A internet nos torna mais inteligentes ou mais burros?

Por , em 12.03.2012

Será que o acesso constante à internet vai tornar os jovens de hoje mais brilhantes ou mais burros? Uma nova enquete de opinião descobriu que os especialistas em tecnologia acreditam que a resposta é “todas as alternativas anteriores”.

De acordo com a nova pesquisa, que incluiu 1.021 especialistas e críticos de tecnologia, a hiperconectividade é uma boa mistura. 50% dos entrevistados concordaram que a internet é um local que estimula vários talentos e a habilidade de encontrar informação de relevância online. Mas 42% acredita que a hiperconectividade deixa o cérebro raso, com uma dependência da internet e dos serviços móveis.

“Períodos de atenção curta, resultado de interações rápidas, vão vir em detrimento do foco nos problemas maiores, e provavelmente vamos ver uma estagnação em muitas áreas: tecnologia, e até elementos sociais, como a literatura”, afirma Alvaro Retana, da HP. “As pessoas que vão liderar o avanço serão as que conseguirem se desconectar e focar”.

Previões péssimas

De acordo com Universisdade Elon e o Projeto Pew, que conduziram o estudo, a divisão entre os especialistas tecnológicos é perto de 50/50%. Muitos dos que responderam que a geração Y da internet tem vantagem mental temperaram essa opinião com avisos sobre o lado negro desse excesso de conectividade.

“Enquanto eles disseram que o acesso às pessoas e à informação aumentou intensamente com a era da internet móvel, eles adicionaram que já estão percebendo deficiências na habilidade de foco de atenção dos jovens, de ser paciente e de pensar profundamente”, afirma Janna Anderson, da Elon. “Alguns expressaram preocupações de que as modas estão levando a um futuro onde as pessoas serão consumidores rasos de informação, e muitos mencionaram o livro de George Orwell, ‘1984’”.

O livro citado descreve uma sociedade onde a informação é completamente controlada. Um dos que citaram o livro foi Paul Gardner-Stephen, da Universidade de Flinders.

“Poderes centralizados que podem controlar o acesso à internet conseguirão controlar muito as gerações futuras”, afirma Gardner-Stephen. “Será muito parecido com o ‘1984’, onde o controle foi atingido usando a linguagem para limitar e delimitar o pensamento, então os regimes futuros podem usar o acesso à internet para controlar o pensamento”.

Otimismo online

Muitos especialistas comentaram os talentos necessários para navegar na internet, e sugeriram que as pessoas que cresceram conectados vão se destacar.

“Não há dúvida de que o cérebro está sendo religado”, afirma Danah Boyd, pesquisadora da Microsoft. “As técnicas e mecanismos para entrar no sistema de atenção rápida serão muito úteis para as pessoas criativas”.

Outros especialistas afirmam que o uso da internet é como um “cérebro externo”, onde os fatos são armazenados, liberando espaço mental que vai além da memorização.

“A tomada de lugar da memorização pela análise será o grande boom da sociedade”, afirma Paul Jones, um especialista em novas mídias da Universidade da Carolina do Norte.

Mesmo que existam algumas diferenças de opinião entre os benefícios e os custos do aumento da importância da internet, os especialistas concordam que certas habilidades e talentos serão importantes para as gerações futuras. Entre elas estão: a habilidade de cooperação para resolver problemas; a de pesquisas efetivas por informação; a de sintetizar informações de várias fontes; a de se concentrar; e a de filtrar a informação útil do “ruído” da internet.

“Existe uma preocupação palpável entre esses especialistas de que as novas divisões sociais e econômicas vão emergir entre aqueles que são motivados e ao mesmo tempo entendem das novas mídias”, afirma o coautor do estudo, Lee Rainie, deretor do Projeto Pew. “Eles pedem por uma reinvenção da educação púclica para ensinar essas habilidades e evitar os problemas de um estilo de vida hiperconectado”. [LiveScience]

32 comentários

  • Ana Suzuki:

    Uso a internet há doze anos e sou uma pesquisadora fanática, sem um sistema a seguir, pois gosto de saber tudo e não vou viver 200 anos. O que notei é que me tornei muito mais informada, porém com raciocínio menos independente. Memória é um treco que relaciona ou evoca. Fiquei forte para relacionar fatos, porém com dificuldade para evocá-los. Talvez seja consequência da idade…
    que pena!

  • aguiarubra:

    A Internet, usada para complementar as disciplinas da escola básica, por seus recursos multimídia, é um grande auxiliar. Mas jamais poderá ser uma substituta do professor, que propicia auxílio indispensável na formação de hábitos de estudo do alunado, seja pessoalmente, seja por via “on line”.

    Um aluno deixado a por si mesmo dificilmente vira um “Mark Zuckerberg”, que não descuidou de seus vastos conhecimentos gerais escolares.

    Aqueles que degradam a lingua portuguêsa no tal “internetês” dos adolescentes (e de muito marmanjo por aí) e se distraem em sites pornôs ou atormentando desafetos através de atividadescomo o “cyberbullying”, fazem da internet a expressão da própria estupidez crescente.

    Talvez os “hackers” e “crakers” devessem entrar nessa classificação também, mas devo reconhecer que, se são capazes de ameaçar as forças armadas de paises (e serem contratados para isso!), então seu nível de Q.I. foi exponenciado pelo frequencia à internet!!! Mas são bem raros e não se deve acreditar que todos os usuários terão tais benefícios, só pq. estão no ambiente virtual da web.

  • Guilherme L.:

    Os resultados dessa pesquisa indicam um aumento nas desigualdades, pelo menos na intelectual. Enquanto algumas pessoas utilizam a internet, essencialmente, para aprender e ampliar seus horizontes cognitivos, outras a utilizam para fins mais superficiais.

  • João da cruz:

    É *Deus no Cèu e a internete na *Terra* . Muinticimo pelo contrário, a internete evoluiu muiticimo a ignorância de milhares de pessoas carentes de recursos na comunicação entre familiares, e não só isto, além de ser o correio mais rápido do mundo, tambem é: Medicina, Cultura culinária, é tudo que não tínhamos no passado, parabens a quem inventou, ficamos nós devendo muito aos seus inventires
    A *Internete, como os seres *Humanos é a matéria prima do Universo, ainda iremos progredir em muito no manuzeio da mesma, que ainda é bastante complexa para muitos, e ainda
    iremos revolucionar a mesma no intercâmbio da comunicação a distancia. Quem ja os possui não fica mais sem ela, com certesa. I

  • Carlos Alberto Veiga:

    Viajar no tempo é conhecer a trajectória do DNA a partir do berço da humanidade. Todos os entendidos lhe chamam evolução e agora vêm os especialistas dizer para nos comunicarmos com fumaça!!… Ter acesso a tornados, vendavais e oceanos de informação e conhecimento que nome tem?

  • Alberto júnior:

    ok aqui vou eu a iternet e resultado de uma descoberta intelectual cabe os usuarios saberem escolher o que desejam de proveito dela e bem claro que onde ha coisas boas tambem tem que haver coisa pessimas então cada um dicide ou utilisa o dom de dicernição para poder escolher e respeitar o seu caracter e posição intelectual nos sabemos onde ha intelectuais ha burros e so demos conta que certo porque existe o errado então resumindo e concluido a internet e mais uma linha de comunicação como as outras mais duma maneira mais avançada.fuuuui. junior muangole

  • Nik:

    Tudo depende do ser em questão, lógico. Hoje em dia tem pessoas que chegam a comprar um computador somente para acessar redes sociais/YouTube sem nem saber o que é “boot”. Quem mais ganham com isso são os provedores de internet de mer.da e as lojas não especializadas no ramo, mas que vendem em até 12x~ “sem juros”.

    O que falta talvez seja uma conscientização de que um computador é uma ferramenta com pontencial “semi-ilimitado” (aspas, pois talvez eu tenha exagerado) e deveria ser tratado como tal. (e não como um celular grande de mesa ¬¬)

    Mas como sempre tem um lado bom… sou técnico, e trabalho não falta! o/

  • Eduardo:

    Ao mesmo tempo que se disponibiliza mais informações, estas estão mais dispersas e são mais específicas. O que isto significa?
    Significa que é preciso saber fazer uma análise e uma síntese melhores, para compreender um assunto, do que pesquisando, por exemplo, nos livros e revistas de uma biblioteca.
    Como a maioria das pessoas não desenvolve bem estes requisitos a tendência é que o aprendizado, embora mais ágil, seja de menor qualidade…
    aliás, como a própria educação: estamos ficando burros e a internet, salvo exceções, em geral ajuda esta burrice!

  • João da cru\ vieira leite:

    A internete atualmente ,tem cido o vinculo da ivoluçâo!
    Tudu tem que aver com tudo que estavamos esperando,para evoluirmos nossas conciencias no campo de conhecermos melhor,embora 90% das converssaçôes sem pre giram em torno do extintos, do eu, do seu,do meu o qe, eu acho bastante vulgar, seje em qualquer site só ver isto. Acredito que todos em ceus devidos site e correspondencias melhorarem mais este intercambio do saber e relacionar, porque nâo so de pâo vive o homem. eu viria melhor a todos se entregarem mais a assuntos mais sofisticados, que mais carecemos os quais sâo mais convinientes para nossa realidade.

  • Celso:

    Tornará mais inteligentes os inteligentes e mais burros os burros.

  • gloria:

    Nem uma coisa nem outra,a história do mundo nus mostra q sempre se modifica a maneira de vivencia e aprendizado das pessoas, eu ainda sou do tempo da palmatória na escola, foi ótima a mudaça p\ outro tipo de ensino onde ñ há castigo corporal, hoje vemos q sem palmatória chegamos até aquí a tudo q desfrutamos hoje, e no futuro tudo será muito melhor, mas, o homem ñ pode esquecer de cuidar de si e dos outros , se doi em mim doi tbm nos outros seres, c\ cuidado e muita tecnologia chegaremos”LÁ”.

  • sam:

    a verdade é que antigamente ou atualmente 95% da população mundial sempre será ignorante, com a internet ou sem ela.

    • gloria:

      Sam em q mundo vc vive? Só se for no seu mundo essa porcentagem de ignorancia, porque no planeta terra é menos, menos, muito menos, e vc está incluído nesse “menos”

  • aguiarubra:

    Quem tem preguiça e/ou não sabe raciocinar bem ao ler um livro, vai continuar com baixo Q.I. na internet.

  • Gabriel X.:

    Tudo bem, mas esse negócio de “Poderes centralizados que podem controlar o acesso à internet” é necessário? Ao invés de tentar controlar informação deveriam trabalhar para que ela tivesse mais qualidade e chegasse a um numero maior de pessoas.

  • Dalvinha Lidorio:

    É uma via de mão dupla, se não souber dirigir, bete no outro e vitra uma parafernália.

    Porém, com reslvas, temo muito pelo futuro dos cérebros dos infantis de hoje, onde os pais deixam a internet para ser a baby-sitter.

  • JOÃO:

    mais é claro que estamos ficando cada vez mais burros e ai é que vem as maquinas para tomar conta de tudo incluzivel de nós, com certeza ficarmos escravos delas.

  • Vielmond:

    EM tempo: Apesar de minha forte inclinação para a “alienação mental” reconhece que para uma minoria a internet e as redes social-profissional (e cultural) apresentam vantagens ponderáveis.

  • eduardo:

    Não importa o que nós vemos na internet. Não estamos ficando mais ou menos inteligentes.
    A questão é: você apenas lê, ou você analisa o que você está lendo?

    É a mesma coisa com os livros. Ou você vê playboy ou Science American…

    O lance é saber interpretar o que você vê na internet. E isso é muito difícil, tanto dentro quanto fora da rede.

  • Vielmond:

    Acrescentando a TV e as redes tipo “jardin d´enfants” inclino-me fortemente para a “burrice”…………….

  • alx:

    É como uma arma, depende da maneira que voce fará o uso dela, ou voce se torna um protetor ou assassino. No caso da Internet, dependendo do tempo de uso, conteudos que acessa e pessoas que se conecta, ou se torna mais burro ou mais inteligente!

    • jose ajosilaudof eliciano mendes:

      a internete hoje ganhou a importancia igual a de um transporte, pois ela agilizou a vida do ser humano, porem tem de saber usar.

  • Jorge Luiz:

    A boa é que você e só você tem o direito de escolher, mas se for do tipo que não sabe o que fazer na net é melhor cair fora porque o mundo cibernético está cheio de “drogas” também. Você pode perder muito tempo ali e tempo não volta depois não… por isto o melhor é saber usar com medidas.
    Bom uso.

  • Alter Ego: Navegador:

    No começo eu não era contra as redes sociais, pois me parecia uma boa forma de unir as pessoas e assim exercerem influência na sociedade, mas não aconteceu.
    Tudo irá depender de como você usa a internet, as redes sociais tinham um grande potencial, mas me decepcionei ao ver que na maioria dos casos era usada para promover discussões fúteis e banais, como o tal estupro do Big Brother. Por isso me recusei a fazer parte delas.

  • Elton:

    Eu acho que depende do caminho que vc toma, se vc frequenta aqueles sites conspiracionistas, com certeza seu QI vai diminuir…

  • Thiago Moreira:

    Depende muito de cada pessoa, o que uma pessoa lê, pesquisa, compartilha em redes sociais e também o tempo que é gasto diz muito sobre ela. Se ela souber aproveitar pode ser muito benéfico, só não pode ficar dependente dela ai pode atrapalhar.

    • hector:

      Eu também acho que depende o que a pessoa pesquisa, como por exemplo, o hypescience faz bem ao cérebro, já, quem fica o dia inteiro twittando o que almoçou com certeza vai ter problemas na formação do cérebro.

    • Angel M.:

      Obviamente depende de como a pessoa usa a internet.
      Pena que igual a televisão, a internet está se tornando um meio para alienar as pessoas, por exemplo, twitter, facebook… não servem para grandes coisas além de controlar a vida alheia e escrever futilidades (salvas algumas raras exceções). A internet tem tantas coisas boas para se fazer, para aprender mas parece que a grande massa da população não se interessa.

    • jose ajosilaudof eliciano mendes:

      concordo contigo thiago, tipo eu que sou universitario dependo muito da compartilhação dos trabalhos academicos dos outros identicos ao meu para dar uma formatada legal

  • rui da silva:

    depende do que se ver e ler na net!
    videos educativos, artigos científicos ,noticias importantes,politica e economia pra fica atualizado.
    ai sim ela pode ser útil e não inútil.

  • x Antonio Vandre P F Gomes:

    Sinto uma vontade de devorar todos os bytes de todos os servidores.

    Vida inteligente no Universo é um fenômeno raro, e com tanta informação disponível não quero ficar de fora do espetáculo. ^^

  • Victória:

    Depende principalmente da pessoa,por exemplo fico na escola 8 horas por dia e consigo arranja tempo pra lê,ver TV e ficar na net sem problema!
    Não podem dizer que a culpa e da internet afinal todos temos consciência e força de vontade de parar ou não!
    Sou nota dez na escola e adoro internet e digo que basta vontade e sabedoria pra saber o que fazer!

Deixe seu comentário!