A dura beleza que escondem as pedreiras de mármore [vídeo]

Por , em 26.10.2014

A beleza é um conceito extremamente subjetivo, mas eu seria capaz de apostar que nem você, nem eu e nem ninguém associaríamos essa palavra a uma pedreira de mármore.

O vídeo que você vai ver a seguir vai mudar seu ponto de vista.

Ele faz parte de um documentário feito pelo cineasta Yuri Ancarani, chamado “II Capo” (O Chefe, em tradução livre). Nele, é mostrado a poesia que existe na extração de mármore, e especialmente como o chefe da pedreira trabalha quase como se fosse um maestro, utilizando a silenciosa linguagem dos gestos e sinais.

A beleza das pedreiras de mármore

Para Yuri Ancarani, “pedreiras de mármore são lugares tão inacreditáveis e surpreendentes que se parecem muito com grandes teatros ou cenários de filmes”. Ele, que passou quase um ano inteiro filmando em Monte Bettolgi, na região de Carrara dos Alpes Apuanos, no noroeste da Itália, foi cativado pelas paisagens inusitadas e quase sobrenaturais das pedreiras de mármore. E com as imagens que ele capturou desses cenários, fez um filme quase hipnótico que passa toda essa fascinação para o expectador.

Para mim, os momentos bastante dramáticos de quando os monumentais blocos de mármore se descolam da montanha e caem no chão, fazendo a terra tremer, são um dos pontos altos desse pequeno trecho. E o que deixa tudo isso ainda mais incrível é esse contraste entre a dureza das pedras e da queda de cada uma delas, com a leveza dos movimentos executados pelo chefe. A forma “como ele pode mover blocos de mármore gigantescos usando enormes escavadeiras, sendo que seus próprios movimentos são leves, precisos e determinados”, como diz o cineasta.

II Capo em exibição

Esse filme faz parte da mostra Artists Films International, um programa itinerante de cinema, vídeo e animação, na Galeria Whitechapel, em Londres.[nowness]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!