Dicas preciosas para diminuir a queda de cabelo

Por , em 15.06.2010

Você percebe que há fios de cabelo em sua roupa, em seu travesseiro, no chão do banheiro. Quando lava as madeixas, então, parece que metade de seu “contingente capilar” fica em suas mãos. Então você diz para si mesmo “é outono, é época de queda de cabelo” – pare de criar desculpas e descubra formas de diminuir a quantidade de fios desertores.

Alopecia é o termo técnico para a queda de cabelo fora do normal. A Alopecia Androgenética é o tipo mais comum – especialistas afirmam que afeta um terço da população. Nos homens, os cabelos começam a rarear nas têmporas (o fenômeno do “alongamento de testa”) e no topo da cabeça, enquanto nas mulheres os fios ficam mais finos e em
menor número (mas é raro que as moças fiquem totalmente carecas).

Aqui vão algumas dicas de especialistas para que você preserve sua cabeleira:

1. Se você gosta de prender seu cabelo, evite prender com muita força. Sabe aquele rabo-de-cavalo que até parece uma plástica instantânea, porque você sente sua pele sendo puxada com força? Desista dele. Ele arranca muitos fios de cabelo que, por si só, cresceriam novamente. Mas, com o tempo, se esse processo se repetir, seu couro cabeludo vai sendo danificado e o cabelo para de crescer nos lugares que são mais esticados.

2. Pentear muitas vezes o cabelo, ao contrário do que muita gente acha, não faz bem para o cabelo. Muitas meninas aprendem que se pentearem o cabelo 100 vezes antes de dormir, ele irá estar lindo pela manhã. Mas pentear muitas vezes quebra os fios de cabelo, além de poder machucar o couro cabeludo, então penteie só quando necessário. Outra dica é usar pentes de dentes largos e escovas com pontas macias. E, quando o cabelo está molhado, ele é ainda mais frágil do que seco, então penteie com cuidado.

3. Sempre passe condicionador ou creme para pentear após lavar seu cabelo com shampoo – além de facilitar a “escovada” depois, o condicionador trata as suas madeixas (o shampoo, normalmente, possui químicos que se “deixados sozinhos” podem danificar a fibra capilar).

4. Não seque seu cabelo esfregando-o em uma toalha, para evitar que ele quebre e que fios sejam arrancados.

5. Não use tratamentos com óleos quentes ou então permanentes que usem químicos. Eles podem danificar seu couro cabeludo, causando inflamação nos folículos capilares.

Também há remédios que podem ajudar na sua luta contra a queda de cabelo, então converse com um dermatologista. Se você já estiver careca, transplantes de cabelo são procedimentos comuns hoje em dia e também podem ser indicados pelo dermatologista. [LiveScience]

30 comentários

  • LearninG:

    Assumam meus amigos!

    Se seu cabelo está caindo…e daí? Vai ficar tomando um remédio em que seus efeitos colaterais ainda não são muito bem conhecidos, podendo causar impotência como no caso da Finasterida?
    Vai começar, com 16 anos de idade, a fragilizar e deixar seu organismo dependente de medicações por causa de um ‘padrão estético’?
    É uma simples lógica. Se você tomar um remédio que seu organismo não precise para sobrevivência, você estará prejudicando-o. Pense, então, se você tomar um remédio por 1, 5, 10, 15, 20, 30 anos, o que acontecerá? Com certeza você terá problemas de saúde que você não teria se não tomasse.

    O que que vocês querem ser na vida que tem como requisito: Ter Cabelo?
    Pensem…

    Atitude meus caros…

    Abraços!

    • Fernando:

      Falar e facil, viver com a calvicie e dificil. Eu aposto que vc nao tem esse problema.

    • edmilsoN:

      concerteza vc tem razão ao dizer isso mas colocar na mente de uma pessoa a idéia que isso é normal nao existe , ainda mais sendo um jovem porque ,aconteçe de vermos pessoas da nossa i dade com o cabelo perfeito e sempre inventado algo mas nós não por termos essa doença. o mais correto no meu ver é procurar um demartologista e pergunta tudo sobre esse caso, o pode e o que não pode, eu tenho isso não é facil as vezes da DESESPERO MAS MESMO ASSIM EU NAO DESISTO E SEI QUE SEGUINDO O PROCEDIMENTO CERTO SERA BOM PARA MIN , EU PENSO ASSIM MINHA; PARTE ESTOU FAZENDO MAS SE TIVER QUE SER DE EU FICAR CARECA VOU FAZER O QUE SE MATAR OU FAZER COISAS PIORES NÃO , O MELHOR É ESTA INFORMADO E TUDO TEM JEITO CREIO EU OBRIGADO.

  • Viviane Anaissi – Sorocaba sp:

    Acho que o único animal que tem cabelo é o jumento que fez essa comparação mais idiota, sem pé nem cabeça!
    Kkk

  • Geraldo:

    Se não secar com toalha, vou secar com o quê então? E se não tiver secador? Nossa daria pra explicar melhor

    • Cla:

      Secar com toalha, mas sem esfregar.

    • Leila:

      vc pod sim secar com a toalha, só não é pra ficar esfregando o cabelo na hora de seca-lo

  • felipe:

    Não gostei muito deste artigo.
    Tenho 16 anos e estou ficando careca,isso não é nem um pouco satisfatório, pois as meninas que eu quero não me querem e é muito dificil.
    Uso o finasterida 1mg gostei e aprovo porém ainda estou ficando careca só que mais lentamente que antes!
    quero algo que preste.

  • mayara:

    tenho 12anos ja estou ficando careca minha mae marcou no cabeleirero pra cortar meu cabelo para min naum faser mais rabo de -cavalo pois se continuar assin VOU FICAR CARECA!!!!!!

  • Paulo Braga:

    É o seguinte: a causa principal da “queda” é o uso de xampu. Note-se que morador de rua não perde o cabelo, não tem dinheiro pro xampu, não é? Já viram que cabelão eles têm? dá inveja. Pensem nisso…

  • Cla:

    Faltou dizer que essas são dicas indicadas mais para mulheres, e também dizer que são para perda comum de cabelo. Stress e má alimentação também são causas comuns de perda de cabelo, e tem até doença auto-imune de perda de cabelos.

  • Lucindo:

    Entenderam, né rapazes!!?? Não exagerem na força para prender os cabelos e nao penteie 100 vezes antes de dormir…

    (!!!!)

    =\

    “Pô, eu quero dica para homens!!”²

  • Rita B.:

    Artigo com conteúdo fraco . Uma coisa é certa se vc tiver predisposição a ficar com pouco cabelo ou careca, vai ficar. Na minha familia é assim, todos vão ficando com pouco cabelo com o tempo e não tem o que cure definitivamente.

  • MOITAVERDEJANTE:

    ESSE ARTIGO DEIXOU A DESEJAR…

  • Andréa:

    Também achei a matéria pouco instrutiva e sem graça. Vocês fazem artigos bem mais satisfatórios.

  • Marcus:

    Eu não penteio, não prendo e não uso tratamentos com óleo quente, e ele continua caindo, por que?

  • Marcus:

    Como eu vou sercar o cabelo então?

  • Luiz Carlos:

    Gente, cabelo todo mundo tem, careca e acessorio!!!

  • Otávio:

    Pessoal não foi ele que escreveu o artigo somente traduziu,
    o algo a mais no artigo poderia ser feito nos post’s vocês não acham ?

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Evite deixar o couro cabeludo sujo por muito tempo, principalmente que você tem muita oleosidade… meus cabelos estavam caindo no quando eu tinha 20 anos, comecei a lavar bem até o couro cabeludo ficar limpo (as vezes são 3 lavadas com shampu)… fazendo massagens no couro também… tenho propensão a queda geneticamente falando e estou com uma vasta cabeleira aos 43 anos.

  • Renan:

    Realmente não ficou bom. Poderia ser melhor explorado… está

  • Elvira Pontes Fonseca Ravestein:

    Tenho conhecimento de alguns homens que ingerem Finasterida 01 mg., medicamento indicado para câncer de próstata, que possui uma indicação secundária para a queda de cabelos masculinos, de resultados inacreditáveis. Este medicamento somente poderá ser adquirido mediante receita médica.

  • Richard Fontana:

    Um artigo pífio!
    Melhor não terem feito.

  • Jair:

    Dica para homens:

    Homem que é homem lava cabelo com sabonete…
    Se tiver mto zuado, usa qualquer condicionador só pra assentar a juba e no máximo… no máximo mesmo usa um gel pra dar um tapa no visu…..

    Homem não precisa mais q isso…

    Abs.

    • lia:

      nada ver o que falou, nada a ver…..dá-lhe Janete

    • Fernando:

      Rapaz! Eu estou deslumbrado pela maravilhoso conselho que vc escreveu.

  • Capixaba:

    Pô, eu quero dica para homens!!

  • Wesley:

    Primeiro eu desafio você me apontar o nome de apenas um único animal que, apesar de viver dentro da água tenha CABELO.
    Vale qualquer um das 35 milhões de espécies existentes, os mais de 200 milhões de espécies que já foram extintas e até os seres microscópios…

    Resumindo, se nenhum animal consegue ter cabelo, vivendo dentro da água…
    Fica provado que a queratina, embora seja resistente a água quando na forma de pena, pelos ou escamas, na forma de cabelo é muito frágil…
    Resumindo, se você tem cabelo frágil, evite lavar muito os cabelos da parte de cima cabeça e pare de passar líquidos na sua cabeça.

    • joao:

      wesley…pra começar a Baleia sim é um animal…e tem cabelo…..
      mesmo q para ser classificado um animal deve-se ter cabelo (é uma caracteristica fundamental para ser classificado animal)
      e a Baleia é um mamífero…dentro do reino animal….

Deixe seu comentário!