No começo de ano, as pessoas se esforçam mais para seguir resoluções à risca, como emagrecer rápido. É comum iniciarmos uma dieta cheia de restrições e, quando percebemos, já estamos atacando um pedaço de bolo ou vários brigadeiros em uma festa. Ao invés de tentar emagrecer com dietas “tudo ou nada”, especialistas recomendam pequenas mudanças saudáveis na rotina. Isso pode fazer com que você emagreça mais do que imagina.
Selecionamos algumas dicas para você perder peso rapidamente, sem precisar passar por situações extremas. Elas vêm de entrevistas feitas pela revista Health com vários leitores norte-americanos que contaram seus segredos para perder 5, 15 e até 27 quilos.
Como emagrecer rápido
16. Coma em casa
Em restaurantes, sempre há muitas opções de comidas gostosas, mas pouco saudáveis. É muito difícil resistir, principalmente quando estamos cercados de pessoas que estão pedindo porções de batata frita e sobremesas muito calóricas.
» Crianças consomem mais calorias extras fora de casa
Para não cair em tentação, coma em casa. “Eu costumava comer em restaurantes até nove vezes por semana! Agora, como apenas uma vez por semana fora de casa e peço frango grelhado, ao invés de um grande prato de macarrão. Com isso, eu perdi 9 quilos em um mês”, conta Kerri Butler, moradora de Joplin (Missouri, EUA).
15. Vai ao mercado? Esqueça as guloseimas
Chocolate, pipoca, pacote de salgadinhos… Nada disso deve entrar na sua lista de compras. “Eu alcancei o peso que desejava quando parei de comprar lanches no supermercado. Quando eu queria uma barra de chocolate, eu tinha que voltar para comprar. Esse transtorno geralmente fazia com que eu desistisse do meu desejo”, aconselha Heather Del Baso, leitora da Health.
» 10 atitudes que acabam com sua dieta
14. Não pule o café da manhã
Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. E, além de tudo, acredite, esse lanche da manhã ajuda a emagrecer. Isso porque algumas calorias ingeridas no início do dia afetam a maneira com que seu corpo recebe o alimento ingerido depois.
O ideal é comer alimentos saudáveis que somem até 300 calorias. Uma mistura de proteínas e cereais integrais é uma boa aposta. Um sanduíche reforçado ou uma fruta faz com que muitas pessoas sintam menos fome durante o resto do dia.
13. Corra!
Quer entrar naquela sua calça justinha novamente? Comece a correr. Apenas 30 minutos de dedicação diária pode fazer com que você perca seus quilinhos extras. Até mesmo andar rápido quando estiver indo ao trabalho queima muitas calorias.
12. Faça uma limpa no armário
Limpe completamente sua despensa e tire todos os alimentos que não são saudáveis e que você anda abusando. No lugar do sorvete, biscoito, salgadinho, coloque lanches de baixa caloria, como cereais integrais ou sementes de girassol. Na próxima vez que for ao mercado, você vai começar a fazer melhores escolhas automaticamente.
» Emagreça sem sacrifício! Dessa vez é sério!
11. Happy hour saudável
Depois do trabalho, vários grupos de amigos vão tomar uma cervejinha gelada para descansar. Some isso a uma porção de batata frita e diga adeus a sua dieta. Se você tem colegas de trabalho que também querem perder peso, convide-os para caminhadas e corridas depois do trabalho.
10. Exercite-se ouvindo música
Escolha suas músicas preferidas e faça exercícios ouvindo elas. “As músicas do meu iPod me energizam, permitem que eu corra com mais velocidade. E como eu quero ouvir toda a lista de músicas, meus treinos são mais longos agora”, conta Kara Marshall, que perdeu 6 quilos.
9. Abuse dos vegetais
Se você não é muito fã de vegetais, adicione-os em outras comidas que você gosta. Por exemplo, ao invés de comer uma pizza de calabresa, opte por uma de rúcula e pimentão. Você vai descobrir que legumes são tão gostosos que nem vai se lembrar de comidas super gordurosas! Veja aqui 6 outros alimentos que acabam com os pneuzinhos.
8. Aproveite seu tempo
Tente encaixar pequenos exercícios sempre que possível, como fazer polichinelos ou flexões durante os comerciais de televisão. E porque não dançar enquanto lava a louça? Se alguém te ver pode achar estranho, mas será surpreendente quando você entrar naquele vestido que já não cabia mais.
7. Ioga
Se academias não te atraem, uma boa opção é o ioga. “O ioga foi muito bom para eu melhorar minha relação com a comida e com meu corpo. Agora, o número das calças que eu uso diminuiu, e minha celulite desapareceu”, diz Jessica Nicklos.
6. Escolha porções pequenas
Opte por porções pequenas de comida, e não exagere no número de porções. Por exemplo, se você for a um restaurante fast food, ao invés de pedir uma porção de batatas fritas e uma pequena porção de nuggets de frango, escolha apenas uma delas.
5. Guarde espaço para a sobremesa
Se você não consegue resistir aos doces, coma lanches e refeições saudáveis e com poucas calorias. Assim, vai sobrar espaço para um pedaço de chocolate ou um copo de vinho ao fim da noite.
4. Comece uma nova aula
Pode ser dança ou pilates. Escolha uma aula nova na academia e comece a frequentar. Dançar regularmente, por exemplo, tonifica os músculos e mantém um peso saudável.
3. Não coma muito durante a noite
Estabeleça um horário máximo para parar de comer. Apesar de não haver evidências concretas de que comer antes de dormir engorde, muitas pessoas comem a maioria das calorias do dia durante a noite.
2. Leve o Totó para passear
Se você tem um cachorro, leve ele para caminhar todos os dias, mesmo que seja por apenas dez minutos ao redor do quarteirão. Quando você ver a carinha empolgada do seu cachorro no fim da tarde, não vai ter desculpas para não sair de casa e se exercitar com ele. [Health]
1. Anote TUDO que comer usando o celular ou papel e caneta
Manter um diário alimentar é uma das maneiras comprovamente mais eficazes de emagrecer. Ele deixa você consciente de tudo o que come e permite identificar onde, quando e quanto comete os excessos. Você ganha a responsabilidade de eliminar as calorias extras com conhecimento.
Smartphones já são onipresentes e uma excelente oportunidade para emagrecer de maneira inteligente. O Nutrabem é um aplicativo disponível nas plataformas Android (grátis) e iTunes (um dólar) que permite você registrar absolutamente todas as calorias consumidas durante o dia com boa precisão.
Se você não tem um smartphone pode fazer a dieta dos pontos, com os bons e velhos papel e caneta.