É seguro fazer doações via mensagem de texto?

Por , em 22.06.2010

Você já fez alguma doação para uma instituição de caridade? Como? Por telefone? Agora há um jeito ainda mais prático de fazer doações que está se tornando popular: via SMS (mensagens de texto). Mas será que, apesar de ser mais prática, essa forma de doação é segura?

Doar via SMS é, realmente, muito fácil. Você apenas digita uma palavra – “HAITI”, por exemplo – e manda para um número específico para fazer a sua doação. O dinheiro doado aparece, depois, na sua conta. Esse tipo de doação já está sendo usada há alguns anos, mas ficou mais popular após o desastre no Haiti.

A doação via SMS facilita a vida do público jovem que quer fazer doações, por sua praticidade e, também, por que o dinheiro “cobrado” é menos significativo do que outras formas de doação.

Mas antes de fazer a sua caridade do dia, tenha certeza de que você está doando seu dinheiro para uma instituição de caridade legítima. Fique desconfiado de instituições das quais você nunca ouviu falar e que tentam contato com você diretamente por mensagens de texto.

Normalmente, as instituições de verdade fazem “propaganda” do serviço de doação por SMS no rádio ou na TV.

Também é válido saber se você está doando diretamente para a instituição ou para um grupo que pede o dinheiro e depois repassa para a instituição. No segundo caso, o grupo normalmente pega um pouco da sua doação e repassa menos dinheiro para as pessoas que estão necessitadas.

Tenha certeza se a sua doação é “de uma única vez” ou se ela vai aparecer na sua conta todo mês.

Outro grande problema é o tempo que a sua doação demora para chegar ao local destinado. As doações do Haiti demoraram cerca de 60 dias para chegar às pessoas que estavam precisando. [PC World de julho 2010]

1 comentário

  • Douglas Miranda:

    Até pra ajudar hoje em dia a gente tem que tomar cuidado. Às vezes você pode acabar ajudando alguém que não necessita.

    Certa vez (é verdade!) meu pai ajudou dois caras a empurrar um carro pra pegar no tranco… quando foi ver, o carro era do nosso vizinho. Resumo: meu pai ajudou a furtarem o carro!
    E o que isso tem a ver com o tópico? Não sei. Mas foi mó legal.

Deixe seu comentário!