Teia de aranha: dispositivo fabrica como as aranhas

Por , em 2.05.2008
teia de aranha artificial

Teia de aranha artificial?

Foi construído um dispositivo que imita o processo que as aranhas utilizam para criar sua fina, porém super forte, seda.

A esquerda uma micrografia mostra a seda artificial em maiores detalhes. E a outra imagem mostra o grande controle na criação da teia.

Produção artificial de teia de aranha tem sido uma busca incessante para muitos cientistas. A teia é cinco vezes mais forte que o aço com a vantagem de possuir flexibilidade.

Uma equipe alemã que publicou artigo na revista científica PNAS, elucida um pouco sobre o mistério de como as aranhas produzem este material único. A descoberta poderá ajudar a produzir uma nova geração de materiais resistentes e leves para utilização em equipamentos médicos, por exemplo.

As aranhas fabricam suas teias naturalmente como proteínas solúveis em água que são secretadas por certas células. Estas soluções são forçadas através de minúsculos buracos conhecidos como spinneret que perfilam o fio.

A proteína é introduzida por um canal e por dois outros canais é introduzida uma solução salina. O sal força o aglutinamento das proteínas que são forçadas através de um canal estreito que perfila e mistura as fibras. [Fonte]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • Phyllipe Leen:

    O homem aranha está inovando! que bom!
    Rs

  • Lud:

    Alguém mais pensou no Peter Parker e suas teias artificiais…?
    ¬¬

  • Freud Attílio:

    É comunicado que o material mais forte do mundo é o grafeno, 200 vezes mais forte que o aço

  • Davi Camelier:

    Aqui no Brasil também já existem pesquisas sobre o assunto.
    Vi na TV que (não tenho certeza quanto à isso) EMBRAPA já faz um trabalho semelhante e com muito avanço. pena que não lembro o canal e a matéria com exatidão. Mas é muito legal saber como a ciência se evolui baseada na natureza.

Deixe seu comentário!