Como cuidar das baterias de seus aparelhos

Por , em 25.02.2010

Baterias são simples de serem usadas, mas cuidar delas para que elas durem bastante tempo pode parecer difícil. Reunimos algumas dicas para deixá-las em forma:

Celulares

A maior parte das baterias de celulares é de íons de lítio. Normalmente, ela consegue agüentar seis horas de ligações ininterruptas antes de descarregar. A lenda é que para carregar essa bateria você deve esperar até que ela se esgote completamente. Mas a verdade é que esse tipo de bateria pode ser recarregado na hora em que você desejar, não importa se descarregada ou se está parcialmente carregada. Aliás, cada vez que a bateria chega a zero e precisa ser completamente carregada, ela perde um pouco de sua capacidade, então não deixe que isso aconteça frequentemente. No passado, baterias de níquel eram usadas em celulares e, essas sim, podiam ficar viciadas.

Laptops

Assim como celulares, computadores portáteis são “movidos” a baterias de lítio. A única diferença é que as baterias dos laptops ficam gastas mais rápido, por causa do calor do próprio aparelho. Durante o uso, a temperatura de seu computador pode chegar à 45º. Celsius. De acordo com especialistas, a temperatura aumenta quando, além da bateria estar carregada, você pluga o computador na tomada. Então a solução é usar somente a bateria e carregá-la quando necessário ou, quando for plugar o notebook na tomada, retirar a bateria.

AA ou AAA

Como saber se é melhor comprar pilhas normais ou recarregáveis? Apesar de haver uma diferença química entre essas baterias (que permite que uma seja recarregável enquanto a outra só pode ser usada uma vez) não há diferença na performance do aparelho com um tipo ou com outro. Mas os especialistas recomendam não usar nenhum tipo para sua máquina fotográfica e, sim, procurar uma câmera com bateria. As pilhas se degradam muito rápido por causa do flash e, apesar de não serem tão caras, acabam causando dano ambiental, pois são tóxicas. [LiveScience]

18 comentários

  • Peter:

    O NOTEBOOK FUNCIONA PELA BATERIA, ELE USA ENERGIA DA BATERIA SIM, MESMO LIGADO NA REDE ELÉTRICA, ELA SÓ ENTRA EM CONTATO QUANDO SEU NÍVEL FICA BAIXO, ENTÃO ENTENDO QUE ELA NÃO ESTEJA SEMPRE LIGADA EM CARGA. PELO MENOS PARECE QUE O MEU FAZ ISSO.

    • Dcavalcante:

      É fácil saber…tire a bateria do Notebook e ver se ele liga apenas conectado no carregador. Pode ser que alguns não funcionem, o meu sim.

  • Vagner Lui:

    O interessante mesmo seria se as empresas de eletroeletrônico fizessem seus produtos já com baterias embutidas, pois assim não ia precisar de comprar pilhas, mas parece que eles estão esperando a natureza responder, para que venham tomar alguma providência contra isso.

  • Bah:

    Pessoal …ligaçoes faz com que a bateria se desgasti mas rapido?

    eu falei quase o dia todooo e foi metade dela :s

  • papabaterias:

    Isso aí das baterias AA ou AAA tem um erro !
    Baterias AA são maiores que as baterias AAA, e nos 2 casos podem ser normais ou recarregáveis.Não é o AA ou AAA que diz se as baterias são normais ou recarregáveis :)!

    • Felipe Gomes:

      Não, cara, AA ou AAA é o tópico, quer dizer que no paragrafo abaixo ele vai falar sobre esses dois tipos de baterias, e não sobre a diferença entre elas! 😉

  • rhodão medeiros:

    Sei que esse problema já é velho, o que é revoltante é que a industria moderniza cada vez mais os celulares , porem as baterias continuam as mesma “toscas” de sempre… vi uma reportagem recentemente do que , a industria de celulares fez para vender cada vez mais celulares no continente africano( que quase não possui energia eletrica) … é engraçado que lá eles desenvolveram celulares que recarregam suas baterias automaticamente com energia solar , oportuno isso heim?para não dizer enteresseiro, né?

  • Davi Dalben:

    Também discordo da informação sobre baterias de notebook. Segundo reportagem do Olhar Eletrônico, o ciclo de vida de uma bateria se dá pela quantidade de cargas e descargas que ela sofre. E, como ela tem um processador interno para controlar essas operações (o mesmo que fornece ao computador e ao celular as informações sobre o nível de carga da bateria), guardá-la desconectada faz com que ela perca a carga lentamente, já que esse processador continua ativo.
    Assim, como a vida útil se dá pela quantidade de cargas e descargas, o ideal é não deixar que ela se descarregue, mantendo o equipamento conectado na tomada e com a bateria em seu lugar o maior tempo possível.
    E, se tiver que guardá-la, que seja carregada, para que o processador interno continue funcionando sem interrupções. Mas ela vai se descarregar exatamente por isso.

  • Andrea:

    A informação de usar o laptop na tomada e tirar a bateria está errada. Inclusive o que mais recomenda no manual do notebook é que não retire a bateria do notebook quando usa o mesmo na tomada. A bateria é uma medida de segurança para queda de energia ou outros fatores.

  • Charles:

    Péssima idéia essa de manter o notebook conectado na tomada sem bateria. Se faltar energia, vc perde seu trabalho e corre o risco de até mesmo perder o HD (desligando de repente pode fazer a agulha de leitura bater na superfície dele, danificando-o)

  • alexandre:

    as pessoas querem qualidade e não quantidade. portanto se esforcem para tal

  • Fernando Antonio Gomes Ribeiro:

    Artigo mais fraco que pilha meia-boca…

  • Rogério:

    sobre deixar o notebook ligado na tomada sem a bateria… isso é errado, pois alem de “gastar” os contatos da bateria e do notebook… ela foi feita para ser ligado junto ao notebook (independente de está na corrente alternada ou não. o que ajuda é deixar o carregador longe da bateria (indução térmica). e o calor gerado pelo uso do computador vai ser o mesmo independente de estar usando na tomada, ou bateria.
    e também o que ajudar a dissipar o calor, é usar uma base para notebook (uma base com geralmente dois coolers ligados), ou uma superficie fria (como pedra) e manter as laterais do notebook com espaço suficiente (minimo 20 cm de cada lado) para que a dissipação do calor pelos coolers internos do notebook possam “jogar” o calor para fora e para longe

  • Ruben Zevallos Jr.:

    A idéia era dizer como cuidar… um cuidado básico, já que os aparelhos já vem com seus equipamentos de carga… e o que foi dito é certo, as baterias de lítio quando esquetam degradam mais rápido e quanto mais carga melhor.

  • vb:

    Não gostei, muito fraco, concordo c/ Antonio Celso da cidade de Limeira.

  • Vítor Luís:

    Fraco!
    Muito pobre!

  • Tiago:

    Haha, a matéria traz somente 10% dos detalhes de uma bateria, muito superficial, há muito mais coisas envolvidas do que foi colocado aqui!

  • Luiz Carlos:

    Gente, esse e um site sobre eletronica?
    Gostei da materia, essa historia de esperar descarregar pra carregar de novo e uma lenda bem presente.
    E so pra acrescentar, bateria tem mais de uma celula e pilha somente uma, portanto, prestem atenção a todos os detalhes…
    rs…

Deixe seu comentário!