Elefantes têm mesmo medo de ratos?

Por , em 13.05.2011

Ao assistir desenhos animados, filmes para crianças ou lendo histórias infantis, você já deve ter se deparado com a imagem de um elefante que tem medo de um rato. Provavelmente você já se perguntou se existe realidade nessa história ou se não passa de um mito. Pois bem, a resposta é: mais ou menos. Os elefantes de fato podem se assustar com a presença de ratos por perto, mas não tem a ver propriamente com o fato de serem ratos ou de algum mal que só eles possam fazer aos elefantes.

Um mito zoológico, muito difundido, é que os elefantes temem que o rato possa subir pela tromba do animal. Segundo o especialista em elefantes Richard Lair, isso não tem fundamento: se um rato tentasse escalar a tromba do elefante, seria facilmente expelido com qualquer movimento.

Seria correto dizer, como explica Lair, que eles se assustam com o movimento brusco de animais pequenos. Como estes gigantes da selva têm uma visão fraca, raramente conseguem enxergar com exatidão um animal de pequeno porte que estiver perto deles. Não precisam ser necessariamente ratos. Em uma reserva natural que abriga elefantes, na Tailândia, foi observado que um cachorro passou correndo e latindo em volta de um elefante e o bicho entrou em pânico devido aos movimentos rápidos e barulhentos aos seus pés.

Integrantes de um circo resolveram colocar à prova, em 2006, se os ratos por si próprios exerciam alguma mudança nos elefantes. Colocaram o pequeno animal, parado, às vistas do elefante, que não demonstrou nenhuma reação. Um observador dessa cena notou que os elefantes “pareciam apenas entediados” ao ver o rato, ou seja; a história do medo é mesmo só uma lenda. [Life’s Little Mysteries]

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

13 comentários

  • yagor ribeiro:

    hahahahahha, destruiram minha infancia, nunca mais assistirei dumbo ou tom e jerry com a mesma graça :S

  • Pedro Vaz_De_Angola:

    Eu odeio, ratos, baratas, + tão tenho medo deles, claro. Mas tem um bicho que é Horrorento, eu mesmo sinto pavor, qndo está por perto de mim: A LAGARTIXA!

  • Roberto:

    Elefantes podem ser comparados a países grandes e ratos podem ser comparados a uma pequena nação, porém destemida. Penso que seja isso que Disney queria passar aos leitores. E quanto ao homem (melhor dizendo, a mulherdo gênero), por que tem medo de barata?

  • mmm:

    legal

  • gloria:

    Os desenhos da Disney são pura burrice ,vi num gibi do super pateta q p\ ele ficar forte ele descia voando sobre uma plantação de amendoim e os colhia como se colhe feijões em vagens e os comia .Errado! amendoim ñ dá em vagens dependurada nas plantinhas, o amendoim dá em vagens dentro do chão igual batatas, quando a florzinha brota do chão saindo das raízes agente aterra o, pavio da florzinha p\ nascer as vagens embaixo da terra.P\colhe-los é preciso arrancar as vagens q saem sujas de terras como batatas, inhames ou outros tuberculos.

  • HUGO SM:

    A DISNEY tem um histórico terrível de condicionamento subliminal,e em este caso especificamente esses desenhos foram criados durante a 2ª guerra.
    Alguém percebe algum paralelo entre o ridículo do “gigante” ter medo do “minusculo” e a reação inconsciente que esto provoca?

  • Thúlio Moura:

    puta mentira. Os caçadores de Mitos ja realizaram esse teste e foi confirmado que elefantes possuem medo de rato. Esses teste feito por integrantes do circo, com elefantes do circo, no minimo, os elefantes ja estavam acustumados com ratos.

    • Thúlio Moura:

      por que o comentário negativo em mim? Falei sério.

      A historia que “um cara do circo testou e etc…” no minimo nao foi feito com elefantes selvagens.

      Já o dos caçadares de mitos foi feito com elefantes selvagens e com contra testes.

      segue o link: http://www.dailymotion.com/video/x3k5pe_mouse-v-elephant_fun

      Não falando mal da galera do circo, mas no minimo eles nao tiveram embasamento cientifico nenhum.

    • Zoron:

      Também pude ver este episódio dos caçadores de mitos. Mas não é exatamente medo, no entanto os elefantes evitam de qualquer maneira passar perto de um ratinho.
      Talvez seja como está explicando o texto acima. Mas dizer que um elefante tem pouca visão….isso só o elefante sabe.

  • Christian:

    Muito mito na sociedade,só para iludir o povo, pergunto pra que isso?

  • leonardo:

    Esses ratos da disney
    hehe

  • DouglasLK:

    Os desenhos da Disney são campeões em criar esteriótipos.

  • Lucas:

    Mas como quase sempre, os desenhos exageram demasiadamente

Deixe seu comentário!