Médicos podem emendar corações partidos

Por , em 30.03.2009

Pesquisadores estadunidenses estudaram 70 pacientes que sofrem com a “síndrome do coração partido”, uma condição mental reconhecida, causada por eventos estressantes e altamente emocionais.

Todos os pacientes se recuperaram depois de serem tratados com aspirina e com remédios para o coração, mesmo que 20% dessas pessoas fossem consideradas “gravemente doentes”.

De acordo com os condutores da pesquisa, a síndrome do coração partido é causada por uma onda súbita de hormônios que altera o organismo do paciente.

Os sintomas da doença são muito parecidos ao de um ataque do coração – dores no peito e dificuldade de respirar. No entanto, a síndrome do coração partido é temporária e completamente reversível, se for tratada rapidamente.

67% dos pacientes estudados foram expostos, logo antes de desenvolverem a doença, a algum tipo de evento ruim – como perder um membro da família, uma discussão com o marido ou com a esposa, uma doença física severa ou, até mesmo, um acidente de carro.

Eles, então, foram tratados com aspirinas e betabloqueadores (remédios usados para tratamentos relacionados a problemas cardíacos). Mesmo que alguns estivessem “gravemente doentes” e precisassem de um tratamento emergencial, todos eles sobreviveram as primeiras 48 horas (consideradas críticas) e apresentaram uma recuperação completa.

Os pesquisadores também descobriram que, ao contrário dos ataques cardíacos normais, que ocorrem, em sua maioria, no inverno, a síndrome do coração partido acontece mais na primavera e no verão.

De acordo com o condutor das pesquisas, Richard Regnante, alguns acreditam que a síndrome seja uma forma de ataque cardíaco que falha, por alguma razão. Outros acham que é, simplesmente, um problema muscular no coração.

A conexão entre a doença e eventos estressantes parece ser verdadeira, no entanto ainda não foi provada. De acordo com especialistas, ainda há poucos casos que foram estudados profundamente para que essa conclusão seja considerada verdadeira. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!