Distúrbios do sono: dançando enquanto dorme

Por , em 3.05.2011

Essa é a história de Teri Floyd. O que ela faz? Dança enquanto dorme. Sim.

Seu marido não é muito feliz com a situação. Todas as noites, desde que ela era uma pequena criança, isso acontece. Acordar às vezes com os braços no ar, fazendo coreografias complexas (para o lado esquerdo, depois igual para o lado direito…) se tornou algo pior com alguém dormindo ao seu lado.

Aparentemente, é muito irritante acordar noite após noite com sua mulher executando uma dança de balé com o travesseiro; também é irritante acordar com seu marido lhe cotovelando e dizendo “Você está fazendo aquilo de novo”. Ela não saberia, pois Teri raramente se lembra desses episódios.

E o que será exatamente que se passa em seu cérebro, que lhe faz executar movimentos de dança toda noite? Afinal, Terri não é uma grande dançarina durante o dia.

Em suas tentativas de descobrir o que tinha, Terri se deparou com dois suspeitos, possíveis culpados: distúrbio de movimentos rítmicos relacionados ao sono e transtorno do movimento periódico do sono.

O distúrbio de movimentos rítmicos relacionados ao sono é uma condição normalmente observada em bebês e crianças pequenas, que envolve movimentos corporais repetidos, como rolar o corpo, bater as pernas, e até mesmo murmurar ou cantarolar enquanto dorme.

Se você já viu uma criança repetidamente bater sua cabeça na parede ou na cabeceira da cama no meio de um sono gostoso, ela tem esse distúrbio. De modo geral, a maioria das crianças supera naturalmente a condição quando chega à adolescência.

O transtorno de movimento periódico do membro é um distúrbio do sono em que os membros de uma pessoa se movem aleatoriamente enquanto ela dorme, sem causa aparente. Tipicamente, envolve os braços ou pernas. Só ocorre em 4% das pessoas, a maioria delas mulheres.

A condição está ligada à síndrome das pernas inquietas e ocorre geralmente em pessoas com anemia ou deficiência de ferro (Terri tem as duas coisas, devido a uma doença sanguínea que ela teve na adolescência). Há também uma série de outros fatores que podem causá-la, inclusive estresse, exercício, dieta, etc.

Terri suspeita que tenha transtorno de movimento periódico do membro, mas isso nunca lhe incomodou o suficiente para que ela procurasse um médico ou especialista. Então, pelo menos por enquanto, seu marido vai ter que aguentar sua dança sonâmbula.

E você? Suspeita que há algo errado em seu sono? Talvez você não dance, mas quem sabe cotovele, babe, fale sozinho, ou ronque enquanto dorme. Conte-nos sua história. [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

9 comentários

  • Marcelo Silva:

    Meus braços e pernas se movem sozinhos, quando estou começando a dormir.

  • Namie Kashima:

    Minha avó diz que eu começo a falar línguas estranhas anoite …. sinistro kkkkk

  • Lilian:

    Meu marido bate ora os Joelhos ora pernas compassadamente! Ronca as vezes e mexe muito as pernas! No inicio senti medo e até pensei q ele estava com encosto. São 2 h da manhã e vendo ele bater os joelhos, peguei meu iPhone pra pesquisar e achei o site de vcs! Me ajudem! Por favor preciso de mais informações!!!

  • eu:

    eu já fiquei sentada na cama dormindo, e já acordei com roupa diferente. uma vez quando eu tava com febre minha irmã disse que eu acordei a casa aos berros, dizendo “ELES TÃO EM CIMA DE MIM! ELES TÃO EM CIMA DE MIM!” aí ela perguntou quem, e eu disse “OS COBERTORES!” aff

  • theka2:

    boas… desde de pequeno que os meus pais dizem que bato como a cabeça :$ em quanto estou a dormir mas não me lembro de nada…
    gostava de saber se há algum tipo de tratamento para isto
    se alguém saber de algum tratamento diga

    • Wânia Teixeira:

      Conseguiu descobrir? Meu filho sofre desse mesmo problema… tem 4 aninhos e fica a noite toda batendo a cabeça e balançando o corpo.

  • charlie:

    quando vou dormir minha cama esta arrumada mas quando acordo a unica coisa na cama sou eu e o couchão

  • Milena Karla:

    Eu babo,falo sozinha,bato as pernas e os braços,e quando eu danço muito de dia,tbm danço dormindo,kkkkk,agora eu sei que isso existe em outras pessoas tbm…

  • ViniciusD.:

    Eu falo sozinho às vezes, será que é bom procurar um especialista? 😡

Deixe seu comentário!