Emagrecimento: 30 minutos de treino é melhor do que uma hora

Por , em 24.08.2012

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, realizada pelo IBGE e pelo Ministério da Saúde, 48% das mulheres e 50% dos homens brasileiros se encontram com excesso de peso, sendo que 16,9% das mulheres e 12,5% dos homens são obesos.

Os números são preocupantes, especialmente por que estão aumentando, mas uma solução simples pode reverter essa tendência: apenas 30 minutos de exercício por dia.

Um novo estudo da Universidade de Copenhague (Dinamarca) descobriu que 30 minutos de treinamento diário é igualmente eficaz à uma hora de treino diário. Na verdade, os participantes do estudo que treinaram apenas meia hora perderam mais peso, embora os cientistas não saibam dizer por quê.

De qualquer forma, a conclusão é de que meia hora diária é suficiente para “reverter” a epidemia da obesidade.
60 homens dinamarqueses, considerados “pesados, mas saudáveis”, e que queriam ficar em forma e perder peso ao longo de três meses participaram da pesquisa.

Metade deles foi convidada a se exercitar por uma hora por dia, usando um monitor de frequência cardíaca e contador de calorias, enquanto o segundo grupo só teve de suar por 30 minutos. Os exercícios incluíam pedalar, correr e remar.

Todas as sessões de treinamento foram planejadas para produzir suor, mas de forma leve. No entanto, era esperado que os participantes aumentassem a intensidade do exercício três vezes por semana.

Os pesquisadores concluíram que apenas 30 minutos de exercício duro a ponto de produzir suor foi o suficiente para virar o jogo e dar aos homens um índice de massa corporal saudável.

As surpresas

A surpresa do estudo foi que os participantes dos 30 minutos por dia queimaram mais calorias do que deveriam em relação ao programa de treinamento que foi estabelecido para eles.

Já os participantes do treino de uma hora perderam muito pouco peso em relação à energia que queimaram. Na verdade, o grupo da meia hora perdeu quase um quilo a mais que o grupo que tecnicamente deveria ter se exercitado mais.

Os pesquisadores concluíram que treinar por meia hora é tão eficaz quanto por uma hora, já que essa meia hora a mais não trouxe nenhum benefício adicional aos homens.

Agora, porque os participantes que treinaram mais perderam menos peso, é um mistério. Os cientistas sugerem que os homens das sessões de 30 minutos podem ter treinado um pouco mais por conta, porque não se cansavam tanto ao final de cada sessão. Além disso, os que se exercitavam mais podem ter comido mais também.

De qualquer forma, se você não tem tempo, mas quer emagrecer, 30 minutos de exercício por dia parece bastante razoável e eficaz. Não custa tentar.[ObesidadeBrasil, Telegraph, Abeso]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • aguiarubra:

    Vou testar prá ver se dá certo.

  • Guilherme Ferreira:

    Essa pesquisa está cheia de meia verdades… Como já foi dito, se não houver um controle da ingestão calórica entre os participantes e também o controle dos exercícios praticados por cada um, sem contar uma avaliação física da massa muscular antes e depois dos treinamentos, não vale de muita coisa.

    Boa dose de sensacionalismo ai.

    Anyway… 30 minutos é melhor que 0 minutos.

  • Teresa Gonçalves Padilha:

    interessante essa pesquisa, isso demonstra que para sair desse triste quadro da obesidade não precisa se fazer tanto esforço apenas meia hora, além do que é prazeroso eu pratico diariamente e mantenho o meu peso… vamos lá, praticar exercícios para entrar em forma!

  • jodeja:

    Depende do tipo de exercício, se você ficar apenas sentado e, cada vez que lhe oferecerem comida, fizer um pequeno exercício com a cabeça, da direita para a esquerda e depois ao contrário, emagrecerá!

  • alberto avila:

    Na minha opinião o que ocorreu é que: Quem se exercitou por 30 min perdeu peso e quem se exercitou por 1 hora perdeu peso, mas adquiriu massa muscular, que pesa mais que massa gorda.

  • Debora Delpine:

    Gostei do artigo, vou republicá-lo no meu blog Emagrecer com Saúde é Fácil, posso ? http://emagrecercomsaudeefacil.blogspot.com.br

  • Anderson Araujo:

    “Além disso, os que se exercitavam mais podem ter comido mais também.”

    Essa pesquisa falhou duramente aqui. O ideal era manter níveis de consumo calórico diários iguais nos dois grupos, mas deu a entender que cada um comesse o que quiser. Lógico que se eu faço mais exercício por dia, meu metabolismo e fome aumentam fazendo eu querer comer mais.

Deixe seu comentário!