Doença mortal de pássaros se espalha pelo mundo

Por , em 28.09.2011

Uma doença que está matando pequenos pássaros no Reino Unido se espalhou para a Europa. A doença já foi encontrada na Finlândia, Noruega e Suécia e corre o risco de se mover para mais longe.

A doença, chamada tricomoníase, é causada por um parasita e foi vista pela primeira vez em tentilhões no Reino Unido em 2005. Desde então, os pássaros de pequeno porte da região já caíram até 35%.

A tricomoníase emergiu como uma ameaça muito séria para estas aves, por isso veterinários e ornitólogos devem colaborar para determinar se há uma maior disseminação e se é possível monitorar o impacto do parasita em populações de aves selvagens na Europa.

O parasita que causa a doença, Trichomonas gallinae, já tinha sido encontrado em pombos e os cientistas acreditam que, de alguma forma, foi passado entre outros pássaros.

Os gráficos mostram como a doença mudou-se de municípios centrais e ocidentais na Inglaterra para o leste em 2007, depois para a Finlândia, Noruega e Suécia em 2008, bem como se propaga ainda mais em todo o Reino Unido.

Os pesquisadores acreditam que a migração dos pássaros foi responsável pela propagação.

Enquanto os tentilhões têm sido mais duramente atingidos, a doença também foi diagnosticada em inúmeras outras espécies de aves, incluindo o pardal, já ameaçado de extinção.

A equipe de pesquisa diz que agora é fundamental tentar entender a tricomoníase e controlar a sua propagação. Quando se vê uma queda brusca de população, é mesmo algo com o que se preocupar.

Por isso, os pesquisadores estão pedindo para serem avisados caso qualquer ave apresente os sintomas da doença: vagarosidade, letargia, aparentar estar meio perdida, quase sem voar.

Os surtos tendem a ser mais graves e mais frequentes de agosto a outubro. Embora seja difícil de tratar aves selvagens que sofrem da doença, os pesquisadores dizem que há coisas que as pessoas podem fazer para ajudar a limitar a propagação, como a limpeza regular dos alimentadores, dos pássaros e das superfícies de alimentação. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

12 comentários

  • Celso:

    O que será do meu galinheiro?

  • Rafael:

    como os seres humanos vao controlar a comida de passaros selvagens? Que recomendaçao mais tola!

  • Magda Patalógica:

    Numa cidade do interior, um dia depois da chegada de milhares de andorinhas em migração, houve uma apidemia de gripe.

    Fui

  • marizete assis alves:

    É um fungo ou um Parasita ? A matéria está bem falha, incompleta.
    Obrigada.

    • Nik:

      “A doença, chamada tricomoníase, é causada por um parasita […]”

      Tenso… :\

  • HUGO SM:

    Trichomonas são fungos e não “parasitas”.

    • Amigo:

      Trichomonas gallinae é um protozoário flagelado que parasita o trato digestivo superior de várias aves, incluindo pombos domésticos, frangos e perus.
      http://hdl.handle.net/10183/8611

    • HUGO SM:

      Esta certo “Amigo” fui reler e vi que errei.Sorry

  • wellington goncalves:

    Puxa…sendo assim vamos ter uma invasão de insetos.

  • Fito:

    Será o parasita parente do Trichomonas vaginalis? serão as vaginas doentes a causae de tal mortandade? Passarinhos morrendo… tem haver.

  • Glauco:

    Essa doença não é causada por carne de porco crua?

    • Nik:

      Negativo, mas um pássaro vai ser infectado se predar um pássaro infectado.

Deixe seu comentário!