Dinheiro pode comprar felicidade?

Por , em 13.09.2010

Você já pensou nas inúmeras coisas que você poderia fazer se ganhasse na mega sena? Comprar uma casa enorme? Um carrão? Viajar pelo mundo inteiro? Mas será que esse dinheiro todo o faria feliz? Confira a resposta da ciência:

Se dinheiro ou não traz felicidade, depende do que você considera felicidade. Pessoas que ganham um salário maior parecem ser mais felizes, mas o cotidiano de um indivíduo só é influenciado pela grana até certo ponto.

Pesquisadores da Universidade de Princeton pesquisaram mais de 450 mil pessoas, fazendo perguntas sobre dinheiro, salário e felicidade. Eles mediram dois tipos de felicidade: o imediato (com perguntas do tipo “você sorriu muito ontem?”) e o geral. Isso porque pessoas podem não estar felizes no momento, mas suas vidas estarem bem.

Comparando o salário das pessoas e sua felicidade, os cientistas perceberam que a felicidade geral das pessoas era maior quando o salário também era maior até um certo ponto (quando ganhavam até 75 mil dólares por ano). Depois disso, a renda não fazia mais diferença na felicidade.

Segundo os cientistas, a felicidade de uma pessoa pode se estabilizar após essa faixa de salário, pois não há mais nada com o que se preocupar financeiramente depois desse ponto. No entanto, a felicidade momentânea diminui. [NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

35 comentários

  • Leonardo Kovalski:

    aaaaaaaaaaaa se tras….
    ate muita se for pensar

  • Genioso Irreligioso:

    Eu nunca vi rico nenhum dizer que “dinheiro não traz felicidade”.

    Quem diz é justamente quem não tem!

    Se quiserem tirar a prova; deêm todo seu dinheiro pra mim e depois me digam! = P

  • Fabiano Sanches:

    Dinheiro é uma poderosa ferramenta que potencializa a capacidade das pessoas serem felizes ou infelizes. Quer dizer as pessoas que sabem viver, viverão melhor com dinheiro. Mas as pessoas que não tem paz de espírito serão levadas cada vez mais para baixo pelo dinheiro. Vide Michael Jackson: milionário e extremamente infeliz e perturbado!

  • Clayton:

    SAUDE
    FAMILIA
    PAZ
    AMOR
    DINHEIRO

    Por algumtempo eu inverti essa ordem…
    De fato ganhei muito $$
    Mas muitomesmo!! Mais do q conseguia gastar!
    Comprei tudo antes dos 30 anos, carro e moto importados, superei de longe o salario citado na materia acima… Viajei gastei comprei comprei e comprei!!!
    Vi que as pessoas confund vc com seu $, cansei , casei e tive minha primeira filha, de fato ela eh algo que nao tem preco!! A vida perfeita, poderia dar tudo a ela e sem preocupacoes!! Com tempo pra investir em imoveis e ao mesmo tempo curtir minha bebe.
    Aos 3 meses de idade minha filha parou de respirar em meus bracos, claro que tenho o melhor plano de saude, tenho os melhores medicos do pais e do mundo, como se nap bastasse tenho $, meus amigos tem $, minha familia, meus clientes todos colocaram seus milhoes a minha disposicao.
    Agradeco a todoa por tudo!!!!!!!!!!!
    Mas infelizmente no meu caso minha bb nao tem cura, nasceu com uma sindrome rara, mal formacao celebral, nao se pode transplantar um ceelebro…
    Aos que tem saude, aos que tem filhos com saude, acreditem, o $ ajud mas nao e tudo, pq nem tudo esta a venda… Eu trocaria tudo, tudo e muito mais para que isso nao passasse de pesadelo, mas a menina e especial.!!!
    sinceramente, olho meu $, ela precisa de tratamentos caros e tem, penso como seria pior sem$ , mas penso o quanto deo valor no $ e nao na saude, na familia, na paz, pq na boa… Sou o homem mais pobre do mundo… Bem aventurados os pais que veem suas filhas andarem no onibus, podendo usar suas roupas simples… Em pe, falando papai, comendo s sondas…ricos de toda sorte!!! De nada tanto $ e inteligencia me valeram.
    Vitoria eu te amo.

    • RodrigoPqdt:

      Caro Clayton quase um ano e meio depois vi a sua postagem. Lamento pela síndrome da sua filha. Isso serviu para me alertar, pois fiz o contrário de vc e sem perceber estava tentando reverter isso dando mais valor ao dinheiro. Estou com 37 anos e sempre tive um bom salário, casei cedo e tive um casal de filhos lindos e saudáveis, que consigo criar sem esbanjar, porque o dinheiro nao permite. Na verdade hoje o dinheiro está contado. Já tive a oportunidade de investir quando o dinheiro sobrava, mas nunca foi meu foco, que era a família e meus filhos. Estava lamentando se fiz errado, deixando o dinheiro de lado e priorizando a família. Seu testemunho serviu muito para chamar minha atenção. Sempre disse a minha esposa que era o homem mais rico do mundo, por ter filhos saudáveis, pois a saúde plena é incalculável. Felicidades e obrigado por sua postagem!
      Rodrigo

  • Jhon Dragon:

    A verdade é para ser feliz precisa de dinheiro para nascer, para viver e até mesmo para morrer feliz.
    Até Salomão quando pediu sabedoria a deus o que Deus deu a ele a mais?

  • tainã:

    bom, até agora nunca vi ninguem que tenha muito dinheiro reclamando ¬¬ pq o dinheiro facilita e muito. a felicidade é relativa , cada um pode ser feliz a seu modo.
    já vi pessoas cm $$ nao darem bola p/ o dinheiro,mas isso pq? porque tem! ai tem a opçao, entre viver com luxo ,miseria, com básico, … ja quem vive com o basico, vive com o básico. e nao tem a opçao de viver cm luxo, portanto realmente sente a diferença.

  • José Calasans:

    Na minha opinião,dinheiro traz felicidade sim,dependendo do tamanho dos seus sonhos e projetos.Se você acha que ter dinheiro para se manter,pagar as contas,cuidar da saúde e se divertir é o bastante,então de qualquer forma isso,mesmo,sendo básico,tem um custo e esse custo é traduzido em dinheiro.Porém,se você quer ter um carro bonito,uma lancha,uma boa casa perto do mar ou um avião,lógico ai é preciso muito dinheiro,pois esse sonho já é bem maior,como eu disse,depende do sonho de cada um,caso contrário arranje uma grana inicial compre um sítio que tenha uma fonte de água potável plante o que precisar para seu sustento,e pode ser que consiga viver sem dinheiro e feliz.

    • Anonimo:

      A felicidade é um estado de espírito, não depende do dinheiro nem do que vemos à nossa volta.. Depende do que acreditamos.
      Se você acredita que será feliz somente quando tiver dinheiro então você corre o risco de jamais ser feliz e viver como escravo do dinheiro.
      Agradeça sempre pela sua vida, pois o simples fato de estarmos vivos seja com dinheiro ou não já é motivo para agradecer.

    • Sra.Copas:

      Bom, corremos atraz de nossa felicidade, se ela é o dinheiro e se temos força de vontade, consiguiremos o q queremos, e se não lutamos, a vida continua a mesma.
      O dinheiro não é felicidade, apenas uma ponte, pois para ter dinheiro, é preciso muitas vezes vontade, e vontade, atrai muita coisa.

  • GUILHERME:

    SE DINHEIRO COMPRASSE FELICIDADE,PESSOAS RICAS NÃO TERIAM DEPRESSÃO.

  • Italo:

    pois é, ser feliz numa era capitalista é complicado, ser feliz é estar de bem consigo mesmo, de conquistar o que sempre sonhou a mulher amada, o filho que sempre desejou, mas, infelismente, até para dar uma cagada boa, temos que comprar um vaso sanitario e papel higienico, é foda até pra cagar nós temos que desembolsar.

    • Sra.Copas:

      isso acontece pq o homem, q antigamente nem se importava com o vaso e o papel, deixou de lado o q é simples, e foi em busca do conforto, mas, tudo é equilibrado, os seus sonhos, a sua vida, se seus desejos são pequenos, os obistáculos vão ser sempre do mesmo tamanho, vc tem a escolha de pensar positivo, ou negativo, de ser bom, de ser má, de ser dominado, de se dominar, de ser pobre ou de ser rico, tudo envolve luta.

  • Italo:

    pois é, ser feliz numa era capitalista é complicado, ser feliz é estar de bem consigo mesmo, de conquistar o que sempre sonhou a mulher amada, o filho

  • Milena Karla:

    Dinheiro traz muita felicidade! Primeiro que sem dinheiro você não teria casa,comida,conforto e nem poderia estar comentando aqui no Hype Science.
    As pessoas são felizes por muitos motivos e o dim-dim está entre esses motivos.

    • Sidney:

      Odinheiro não é o principal mas influencia em mt nossa vida cotidiana, e em nos sentir felizes, por poder dar um presente a alguem, poder ajudar um amigo nescessitado, só não podemosser egoistas ter um monte de ddinheiro, e naum fazer nada e m favor de si dos parentes e dos proximo ainda mais se o proximo esat proximo.
      e poder sair se divertir og depende de dinehiro até msm para coisas q naum paga entrada, pois pra ir prescisa do carrro ou moto ou onibus, e ai tá o dinheiro no meio.

      o din ajuda a nos trazer felicidade mas naum é o principal

  • criancinha:

    Quando se trata de felicidade alheia, o dinheiro é capaz de comprar sim, mesmo que indiretamente…

  • Dani:

    Sempre ouvi dizer que dinheiro não traz felicidade, ele manda trazer!!!! uahuahuh
    Não sei se ele traz felicidade, mas a falta dele traz depressão, isso sim e certo.

  • Lara M.:

    Certamente, uma pessoa que possui uma vida social e financeira estável, se preocupam menos com as coisas, podendo preencher melhor seu tempo com coisas que as fazem bem. Cada um, tem seu ideal de felicidade. Para muitos o ideal de felicidade são as compras, para outros estar com amigos e familiares, para outros viajar, para outros comer, para outros vencer na vida e etc. Não que uma pessoa que possui uma vida financeira um pouco mais complicada seja infeliz. Muito pelo contrário, a felicidade pode estar também nas coisas mais simples.
    Independentemente de qualquer coisa, o dinheiro é uma necessidade, podendo ou não trazer felicidade. Pois se pensarmos por um lado, dinheiro traz ganancia, corrupção, violência e outras coisas que não estão incluidas no que chamamos de felicidade. A felicidade existe dentro de cada um, basta encontra-la.

  • Mercedes:

    Douglas, vc foi engraçado! Gostei! Rsss

  • Farofa:

    =]

  • Douglas Miranda:

    Farofa

    Cara, eu curto pra caramba fazer o que você descreveu. Já fiz muita trilha de bike, acampei em beira de rio, passei muitos apertos… é bom demais! Não troco tudo que fiz por dinheiro nenhum.
    Eu penso que felicidade é coisa de momento: “você não ‘é’ feliz, mas sim, voce ‘está’ feliz.”
    Deixa morrer alguém que você gosta e eu vou te perguntar: tá feliz? …mas eu sei que você vai ficar feliz se aquela gostosa quiser dar pra você.
    Você mesmo disse que consegue ser feliz com pouca grana, agora imagina estando estável com uma fortuna no banco. Você não precisa sair contando pra todo mundo que tem dinheiro, ou mesmo esbanjar comprando carros e pagando tudo pra Deus e o mundo. Mas você não se preocuparia se perdesse o emprego, ou seja, trabalharia mais tranqüilo e renderia mais; entre diversas outras vantagens.
    Por outro lado eu digo, realmente dinheiro não faz bem para todos. Pricipalmente se for ganhado e não conquistado. A pessoa que consegue contruir e aumentar sua renda pensa diferente daquele que recebe de maneira fácil.
    Portanto, pra finalizar: dinheiro traz felicidade PRA MIM.
    Pra eu ser feliz, preciso de três coisas: dinheiro, mulher e bicho de pé. Por que bicho de pé? Do que adianta ter dinheiro e mulher, se o bicho não fica de pé? rs
    Abraços!!

    • Jhon Dragon:

      Tudo que vc fez querendo ou não o dinheiro lhe proporcionou isso.

  • Farofa:

    Douglas, ninguém me banca, moro sozinho, pago minhas contas, luz, água, gas, tenho que comprar comida, trabalho o dia inteiro das 8 as 6, não disse que minha vida é ser mochileiro, apenas disse que me sinto muito mais feliz fazendo o que gosto (andar de bicicleta é um deles), e não precisa de muito dinheiro para se viajar de bicicleta concorda? as melhores viagens minhas foram levando apenas comida, teve uma vez que durmi num paiol de um sitio a uns 3 km de um camping que estava aberto, cheguei a noitinha, entrei no paiol, e durmi ali, no meio de ferramentas, deu 4 horas da manha eu levantei arrumei tudo, deixei exatamente como havia chegado, e segui para onde eu queria, ninguem viu minha chegada nem saida, durmi no paiol porque não tinha R$15,00 para pagar a noite do camping e já estava bem tarde para retornar para casa, estava cansado e com fome, e havia andado desde as 7 horas da manha.

    Quanto você acha que gastei nessa viagem?
    No máximo 50 rais: 1 garrafa de 2 litros de água (que não comprei, já tinha em casa), 10 pacotes de miojo, 6 barrinhas de cereal, 2 maçãs, e 1 litro de álcool, para acender a espiriteira para fazer os miojos e 2 pacotes de bolacha…

    Onde você viaja por 4 dias (quinta, sexta, sabado e domingo) gastanto apenas 50 reais?

    • Genioso Irreligioso:

      A adrenalina da aventura não tem $$$ que pague! 😉

  • Tano Crazy:

    Blá, blá, blá, dinheiro é bom demais: realmente saúde é poder, vamos proletariado gritar nossos direitos, participar dos lucros das empresas. O dinheiro tá mal distribuído, com os corre com a bola, políticos corruptos, mega sena, que bom seria, enquanto ela chega, se somos amados já somos felizes, mas administrar moedas é foda pessoal. Vamos exigir que ele chegue a nós, gritando nossos direitos, empressários exploradores, trabalhadores sem carteira professional, banqueiros mal paridos, mundo belo apesar deles

  • Mercedes:

    Não traz felicidade. Compra. Dependendo, claro, do que lhe faz feliz.
    Se ser feliz, é andar de bicicleta o dia todo como o nosso amigo Farofa daí de baixo, então que seja. Realmente não precisa do dinheiro. Mas, aparentemente é muito jovem e nessa idade se sonha. Coisa boa também! Mas não enche barriga, não deixa sua casa bonita, não lhe faz viajar e conhecer o mundo, não lhe veste.
    Que não há diferença acima dos 75 mil dólares, é claro que não. A partir dali, é só um…pouco a mais.
    Já tive muuuito dinheiro. Hoje não tenho. Sou feliz agora? Não, sorry. Eu aprecio as boas coisas da vida [aquelas que se compram, claro]. Trabalho? Sim, muuuito. Dia e noite tentando reaver um pouco do que perdemos por conta de roubo. Me traz felicidade isso? Não, nem um pouco. E cansa, acreditem. Ainda mais na idade em que estou.
    Portanto, traz sim. Até saúde. Porque se vc PAGA bons médicos, bons tratamentos terá. Vá ao SUS….e tente ter um tratamento bom….e isso é só um exemplo dentre muitos.

  • Cleyton:

    Já convivi com pessoas que só pensam na próxima refeição e me pareceram muito felizes. Porém saber que terá como pagar suas contas e ter o conforto que o dinheiro proporciona deve sim ajudar na felicidade, desde que a alma e o pensamento estejam prontos pra isso. (Ser feliz é do ser, não do ter.)

  • Douglas Miranda:

    Farofa, quero ver você viver sua felicidade tendo que sustentar uma família. Pra curtir o que você diz ser felicidade, você tem que trabalhar pra sustentar isso. E “isso” custa caro! Sem contar que vai levar a maior parte do seu dia e você vai ficar morto pra ser “feliz” no meio do mato.
    Mas eu não sei se alguém banca você… aí já é outra história. Realmente ganhar na Mega-Sena resolveria seus problemas de ser feliz!

  • José Damasio Ferreira:

    Vocês comentam que dinheiro traz felicidades outros diz que não traz a minha opinião e que dinheiro fas parte de tudo /
    você ja pensou você ter vontade de compra um pâo e não ter o dinheiro, você, descarregar um carro de verdura por 6(seis) reais e não saber se compra um pão ou corta o cabelo ser pobre meu amigo e não viver, sabe porque os mais pobre tem religião, olha porque pensão que vai cair do seu, porque muita gente dis se apega com deus tudo vai ficar bem ele tem um proposito para sua vida e nunca chega este proposito; porque tanta diferença entre o dinheiro e ser feliz, não tem nada a ver, veja na Africo o sofrimento deles e estão todos rindo e o que tem dinheiro de cara fechada mas o riso deles e de tristeza sem pensa no a manhã
    pobre e ser mizeravel e ter dinheiro e ter o seu pão e corte de seu cabelo.

  • Nadja Di Paolo:

    Somos detetores da nossa “chave” da felicidade, admistrar o que ganhamoos. Felicidade é dar-se bem com as pessoas, ter alegria de viver, cultivar o bom senso de humor, ser prestativo, atraente físíca e emocionalemnte. Muito dinheiro, pode ser um empecilho, muita responsabilidade. Näo se necessita ter dinheiro para apreciar a boa música, a natureza.
    A infelicidade sim, é uma doença da mente; com ou sem dinheiro, ela é contagiosa.

  • Farofa:

    Você pode ter todo o dinheiro do mundo, mas tem uma coisa que você não vai conseguir comprar: um DINOSSAURO de verdade

    Eu não gostaria de ganhar na mega sena, a sua vida acaba depois disso, até parece que eu poderia sentar num boteco com meu AMIGOS (amigos de verdade, que não estão nem ai para o meu dinheiro, somente na hora de dividir a cont 😉 )sem ficar com medo de ser assaltado…

    Sei lá, sou muito mais do modo em que esta, é claro que se ganhasse mais seria melhor, mas não preciso de 80 milhões para ser feliz… Para mim a felicidade está em sentar em um barzinho e beber uma cerveja, sair no fim de semana, ir acampar, nadar em uma cachoeira, sentir o vento batento em meu rosto quando estou descendo a serra de bicicleta, desmaiar na cama depois de um dia inteiro andando no meio do mato, isso sim é felicidade!

  • Douglas Miranda:

    Se eu ia “ser” feliz ganhando na Mega-Sena eu não sei. Mas “ficar” feliz eu iria, com certeza.

    Se não me engano o prêmio acumulou em 8 milhões. Eu teria que trabalhar sem gastar um centavo por 33 ANOS pra juntar esse valor. Tá, passa rápido!

  • Ana Paula Camoesas:

    Quem diz que dinheiro traz felicidade,engana-se.Eu já vivi bastante bem de dinheiro e só tive infelicidade.Agora ganho o suficiente para viver razoávelmente,e sou muito mais feliz.Muito dinheiro só traz desgraça

  • Andre:

    claro , uma pessoa que ganha mais q isso , trabalha mais , n deve sobrar mto tempo para fazer as coisas

Deixe seu comentário!