Dieta rica em cálcio ajuda a emagrecer

Por , em 18.03.2009

Segundo uma nova pesquisa, aumentar a quantidade de cálcio em sua dieta faz com que você perca mais peso. No entanto, isso vale apenas para aquelas pessoas cuja alimentação já é deficiente em cálcio.

O professor Ângelo Tremblay, junto de seu time, da Université Laval’s Faculty of Medicine, fez a descoberta analisando dietas de mulheres obesas durante um programa de quinze semanas. As participantes, em média, consumiam menos de 600 miligramas de cálcio por dia, quando o recomendado é mil miligramas.

Além de serem instruídas a seguir uma dieta de baixas calorias, a tarefa das voluntárias era ingerir dois tabletes “misteriosos” por dia. Os tabletes continham ou 1200 miligramas de cálcio ou eram um placebo (feitos de trigo).

Aquelas que ingeriam os tabletes de cálcio perderam, em média, seis quilos durante a pesquisa. As que foram submetidas ao placebo emagreceram apenas um quilo, em média.

“Achamos que o cérebro é capaz de identificar a falta de cálcio no organismo, e tenta compensá-la enviando informações de que a pessoa precisa de mais comida para manter seu organismo funcionando. Isso, claramente, interfere em qualquer dieta para perda de peso” explica Tremblay. “Uma quantidade suficiente de cálcio aplaca o desejo de comer mais”.

Sendo assim, consumir cálcio suficiente é uma parte importante de qualquer programa para o emagrecimento. De acordo com os dados da pesquisa, 50% das mulheres obesas que vão à clínica de nutrição da faculdade, ingerem pouco cálcio diariamente, muito menos do que a quantidade recomendada.

Tremblay e seu time de pesquisadores estudam o elo entre o cálcio e a obesidade há muitos anos. Suas primeiras descobertas foram publicadas em 2003, revelando que mulheres com uma dieta carente de cálcio possuíam cinturas maiores do que a média, mais gordura corporal e colesterol mais alto. Um segundo estudo mostrou que, quanto mais as pessoas deixavam de ingerir cálcio (e isso foi analisado durante um período de seis anos), mais tendiam a ficar acima do peso. E, em 2007, Tremblay conseguiu provar o elo entre a falta de cálcio na dieta diária de uma pessoa e o risco de problemas cardiovasculares que ela apresentaria. [Physorg]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

2 comentários

  • vera:

    o que é dieta termodinamica e como funciona

  • Rodrigo Dacol:

    Eu faço a “Dieta Termodinâmica”, funciona com ótimos resultados, alias é a unica cientificamente 100% eficaz.

Deixe seu comentário!