E se o sol tivesse a metade de seu tamanho?

Por , em 25.05.2011

Em poucas palavras, a vida não existiria – pelo menos não do jeito como a conhecemos.

A temperatura, a cor e o diâmetro do sol são determinados pela sua massa. Estrelas maiores são mais quentes e mais azuis do que o nosso sol branco-amarelado, enquanto estrelas menores são mais frias e vermelhas.

As estrelas anãs vermelhas – o que o sol seria nessa situação hipotética – proporcionam uma estreita “zona habitável” (área ao redor da estrela na qual a água líquida pode fluir na superfície de um planeta). A Terra está na zona habitável do nosso sol, por exemplo, enquanto Vênus está muito próximo e Marte se localiza bem na borda exterior da zona.

No caso do tamanho do sol se reduzir pela metade, a zona habitável mudaria para mais perto da estrela. Isso significa que, se a órbita terrestre permanecesse à mesma distância, a nossa água congelaria. Por outro lado, o planeta Mercúrio, cerca de dois terços mais perto do sol do que a Terra, estaria no lugar certo para abrigar vida.

Existe uma discussão sobre quão habitáveis as zonas produzidas por estrelas anãs vermelhas podem ser. Astros menores produzem explosões de radiação frequentes, o que poderia bombardear os planetas próximos a eles. Esses mundos poderiam também se tornar “presos” ao sol – como a nossa Lua é à Terra, por exemplo – e apresentar, consequentemente, um hemisfério eternamente quente e outro permanentemente escuro.

Mas se de alguma forma a vida conseguisse se manter, as plantas, por exemplo, “provavelmente seriam pretas aos nossos olhos, absorvendo o máximo de luz possível de sua estrela vermelha para conseguir realizar a fotossíntese”, explica Comins Neil, professor de física na Universidade de Maine, Estados Unidos. A maioria das plantas terrestres refletem luz e, assim, renunciam a uma parcela significativa de luz.[Life’sLittleMysteries]

• Oestudante:

Tão parecendo crianças. Foquem na ciência se estiverem estudando ciência, foquem em Jesus quando estudarem bíblia

E imaginem: Se vocês morressem, não encontrassem nenhum Deus ou diabo? Ficariam decepcionados por se cegar por um Deus/Diabo que não existe?Revivessem e fossem mortos por tentar provar que deu não existe? Objetivo da ciência ou é matar Deus…ou provar que ele não existe. Quando alguém dá benção para os filhos nenhum brilho mágico ilumina o lugar.Quando rezam nenhuma luz mágica ilumina a igreja. Agora chega. Acreditem no que quiser, mas se foquem no assunto poxa.

• Ricardo Urquiz:

Caramba, o pessoal vem apenas ler uma matérias interessante, as vezes vai ler os comentários para ver onde está a pauta. E me deparo somente com discussão de religião, será que não da pra parar com isso? Sou ateu e nem por isso fico falando asneiras.
    Critiquem sobre a matéria, se alguém postou algo de deus e bla bla bla, deixa pra lá. Foquem!

• MAGOADO:

É pessoal mesmo….tinham que colocar uns bonecos animados
    de cada assinante do site para brigarem entre eles!!!
    EU IA ASSISTIR DE CAMAROTE …!

• Nicke:

Porque existe sempre um religioso troll comentando nesse site de ciência…

Regra simples: Se vc não sabe nada a respeito do assunto, faça um favor a vc mesmo, não escreva nada nem clique em “Enviar”.
    Lembre-se: Você não é um sábio, vc não é a pessoa mais correta do mundo e sua opinião nem sempre vale a pena de ser lida, vc apenas tem acesso à internet…

• Baw:

Sei que o comentário do Nicke parece meio groceiro, mas entendo bem como ele se sente.
      Toda vez aparece algum sábio que ignora os anos e anos de estudo das pessoas que fazem as pesquisas e tecnologias, dizendo que tá tudo errado sem apresentar a mínima fundamentação.

Conhecimento é uma coisa que se busca eternamente, não um conjunto de idéias que a gente enfia na cabeça e não tira mais.

EP,
    Então se você tem uma resposta fácil, eu gostaria de saber qual é. Por favor não me deixe na ignorância.

• EP:

Em algum momento eu disse que tinha a resposta fácil?

• Baw:

Nem todas as perguntas já possuem resposta.

A diferença é que pra os ateus admitir que não se sabe alguma coisa não é errado ou terrivelmente assustador.
      Os religiosos chamam as forças e fatos do universo ainda desconhecidos de Deus.

• EP:

A lógica não é o forte dos ateístas? Os ateus não lem um livro de milhares de anos atrás e logo acatam o que está escrito como verdade. A lógica verdadeira é sair por aí adquirindo conhecimento, sendo sensato, e principalmente sabendo aceitar a opinião dos outros.

Do mesmo jeito que não quero mudar a opinião de vocês, espero que vocês não queiram mudar a minha. A minha opinião já está formada, e não foi uma opinião que formei da noite pro dia. Então, se quiserem argumentar, argumentem, pois adquiri conhecimento e experiências em relação a este tema que me permitem continuar uma boa discussão.

• Adrano:

Eu sou ateu porque não há evidência para a existência de Deus. Isso deve ser tudo o que se precisa dizer sobre isso: sem evidência, sem crença.

• triste:

Ouvi uma mensagem antes que quero te passar,me mostre uma mãe que perdeu seu filho que seu ceticismo conseguiu confortar que eu lhe darei milhares de mãe que Deus conseguiu confortar. DR. Bezerra de Menezes

Eu acho que o negócio é mais complicado do que o exposto no artigo: não foi considerada, por exemplo, a força da gravidade – que tem um papel fundamental para a zona habitável –.

é triste ver comentários religiosos em um texto tão sério e direto como esse…

• willian:

A vida transborda em todo o universo.

• ShadowsAV:

Se o sol fosse menor é bem provável que nosso planeta não tivesse sido capturado pela sua gravidade, logo não existiria vida nesse planeta. Pouco importaria ele, o sol, ou essa pergunta da postagem, afinal, não estaríamos aqui.

• EP:

Sem querer ser chato, mas acreditar que tudo isso foi feito por um “Criador”, é simplesmente querer dar as respostas mais fáceis para as perguntas mais difíceis. Por exemplo, “Deus te deu essa doença pois ele tem um plano na sua vida”. Deus faz pessoas sofrerem para depois provarem a felicidade?

Então se querem acreditar em um Deus, acreditem, mas não deixem se cegar por causa dele. Saibam que conhecimento é vida e progresso.

Você não sabe o que fala, pois Deus não interfere no livre arbítrio.

Cara, você pego pesado com esse exemplo

Ele não pegou pesado em nada, ele só é ignorante no assunto. Não sei onde tirou essa idéia que Deus faz as pessoas adoecerem.

• Marcos Souza:

Ora… Quando alguem se cura de uma doença vocês teístas costumam dizer que foi pela vontade de Deus não é ?

Então se o Manoel pega uma doença e Deus não cura ele… em outras palavras é o mesmo que dizer que Deus fez ele adoecer não é? isso é lógico…

Ops, esqueci que lógica não é o forte da maioria dos teístas.. mals ae…

• Vivian:

Olha, eu acho que Deus criou tudo, mas não acho que ele interfira nada na gente, nem pra pior e muito menos pra melhor.

Se o sol tivesse a metade do seu tamanho, todo o resto seria proporcional e tudo estaria perfeito como é hoje.
    O processo para criação dos sistemas, das galáxias e tudo o mais é sempre um processo ‘inteligente’ do Criador.

• prego.mestre:

..do Criador de discórdia!