Ícone do site HypeScience

Empirismo lógico explica comentários insanos na internet

A lógica e a razão têm seu próprio animal espiritual: o corvo. Uma teoria que usa corvos como exemplo serve para lançar uma luz sobre um fenômeno comum na internet: os raciocínios bizarros e declarações insanas que as pessoas fazem em comentários.

A ideia de Carl Gustav Hempel, e começa com um corvo, ou melhor, uma série deles.

Você nota um corvo. Em seguida, percebe que ele é preto. Você vê um segundo, um terceiro, vários corvos, e não deixa de observar que todos são pretos. E você começa a achar que está diante de um padrão.

Se você quiser provar que todos os corvos são pretos, tem que olhar todos os corvos do mundo, ver fotos de corvos do passado, e continuar vendo os corvos que nascerem, certo? Uma tarefa monstruosa. Como é que você poderia fortalecer o seu argumento, então?

Segundo Hempel, as pessoas fazem uma proposição lógica: se alguma coisa é um corvo, então esta coisa é preta. Esta proposição pode ser virada no avesso, e vai continuar sendo verdadeira: se alguma coisa não é preta, não é um corvo. Se você olhar para uma lata de refrigerante, e vir que não é preta, e também não é um corvo, você fortaleceu o seu argumento.

Todos os objetos “não pretos” que também forem “não corvos” fortalecem a sua hipótese. Dizer coisas como “Corvos são pretos, e o sol é amarelo” é, desta forma, fazer uma tese coerente sobre uma única declaração – que os corvos são pretos -, mesmo que as duas coisas não estejam relacionadas.

Parece uma lógica sem utilidade, mas talvez este raciocínio demonstre alguma coisa profunda sobre nosso mundo, e especialmente sobre a cultura da internet.

Quando alguém responde a uma mensagem com uma figura de uma lontra com um chapéu, ou com um discurso político furioso desconectado, ou usando uma gramática tão fora do padrão que se torna incompreensível, esse alguém não está sendo desagradável. Ele está apenas mostrando todos os argumentos que não está tentando usar para ajudar a fortalecer o seu ponto.

Não há necessidade de discutir, no entanto. Basta agradecer, desejar boa sorte em sua coleta de dados, e seguir adiante. [io9]

Sair da versão mobile