Como a imaginação pode ajudar a emagrecer

Por , em 13.12.2010

Morrendo de vontade de comer um doce? Não consegue se controlar para emagrecer? Cientistas podem ter criado uma estratégia que vai lhe ajudar a comer menos: mergulhe fundo na sua mente, e imagine cada mordida do que quer comer.

As pessoas ficam mais animadas com a primeira mordida de um hambúrguer do que com a décima; isso é culpa de um processo chamado habituação. A habituação é como o tédio: seu cérebro já viu e já fez isso, então não vai mais ficar animado com esse estímulo.

Na verdade, a habituação é uma das principais pistas que as pessoas usam para parar de comer. A sensação de saciedade chega tarde demais para “desanimar” as pessoas de comer durante uma refeição, então elas dependem de processos psicológicos e estímulos externos para saber a hora de largar o garfo.

Agora, segundo uma nova pesquisa, pessoas que se imaginam mastigando e engolindo um alimento comem menos do que pessoas que pensam em outras tarefas mundanas ou visualizavam outros alimentos quando estão comendo.

No novo estudo, os pesquisadores estavam interessados em saber como a imaginação poderia prejudicar o consumo das pessoas. Segundo eles, a imaginação pode obter as mesmas respostas físicas de uma experiência da vida real. Mas todas as pesquisas sobre o desejo sugeriram que em vez de fazer as pessoas quererem comer menos, imaginar alimentos as faziam querer comer mais.

Os pesquisadores suspeitaram que o tipo de imaginário construído em torno dos alimentos era o culpado por isso. Eles acreditam que imaginar algo ativa os mesmos circuitos do cérebro de quando você faz o que imagina. Dessa forma, só de pensar na comida, você já se habitua a ela.

Os pesquisadores pediram aos voluntários para se imaginar comendo 30 M&Ms e lavando poucas roupas em uma máquina de lavar. Um segundo grupo deveria se imaginar lavando muitas roupas e comendo 3 M&Ms. Em seguida, os pesquisadores pediram a ambos os grupos para comer M&Ms de um pote, enquanto o pesavam.

Os voluntários que se imaginaram comendo 30 M&Ms comeram cerca de metade do número real de M&Ms, em comparação a quem imaginou comer apenas 3. O segundo grupo não se habituou, mas ainda assim comeu dez vezes menos do que as pessoas que não imaginaram comer M&Ms antes de realmente comê-los.

A diferença de consumo entre os dois grupos foi pequena, com o primeiro comendo 2 gramas para o segundo comendo 4 gramas, mas o padrão se manteve em 4 outros experimentos: pessoas que imaginaram o processo de comer um alimento comeram cerca de metade em comparação com pessoas que imaginaram que estavam carregando alimentos, comendo outro alimento, ou fazendo outra tarefa.

A conclusão dos pesquisadores foi que simplesmente pensar em um alimento faz aumentar o apetite para ele, mas se imaginar comendo o alimento diminui o desejo de comê-lo. Pensar sobre um alimento tem muitos dos mesmos efeitos de realmente comer o alimento.

Os pesquisadores esperam estudar o fenômeno com mais detalhes, incluindo pedir às pessoas que venham para o laboratório com fome, para que eles possam controlar a quantidade de comida que eles comem antes de tentar imaginar a comida. Estudos em andamento deverão verificar quanto tempo o efeito da imaginação dura, quão forte ele é em contextos do mundo real e quanto é possível perder peso com a estratégia. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

18 comentários

  • Raquel Maia:

    O que funciona é comer de tudo sim ,porém sem culpa e comer uma pequena porção ,e para conseguir comer pouco ,basta saborear consciente cada pedacinho ,sim como diz na matéria imaginando com calma comendo devagar ,a saciedade vem mais rápido sim …E ter consciência que comer é bom ,podemos comer de tudo mas com moderação…

  • Webert Rodrigues:

    isso é verdade mais cada um faz da sua maneira, eu faço diferente antes de comer o alimento imagino oq ele vai dar de bom pro meu corpo exemplo se for comer um sorvete imagino comendo gordura e logo em seguida vem a imagem da gordura que eu comi no meu corpo intao eu nao como evito e otimo fazer isso ajuda muito fica a dica.

  • kika:

    gosto de torma suco diferentes mas meu esposo não!
    tenho preguisa de fazer so para mim.
    como fazer ele tomar com migo??

  • renata:

    Oi Sandra gostaria de saber como se prepara o suco de gingibre.Obrigao!!!
    bjs

  • Roberto:

    Para SANDRA: como fazer o suco!!!
    Aguardo

  • SANDRA:

    para emagrecer é só tomar 200ml de suco de gengibre 3x ao dia
    este suco acaba principalmente com a gordura da barriga.
    Diminuir os carboidratos, ajuda muito.

  • SANDRA:

    quer emagrecer?é só tomar suco de gengibre 3x ao dia
    ele derrete, principalmente a gordura da barriga.

  • claudemir da silva:

    não basta só isso tem quer fazer muito exercício

  • Elizabeth:

    Já tentei imaginar que comia coisas deliciosas enquanto na verdade eu comia abacaxi. Não funcionou, pois quando desisti de imaginar comi porções maiores do que habitualmente das coisas que eu tinha deixado de comer.
    Foi como se eu estivesse descontando dias de “jejum”.

    Baseada na matéria vou experimentar agora, antes de comer doces, imaginar que já estou comendo. Só depois de imaginar ter comido umas 2 porções, vou comer de verdade.
    Quem sabe a sensação de saciedade chegue antes do que se eu realmente comesse as porções.

  • nelio sergio:

    Dápara repetir, como eh????

  • Marcelo Ribeiro:

    Àqueles que afirmam que não funciona: leiam o artigo com atenção e na ínterga. Não se trata de simplesmente imaginar que está defronte a um alimento, mas de “comê-lo” em sua mente. Mastigá-lo várias vezes e engolí-lo. Repita 30 vezes: (morde, mastiga engole) antes da refeição e depois venha comentar novamente.

  • Vicente:

    Acredito que funcione mas será preciso um bom tempo de treinamento e auto-controle. Tenho 1,70m, já pesei 94 kg; segui orientação de comer em prato pequeno, hoje almoço ainda em prato pequeno. Qdo. vejo um prato “cheio” de comida não consigo consumí-lo, por isso eu mesmo gosto de me servir. Peso agora 68 kg, faço caminhadas de 2ª a 6ª e me alimento adequadamente, em prato pequeno. Consegui após alguns um certo controle sobre a alimentação! Desejo a vcs que consigam o mesmo…

  • clarice:

    comigo nada funciona ksksksksksksk,….como tudo que aparecer ksksksk!!!pensando ou sem pensar.

  • alex:

    É SO FAZER O SEGUINTE… TA COM VONTADE DE COMER AQUELE HAMBURGUER OU PIZZA? AI CHEGA NA SUA MESA, CHEIA DE BICHINHOS NOJENTOS,BARATAS,LESMA,FIOS DE CABELO E COM MAL CHEIRO. APOSTO QUE DEPOIS DE PASSAR POR ISSO, ALEM DE NÃO COMER O QUE VEIO,PASSARA UM LONGO PERIODO SEM ALIMENTAR IMAGINANDO A CENA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Orlando:

    Haha… nao sei se vai colar…

  • vilma:

    SE IMAGINO COMENDO UMA PIZZA EU COMO.

  • Joner Vonus Yantufocker:

    Nossa, essa conversinha de imaginar comer M&M ja me deu uma vontade…Sei não, mas acho que isso não funciona.

  • Pri Nascimento:

    O cerebro humano é magnífico! espero que dê certo. 🙂
    já estou imaginando…hummmm

Deixe seu comentário!