Encontrada em Marte uma cratera com formato inédito

Por , em 1.09.2010

Você já ouviu falar da Orcus Patera? É a mais nova cratera descoberta em marte, que pode ser vista nesta foto da Agência Espacial Europeia. O que a diferencias das demais crateras já descobertas no Planeta Vermelho, principalmente, é o formato: enquanto a maioria delas são redondas e profundas, como se houvesse explodido uma granada no local, a Orcus Patera é comprida, estranhamente alongada e relativamente rasa.

Trata-se, na verdade de uma cratera gigante. Tem 380 km de comprimento – pouco menos que a distância de São Paulo a Curitiba, por exemplo -, e seu ponto mais largo mede 140 km. Por outro lado, tem “apenas” 2,3 km de profundidade (é enorme, mas pouco se comparado à área que a cratera ocupa). Os astrônomos, agora, estão debatendo a respeito do surgimento da cratera.

Há uma “divergência”. O nome “Patera”, geralmente, é usado para se referir a acidentes geográficos de origem vulcânica, o que talvez não seja o caso da Orcus. Segundo os cientistas que a estudam, pode perfeitamente ter sido originada por um deslocamento tectônico, um fenômeno erosivo ou um impacto com outro corpo celeste, há bilhões de anos. Não existem, até o momento, dados suficientes para comprovar a veracidade de nenhuma teoria. Assim, a Orcus Patera se junta a um amplo rol de mistérios sobre Marte. [Live Science]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • Tio Barnabé:

    He,he,he,he,… O danadinho de uma perna só está fazendo traquinagem noutro lugar também. Só que esse aí é vermelhinho… he,he,he,he.

  • Matheus:

    Sabe o que eu acho mais engraçado? É esse povo querendo falar aqui como se soubesse tudo e mais pouco, e como se trabalhasse na NASA. Mas vamos lá, considerando as proposições dos nossos amigos cientistas dos comentários acima, pensemos: Já que algo caiu alí de forma tangencial, seria lógico chegar à seguinte conclusão; o lado em que supostamente o objeto “tocou” a superfície do planeta primeiro, teria de ser ligeiramente mais profundo, e assim, essa profundidade iria reduzindo-se gradualmente. E NÃO É ISSO QUE ACONTECE. A profundidade é a mesma em qualquer ponto.É como se eu jogasse uma pedra na lama,mas nesse caso, e como se algo tivesse “riscado” a superfície de forma contínua, como passar o dedo na cobertura de um bolo. OUTRA COISA, se algo atingiu o planeta “tangencialmente”, ONDE FOI PARAR? – Me poupem.

  • Alison bianchessi:

    o universo é infinito
    o ser humano só conhece a maioria dos planetas só por fotos de satelites
    como podemos saber q nao exista vida como a nossa em planetas desconhecidos

  • wilson simões balbo:

    Achei esta cratera muito linda, de formato ovalada, e concordo que ela foi atingida tangencialmente, deixando-a
    da formato como a vemos, é uma das crateras mais interessantes que já observei.

  • Genivaldo:

    Aos homens de bom coração vos digo que Yeshua esta voltando com seus exercitos contra os homens maus e os Anjos caídos que querer destruir a terra. O planeta terra esta sendo vigiada pelos Anjos de Adonai e útimamente o Adonai esta contactando com sonhos os catacrisma que atigirão a terra e seus moradores, o fim chegou para os maus e nossos irmãos do Criador retirarão os que o amam e não sofrerão o castigo que cairá na humanidade. Aconselho que se convertão ao D´US e ao filho Yeshua enquanto há tempo, neste ano foi acelerado ainda mais o relógio do catacrisma que já se abate na terra e em toda criatura viva. Meu abraço a todos do blog e seus usuarios, meu Shalom a todos. ggcelest@hotmail.com

    • Gabriela Amorim Alvarenga:

      Meu Deus, quanta ignorância…

  • Frota:

    Adoro esses assuntos!
    Pega que é como o amigo disse a pouco, “as pessoas não têm a menor intimidade com o assunto”, mas mesmo assim tá valendo…
    🙂

  • Manoel:

    A forma com que ela está disposta dá a impressão que algum corpo, ao cair ali, caiu “tangencialmente” ao invés de cair reto conforme as demais crateras…

  • Antonio Tacito de Souza e Silva:

    matéria sempre muito interessante, visto que a maioria das
    pessoas não têm a menor intimidade com o assunto, que é por si
    só fantástica.

Deixe seu comentário!