Como submergir sua mão em chumbo derretido sem queimar-se

Por , em 6.08.2012

Você pode enfiar a mão em chumbo derretido e tirá-la em seguida sem nenhuma queimadura? Mas será que isto é possível? A temperatura de fusão do chumbo é de 327,4° Celsius, e se algo tão quente assim cair sobre sua pele, deve causar uma queimadura bem séria.

Tudo indica, então, que isso é um mito. Mas aí você fica sabendo do efeito Leidenfrost. Resumidamente, o efeito Leidenfrost acontece quando a água entra em contato com uma superfície muito quente, a temperaturas muito superiores à de ebulição.

Nesta situação, a camada de água que entra em contato com a superfície quente ferve quase instantaneamente, e forma uma película de vapor. Só que o vapor é um isolante térmico. Esta película vai, então, proteger o resto da água.

Uma das demonstrações do efeito Leidenfrost pode ser feita com uma frigideira quente. Você pinga uma gota de água sobre a superfície quente, e a gota, em vez de se transformar toda em vapor instantaneamente, fica correndo para lá e para cá, flutuando sobre um pequeno colchão de vapor e levando alguns segundos para se consumir.

Então, se você molhar bastante a tua mão antes de mergulhar no chumbo derretido, vai ganhar uma “luva” de vapor que vai te proteger da alta temperatura do chumbo. E por quanto tempo dura esta proteção? Aparentemente, bem pouco tempo: mesmo com a película de vapor de proteção, a água evapora rapidamente.

Melhor deixar o chumbo derretido em paz. Se algo der errado, você vai ter queimaduras além de dolorosas. Só pra você ter uma ideia, se derrubar sem querer o vasilhame com o chumbo derretido, onde ele tocar, vai abrir um buraco. Entendeu?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

3 comentários

  • Wesley Bruno Jesus Souza:

    Na descrição. ” É possível mergulhar a mão em chumbo derretido, e nem se queimar? A resposta é surpreendente [mas não tente isso em casa!]” Como diabos eu vou ter chumbo derretido em casa, tenho cara de Phineas e Pherb?

    • Luis Mendes:

      é bem fácil derreter chumbo, já fiz isso algumas vezes (derreter chumbo), é só por chumbo num recipiente de metal e levar para o fogão, só.
      e chumbo não é impossível de se achar

  • Stéphano Freitas:

    Legal, eu sempre quis saber a explicação da gota d’água na frigideira!

Deixe seu comentário!