Conheça o bacteriófago, o robô mais estranho do mundo

Por , em 18.11.2009

Não tem como negar: o bacteriófago é um dos seres mais interessantes do mundo microscópico. Este tipo de vírus é extremamente especializado, e se liga a uma parte específica das bactérias e injeta seu próprio DNA no hospedeiro. O material genético do bacteriófago, que é “injetado” na bactéria, convence os ribossomos bacteriais que ele têm que produzir as suas proteínas, transformando a bactéria em uma fábrica de novos vírus.

Devido à eficácia do seu funcionamento, médicos já consideraram utilizar o bacteriófago como alternativas a antibióticos. Na antiga União Soviética, a prática já era utilizada, mas hoje só é regulamentada na Geórgia, e ainda passa por testes em outros países. O vírus seria utilizado de forma semelhante a organismos em nanoescala criados em laboratório, que carregam antibióticos ou outras substâncias para serem colocadas em organismos maléficos ou causadores de doença. [Gizmodo]

• rafael:

realmente gente, os fagos são muitos interessantes e isso tira da cabeça de alguns, que vírus e uma coisa malefica ao ser humano.O bactériôfago por si, pode trazer nao so bem mas como curar muitas doenças.

• Mateus:

Eu estudei sobre esse vírus e achei demais ele é muito estranho é como se fosse uma combinação de patas de aranhas com um hamburger em cima

• ItaloXM:

Mas pera, de algum modo é necessário colocar o remédio dentro dos bacteriófagos…vai ser meio dificil colocar em milhões deles pra tratar de um unico milímetro de uma pessoa!

mario, isto acontece naturalmente. Ou seja, as bactérias acabam desenvolvendo resistência contra o vírus, mas ele também se adapta, e surgem novas versões do bacteriófago para os quais as bactérias não estão preparadas. Este é um dos problemas com os bacteríofagos – eles são muito específicos. Se um hospital tem bactérias resistentes a antibióticos, é no esgoto daquele hospital que você vai encontrar o bacteriófago para aquela cepa resistente, mas aquele bacteriófago não vai servir para as bactérias resistentes em outro hospital. Comercialmente ele é um desafio. Talvez o que as empresas consigam vender sejam kits de identificação de bacteriófagos, mas isto não é uma coisa necessária, qualquer biólogo consegue se virar com os equipamentos padrão de um laboratório biológico.

• Darcy Brito:

Meu receio é se houver um erro na duplicação do DNA do bacteriófago e aí não tenhamos como nos defender dele.

• @AtomicBlue:

Eu estudei esse vírus e achei Incrível!

E sempre tive Ódio dessas bactérias que são resistentes a antibióticos, não deixando opções para alguns doentes – a não ser em casos em que há tratamento alternativo.

Taí, então, uma incrível solução!

• mario casprechem:

Eu acredito que isso dara certo durante um tempo porque a a natureza é incrivel,logo havera organismos resistentes a esses virus a natureza é assim mesmo ela cria e se adapta por isso mesmo que existem hoje em dia as superbacterias e isso logo logo sera mais uma barreira que elas superarao e estaremos fortificando um monstro que no futuro podera nos devorar por mais que tentemos nos livrar deles assim como existe o homem que hoje parece um ser indestrutivel podera haver outras criaturas no futuro que poderao ser assim.

• Tank:

Daqui a pouco o filme Eu Sou a Lenda se torna realidade…

• Paulo Vinícius:

Legal. Espero que assim as doenças sejam curadas mais rápido.

• César:

Por incrível que pareça, pode substituir os antibióticos e acabar com as super-bactérias, aquelas que os médicos não conseguem matar.