas narrativas ao pé da letra.

Deixe seu comentário!