Encontrado fóssil de antepassado que liga macacos e humanos

Por , em 15.07.2010

Investigadores descobriram o crânio de um animal de 29 milhões anos, que poderia ser um antepassado comum dos macacos (como lêmures e saguis) e símios (como chimpanzés e humanos).

O primata, uma espécie até então desconhecida, foi nomeada Saadanius hijazensis. Segundos os cientistas, o crânio dessa espécie tinha algumas características que são compartilhadas pelos macacos do Velho Mundo, pelos símios e pelos seres humanos hoje.

Os pesquisadores afirmam que se soubessem algo sobre o período e as condições em que este animal vivia, poderiam ser capazes de descobrir o que provocou as mudanças que levaram à evolução dos macacos aos seres humanos.

Ainda não é possível afirmar se o Saadanius hijazensis é o ancestral comum dos macacos e dos seres humanos; pode haver milhares de espécies semelhantes e uma delas se tornou o nosso ancestral.

Os restos fossilizados indicam que o primata se parecia muito com um moderno macaco, como um macaco prego. Mas foi provavelmente um pouco maior – aproximadamente do tamanho de um gibão. Ele deveria usar os quatro membros para correr, e preferia deitar na vertical nas árvores, em vez sentar no chão. [BBC]

• a3por4:

NAtasha,

Enquanto evolucionistas & criacionistas se pegam a tapa, chamo a atenção para a tradução, feita por alguem c/ nocoes insuficicentes.
    O último parágrafo do texto original em inglês diz:
    When resting, the scientists say, it probably lay in the trees rather than sitting upright on the ground.

Os verbos TO LAY e TO SIT, neste caso, significam FICAR, PERMANECER — e não como foi traduzido DEITAR e SENTAR. Esse animal preferia ficar nas árvores do que permanecer no chão.

Lucas Xavier, não tenho como saber por que sua professora de biologia não acredita no que ensina. Para mim isto é hipocrisia (fingimento, mentira), afinal de contas ela até ganha dinheiro para ensinar a evolução, mas por que ela age assim eu não faço ideia. Posso apenas supor, talvez tenha a ver com as crenças dela.

Alguns colegas tem notado que o curso de biologia tem atraído muitos criacionistas, pessoas que não acreditam na ciência, acham que é tudo uma mentira feita por cientistas ateus. Eles são pagos para ensinar o que eles acreditam ser uma mentira, o que, para mim, faz deles pessoas extremamente materialistas, hipócritas e mentirosas.

Pois eh,e o pior eh que a própria religião prega a ”Sinceridade” ”verdade” e ”Humildade”, de fato pouquíssimos pessoas seguem oq a religião ensina,para o bem e para o mal.

• lucas xavier:

Cesar, a ciência prova que a evolução aconteceu, né? que nós evoluímos pelos milhões de anos e tal… Mas por que minha professora de Biologia não acredita na evolução e sim que o homem veio do barro e bla?

E por acaso o fato de sua professora ser retardada, e acreditar que somos bonecos de barro animados pelo sopro de uma entidade invisível invalida a evolução?Me poupe amigo, ja eh tarde demais pra eu ler tanta bobagem,o próprio fato de ela ensinar uma coisa que não acredita ja mostra que algum problema ela tem…

Milton

A gente está sofrendo com os problemas de tradução. Na língua portuguesa, macacos e símios são a mesma coisa, mas na inglesa eles tem dois verbetes que significam animais diferentes: apes e monkeys. Para nós é tudo macaco, mas para os americanos “apes” são os macacos sem cauda.

Falando mais especificamente, os primatas são divididos em dois ramos, os prosimios e os antropóides. Os antropóides são divididos em “monkeys”, “apes” e hominídeos (incluindo os seres humanos). Como traduzir “monkeys” e “apes” neste caso? “Macacos” e “símios”?

Veja o texto em inglês: http://www.wisegeek.com/what-is-the-difference-between-monkeys-and-apes.htm

Na Wikipedia os primatas estão divididos em prosimios, macacos platirrinos (macacos do novo mundo) e macacos catarrinos (macacos do velho mundo). O ser humano faria parte dos macacos catarrinos.

• Milton Mourão:

??? Isso indica que os macacos de antigamente e os símios divergiram milhões de anos mais tarde do que estudos genéticos sugeriam. ???

Macacos e símios são coisas diferentes ? Não entendi!…

Anonimo

Você deve estar cego ou sofre de analfabetismo funcional. O artigo fala que encontraram mais um fóssil de antepassado que está na árvore evolucionária do homem. A Evolução é um fato mais que comprovado, e a Teoria da Evolução é a teoria científica de maior sucesso da história da ciência, desde que Galileu Galilei resolveu testar os axiomas aristotélicos da perfeição do céu.

Sempre que você diz “a evolução é só uma teoria”, você está passando atestado de ignorância. A Teoria da Evolução é um modelo científico que explica como a evolução aconteceu. Como toda teoria ela é baseada em fatos, se apoia em evidências, possui hipóteses testáveis e leis. É isto que os cientistas querem dizer quando falam em “Teoria da Evolução”. Teorias não viram fatos, elas descrevem fatos. Teorias não viram leis, elas contém leis no seu corpo. Por exemplo, a teoria gravitacional de Newton contém a Lei da Gravidade, e é baseada no fato observado da atração entre os corpos.

Então não diga “é só uma teoria”. Só os ignorantes falam assim.

Pois eh cara, a evolução eh uma lei dentro da teoria da evolução, assim como a gravidade eh uma lei dentro da TEORIA(os criacionistas adoram essa palavra)DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL, entendam isso, e parem de usar argumentos ignorantes, pois apenas pagamos de professores ao invés de termos uma real discussão, o Google esta ai pra isso PESQUISEM.

Cesar, acho que você esta generalizando, parece que você tem bastante convicção do que você falando, é verdade que existem criacionistas que são radicais e você esta se mostrando um evolucionista radical, agora você acredita 100% na evolução? a ciência nunca provou isso e varias outras coisas também, a evolução nada mais é que uma teoria tem muitas pessoas que não acreditam na palavra de Deus por dizerem que ela foi feita pelo homem, e a evolução também foi feita pelo homem, não acredito que os seres que existem hoje veio se formando de seres microscopicos a milhões de anos, e mesmo se tiver sido não significa que Deus não exista, isso só prova o contrario que existe uma inteligencia suprema por traz disso tudo, pessoas que servem a Deus de verdade não ficam entrando aqui e debatendo essas coisas sabe, até considero envão o que falo, mas não custa nada tentar né. Obrigado

Santo deus cara, vai ser ignorante assim na casa do caral** a evolução e tão provada quanto a gravidade, e a TEORIA DA EVOLUÇÃO e uma TEORIA CIENTIFICA para explicar tal fato(evolução), aprenda isso, e por favor, não fale esse tipo de asneira por ai de novo, nem precisa me agradecer, o serviço de fornecer informação as pessoas ja eh autogratificante.

• Vitor Rafael Sousa:

Não há “fundamentalismo” da parte da Ciência, esta lida com hipóteses fundamentadas mas também, e essencialmente, com evidências. A Evolução está 100% comprovada, não só pela Arqueologia e pela Paleontologia como também pela genética. Onde está a dúvida? Um pouco de estudo far-lhe-ia bem.

• George Power:

A todos os distintos colegas que participam deste blog: Eu gostaria muito de continuar expressando minha opinião sobre as teses levantadas, pois são de muita importância no tocante ao conhecimento de assuntos que infelizmente está em oculto para a maioria da população brasileira eu os chamo de ( os excluidos pela classe dominante ). Mas por causa trabalho e estudo meu tempo está cada vez menor e eu tenho que administra-lo bem para não ficar disponivél para o mercado de trabalho, nem ser reprovado no final do período. E aproveitando a oportunidade eu quero pedir a todos que me desculpem se durante esse tempo eu ofendi alguém, talvez com palavras e até mesmo com a energia que passei (não sei se boa ou ruím) o que não foi minha intenção atravéz destas palavras, enfim eu de maneira nenhuma quis ofende-los. Por favor me desculpe. Como dizemos na minha terra natal, vou meter o pé. Fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cesar o seguinte

vc ja separou em criacionistas e evolucionistas

mas o problema é um acredita e ponto final

outro esta mais voltado a saber como aconteceu e porque aconteceu e portano vai atras

o que ja acredita e ja tomou uma verdade para si não tem o que fazer, conhecimento não se dá a ninguem.

Alguem ou alguns que BUSCAM ele.

portanto, deixa os caras falarem o que acreditam.

aqui é um site cientifico, nem sei o que esse tipo de pessoas fazem aqui, mas como voce disse e eu tambem digo. todo mundo tem seu direito onde quer que esteja (paciencia)

ps: não sou criacionista 😉

• PhysicistJB:

gargwlas o problema cara é q o cidadão não vem discutir ciência, argumentar algo q realmente ponha em questão a solidez da conclusão do cientista. O sujeito vem falar sobre crendice, algo q não se pode testar e falsiar, entende? Olha, se a alternativa q põe em questão a evolução é criação, então q deus desça logo aqui e diga logo q ele é q fez tudo e q quer nossa adoração. Faz logo brotar imediatamente da terra um templo sagrado de luz como acontece na série dos cavaleiros do zodíaco e manda o povo todo esquecer a ciência e ficar louvando ele! Se isso acontecer, pronto, podemos estabelecer o criaçonismo como verdade, acabou, sem discussão. Enquanto isso não acontece nós devemos utilizar métodos científicos e refutações baseadas em evidências reais, testáveis e etc.

Fala sério pessoal.
    Isso está começando a virar bagunça.
    Estou fora desse artigo…Embora continuem em outros do HS.
    Assim não dá!!!

Viu só? O Eurípedes está exercendo seu direito de falar besteiras com total liberdade.

• George Power:

Jorginho ou Gargwlas,se você me permite, eu faço minha as tuas palavras. Também presumo que algumas pessoas estejam usando “duas caras”.
    Desde que entrei no HS tenho usado o mesmo nome e acho errado usar artifício com meras intenção egoistas e desnecessárias. Quem acompanha meus comentários, sabe a posição que tomo desde princípio.
    Em suma: Apesar de nossas diferenças, somos todos originados da mesma forma e da mesma fonte… Independente que seja ela.
    E penso que todos devem preservar suas personalidades e opiniões com humildade… Não precisando usar meios para levar vantagens… Pois, estão mesmo se disfarçando… Quando no fundo não estão sendo sinceros conosco e muito menos consigo mesmo.
    Afinal, somos todos eternos aprendizes.
    Tenho meus erros e me critiquem de forma amigável… Pois assim também farei.
    Abraço a todos, respeitosamente.

Gargwlas, também presumo que algumas pessoas estejam usando “duas caras”.
    Quem acompanha meus comentários, sabe a posição que tomo desde princípio.

Quanto generalizar, acho exagero…
    Pois, creio que nada nesse mundo é absoluto, ao menos naquilo que conhecemos ou julgamos conhecer.
    Pois, querendo ou não a verdade permanece intocável.

Sim, todos usamos de sarcasmos volta ou outra… Independente de ser e crer!
    Quem ainda não fez uma ironia aqui, que atire a primeira pedra.

Observo que o colega Cesar é negativado injustamente quase sempre… e, já fiz um comentário referente a isso.
    Respeito seu conhecimento e a forma como encara as coisas… E sinto que ele tem me evitado e em parte ele tem razão.
    Aproveito a oportunidade para lhe pedir desculpa se fui grosseiro com ele algum momento. Pois observo sua serenidade e tenho isso como uma grande virtude.

Temos muito que aprender uns com outros e, prometo ser um pouco mais tolerante e sereno… Pedindo o isso a cada participante.

E aconselho que todos preservem suas personalidades e opiniões com humildade… Não precisando usar meios para levar vantagens… Pois, estão mesmo se disfarçando… Quando no fundo não estão sendo sinceros conosco e muito menos com eles mesmo.

Afinal, somos todos eternos aprendizes.
    Tenho meus erros e me critiquem de forma amigável… Pois assim também farei.

Abraço a todos, respeitosamente.

• Euripedes:

Darwin era um vagabundo,que não queria trabalhar para seu pai,se exolou em uma ilha e sem nada para fazer inventou um monte de mentiras.

George Power, acho que você está com excesso de zelo. Primeiro, a comparação com o nazismo é descabida. Ninguém aqui está advogando o genocídio de quem pensa diferente.

A tolerância às idéias dos outros implica que os outros podem falar a besteira que quiserem, ninguém pode IMPEDIR. Mas ao mesmo tempo, a tolerância manda tolerar também as críticas. Ninguém tem o direito de não ser ofendido. Se você quer falar besteira, pode falar à vontade. Mas não tente impedir o meu direito de falar o que eu penso do que você disse.

A intolerância é tentar colocar uma mordaça nos outros, impedir eles de dizer o que pensam, e neste caso, acho que é exatamente o que você está tentando aqui, censurar a mim, cercear o meu direito de dizer o que eu penso.

Isto posto, o que eu penso de criacionistas é exatamente isto: são mentirosos e falsos. A quantidade de falácias, de mentiras e de invenções que eu já vi os criacionistas falarem em nome do Deus deles é de fazer corar um frade de pedra. Quando chega a hora de “discutir”, eles só sabem vir com ironias e sarcasmos, e mentira sobre mentira. Passe em qualquer site criacionista e você vai encontrar as seguintes mentiras:

1. a evolução viola a segunda lei da termodinâmica (é mentira)
    2. a evolução é o acaso, simplesmente (é outra mentira)
    3. Darwin, no leito de morte, renegou a evolução (mais uma mentira)
    4. os próprios evolucionistas “não acreditam na evolução” – afirmação que se não é feita é insinuada, e acompanhada de um monte de frases fora de contexto (o que é outra maneira de mentir, fazer uma pessoa parecer ter dito algo que ela não disse, ou coisa parecida)
    5. a afirmação que a evolução é controversa entre os próprios cientistas (mais uma mentira, a evolução é um fato sobre o qual os cientistas tem tanta certeza quanto se pode ter, a controvérsia não é sobre se a evolução é um fato, e sim sobre como ela acontece, já que existem fatos que extrapolam o conhecimento atual da ciência).

E estas são apenas algumas das mentiras. Existem mais mentiras, muito mais. Além das besteiras que resultam da extrema ignorância desta gente, como as afirmações abaixo:

1. nunca vi macaco virar gente
    2. se o homem veio do macaco, por que existem macacos?
    3. uma explosão numa carteira não faz dinheiro (besteira dupla, já que confunde biologia com cosmologia)
    4. um furacão em um ferro velho não monta um avião (a falácia Hoyle)
    5. tem que ter fé para acreditar que o primeiro macho e fêmea de uma espécie surgiram ao mesmo tempo no mesmo lugar (besteira fenomenal, demonstra ignorância até do que diz a teoria da evolução)
    6. a probabilidade da vida ter surgido é “coloque aqui qualquer número grande”, portanto é impossível (besteira tripla, confunde teoria da evolução com teoria da biogênese, e ainda por cima repete uma outra mentira dos criacionistas, sobre a improbabilidade da biogênese);
    7. Pasteur provou que a abiogênese não acontece (novamente uma besteira tripla, parecida com a anterior)

E por aí vai. É só um criacionista abrir a boca para a gente ver uma besteira ou uma mentira.

Eu não tenho nada contra alguém perguntar educadamente se o que ele ouviu falar sobre isto ou aquilo é verdade, se eu sei alguma coisa sobre o assunto. De fato, eu não tenho problema algum em fazer uma pesquisa e ver se é assim mesmo, ou como é. Mas não é esta a posição dos criacionistas. Todos eles vem arrogantemente insinuando que eu sou um ateu estúpido e hipócrita, por que isto ou aquilo (e falam uma destas besteiras ou mentiras como se fosse verdade comprovada). E eu tenho que ficar quieto? Se alguém fala uma besteira eu não posso dizer que é uma besteira? Se alguém fala uma mentira eu não posso falar que é uma mentira? Isto é um debate, onde um fala o que quer, e o outro tem que ficar amordaçado?

• George Power:

O que eu quis dizer quando disse espírito nazista? Pelo pouco que entendo sua ideologia simplesmente excluem o que é diferente, como fizeram com os judeus, negros, ciganos e somente os céus sabem quantos mais, ao ponto de matar muitos como foi o caso dos judeus, emprisionar outros e etc… Eles realmente acreditavam que eram uma raça superior por isso cometeram as barbáries que cometeram, e é interessante, se é que eu possa usar esta expressão que eles o faziam como se fossem coisas corriqueiras, era normal matar e até exterminar uma raça inteira só porque eles tinham um ponto de vista diferente, expressavam uma fé em uma divindade supostamente diferente. E não é isto que temos visto da parte de alguns internautas que tem participado com suas respectivas opiniões? Tentando impor suas idéias (teorias) que desde os primórdios provam nada só palavras, mas nada de concreto e o que é pior menosprezando ridicularizando os outros com suas palavras. Debater, pesquisar, estudar descobrir novos horizontes é necessário, nós nunca teríamos chegado aonde chegamos no campo da ciência, tecnologia enfim em muitas outras áreas se não o tivéssemos feito, penso que se quisermos ter um futuro melhor temos que continuar e nunca parar,. Mas isso não nos dá o direito de excluir, menosprezar ridicularizar a quem quer que seja por causa de raça, posição social, religião, cultura e etc… Obs: não que eu seja religioso, mesmo porque eu penso que a religião é a grande responsável pela miséria dos povos. Mas, como uma pessoa que vivo a linha de pensamento da democracia que é “conviver com as diferenças” penso que todos sem distinção de raça cultura ou religião têm o direito de se expressar, a hora e lugar que quiser sem ser oprimido por ninguém, caso contrário não teríamos um blog democrático e que é pior não seriamos uma democracia.

bom.. aparecem nomes diferentes todo o tempo aqui falando de criacionismo

mas eu estive observando os padrões de escritas assim como o padrão de ideias

e tudo indica que é 1 pessoa só se passando por varios nicks… no maximo 2.

então desconsidere, já comecei a fazer isso a tempos atras

George Power

Se alguém vier e te dizer que você vai para o inferno por que não acredita que a Lua é um queijo provolone, você acha que isto deve ser aceito sem discussão? Acha que por que ninguém é dono da verdade, a gente tem que respeitar esta visão de mundo e aceitar que ela pode ser verdadeira? Acha que mesmo que tenhamos amostras de solo da Lua, ainda assim não dá para dizer que é falsa esta visão de que a Lua é um queijo provolone?

Besteira.

Da mesma forma, é sem discussão que a Evolução aconteceu. É um fato natural, existem provas, e não estou falando de fósseis apenas – dentro de cada célula existem milhões de provas da Evolução, e estas provas aparecem tanto na forma do DNA, como de processos bioquímicos, cada um trazendo a assinatura de um processo lento de modificação. E se temos estas provas de que a Evolução é um fato, ainda assim temos que levar em conta a possibilidade de que o mundo e o homem e a vida tenham sido criados por uma entidade superpoderosa e que gostava de sacrifícios humanos (a filha de Jefté virou churrasquinho para Javé, e eu duvido que tenha sido a única)? Só por que bilhões de pessoas tem como sagrado o livrinho que conta esta fantasia de bonequinhos de barro?

Eu não sei o que você pode aprender comigo, ou com quem quer que seja, mas o que eu aprendi é que é preciso ter a cabeça aberta, mas não tão aberta a ponto do cérebro cair no chão. E quem quer aprender alguma coisa, aprende. Até eu aprendi algo contigo – que questionar as crenças das pessoas, por mais ilógicas que sejam, faz com que você seja comparado a nazistas. Ou seja, é proibido questionar.

• George Power:

Eu gosto de expressar neste blog a minha opinião, porque eu acredito ser este um lugar democrático onde temos liberdade para exprimir nossos pensamentos e não para impor aquilo que penso ser certo, mesmo porque eu não sou o dono da verdade, mas quando alguém para defender sua linha de pensamento começa a menosprezar a crença dos outros com palavras como as que foram ditas. “Aliás, que mal há em se livrar de um conto da Idade do Ferro, que fala de mágica, de um bonequinho de barro que começa a andar e falar, se agora temos condições de verificar como as coisas REALMENTE aconteceram?

Eu tenho pena de quem se faz inimigo da razão, por que estes nunca terão razão alguma. A evolução é um fato. A Teoria da Evolução é o modelo científico que explica como a Evolução aconteceu e continua acontecendo. Por que lutar contra os fatos e contra a verdade? Por que rebelar-se contra o conhecimento de quem somos, e de onde viemos? A verdade liberta, liberte-se dos mitos pré-históricos e infantis que tem na Bíblia”.
    Eu fico pensando o que eu posso aprender com alguém que tem um pensamento com este? Não é porque alguém pensa diferente que é digno de pena, a não ser que eu seja o dono da verdade, o que não sou. Se pudessemos voltar ao passado a mais ou menos 60 anos iriamos ver este mesmo espirito, se é que eu posso usar este termo, um pesamento nazista racista e preconceituoso onde o diferente, ou o que pensava diferente era exterminado para provar que a raça ariana era a única. Vejo que esta linha de pensamento ainda está bem viva aqui entre nós, infelizmente. Uns acreditam no que o papa diz, eles são livres para acreditarem no que quizerem outros nos ensinamentos evolucionista, que tambem são livres para acreditarem no que quizerem. Não somos uma democracia? Se voce me permite eu não acredito em nem um dos dois ensinamentos porque como dizem são teorias e provam nada.

• George Power:

“Muito se tem debatido a respeito da teoria evolucionista, e teoria criacionista, se o homem é descendente ou não do macaco, ou se tem um ancestral comum, a verdade é que essa discussão tem se arrastado por gerações e gerações sem que cheguem a um senso comum. A pergunta que não quer calar é: Onde querem chegar ou o que querem provar com isto, se o homen é descendente do macaco ou se foi criado segundo a bíblia, em que isto muda em nossas vida? E no final do dia o que isto acrescentará nas nossas vidas para nos fazer evoluir como seres humanos e encontrar soluções para os problemas atuais? Certamente continuaremos sendo os mesmo alienados de sempre, uns acreditam naquilo que no foi imposto pela religião, que o homen foi criado de acordo com os ensinamentos da bíblia, outros são alienado pelos ensinamentos da teoria de Darwin, a verdade é que nenhum nem outro pode provar coisa alguma são apenas suposições ou “teorias que nos foi empurradas guéla abaixo”, como por exemplo durante muito tempo acreditava-se que a terra era plana como se uma porção de terra num prato cheio de água e se alguém chegasse na borda cairia num abismo, depois está teoria caiu por terra, porque agora a terra é o centro do universo, aconteceu a mesma coisa descobriu-se que a terra não era o centro do universo mais sim o sol, mais tarde veio a se descobrir que o sol não é o centro do universo. Eu fico pensando qual será a nova teoria que os eruditos os sábios e entendidos os intelectuais vão nos apresentar? Já dizia alguém: O que vale não o que eu sei ou o que eu penso que sei, mas o que eu posso provar, e até agora ninguém provou nada. Sendo repetitivo são apenas suposições.”
    George Power

Euripedes

Nenhum cientista está tentando provar que Deus não existe. Estudar a evolução é necessário, por que apesar de termos certeza quase absoluta que ela aconteceu, existem ainda muitos detalhes e mistérios a descobrir. Se você acha que pesquisar como os seres vivos evoluíram e tentar provar que Deus não existe, você precisa evoluir o teu pensamento. Até o Papa acha que não há incompatibilidade entre ciência e religião, só os criacionistas e literalistas acham o contrário.

Eu tenho pena de quem se faz inimigo da razão, por que estes nunca terão razão alguma. A evolução é um fato. A Teoria da Evolução é o modelo científico que explica como a Evolução aconteceu e continua acontecendo. Por que lutar contra os fatos e contra a verdade? Por que rebelar-se contra o conhecimento de quem somos, e de onde viemos? A verdade liberta, liberte-se dos mitos pré-históricos e infantis que tem na Bíblia.

• Euripedes:

Mas porque pessoas estudam e trabalham tanto para explicar de onde viemos,e que não existe um Criador se eles se influenciam justamente na Biblia para dizer que Deus não existe,como tentar explicar oque foi a Estrela de Belem,como as aquas do mar vermelho se abriram,se Cristo e esses fatos fabulosos existiram de qualquer maneira,por milagre ou por fatos astronomicos,eles entram em contradição apenas pelo fato deles tentarem explicar.Se Deus não existe porque esses fatos aconteceriam?

Euripedes, é mentira que não existam provas da Evolução. O que não falta são provas. E não estamos falando só de ossos ou fósseis. Mesmo que não houvesse um único fóssil mesmo assim existem abundantes provas da evolução. É ignorância achar que a Teoria da Evolução se apóia apenas em fósseis. Também é ignorância achar que é preciso um esqueleto completo para saber se se trata de uma espécie desconhecida pela ciência, ou de que tipo de animal se trata.

Repito aqui o link: http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc/

Aí você encontra algumas das provas que existem da Evolução.

• Euripedes:

Não existe nenhuma prova realmente para provar essa evolução,arqueologos nunca encontraram um cranio ou um esqueto inteiro para comprovar esse fato.Eles encontram um pedaço de maxilar,ou até mesmo somente um dente que não sabem nem do que realmente é,fazem pesquisas,usam suposições cientificas e usam muita imaginação humana para criar essas formas de cranio que voce ve nessas ilustrações.Voce ja viu o esqueleto da Lucy,que é o mais compreto que ja encontraram,faltam varios ossos,e inventaram 3 espécies diferentes de macaco até chegar aquela forma.

Cleo dos Santos, primeiro aprende a escrever, depois tenta estudar um pouco, daí você vai ver que a Evolução é um fato natural.

George, onde é que as pessoas querem chegar quando se perguntam “quem sou eu”, “de onde eu vim”? Tem gente que jura de pés juntos que são descendentes de bonequinhos de barro, mas eu nunca vi um bonequinho de barro sair caminhando e matando o próximo que pensa diferente.

• cleo dos santos:

quem gosta de ser errolado é fogo, quando é que vão aprender que não há prova nehuma desta evolução do macaco para o homem, quantas vezes mais vão ter que desmascarar o charlatanismo que ocorre na tentativa de provar uma teoria tão besta que nem as crianças aceitam mais isso, muitos cientistas cerios já se questiona porque esta baboseira ainda continua sendo encinada nas escolas e univercidades. encinam teoria como verdade absoluta,as provas que voces colocam aqui já foram desmascaradas, e chega a ser vergonhoso as trampas que usam para temtar provar essa teoria furada, aproximadamente a cada dez ou vinte anos alum doido tem que aparecer com um novo focil para temtar mais uma vez provar a tal teoria, para daqui mais uns quinze anos com o surgimento de novos equipamentos, ser provado mais uma vez que não tinha nada aver, por favor me poupem isto sim é ignorancia

• George:

Muito se tem debatido a respeito da teoria evolucionista, se o homem é descendente ou não do macaco, ou se tem um ancestral comum, a verdade é que essa discussão tem se arrastado por gerações e gerações sem que cheguem a um senso comum. A pergunta que não quer calar é: Onde querem chegar ou o que querem provar com isto, e no final do dia o que isto acrescentará nas nossas vidas para nos fazer evoluir como seres humanos e encontrar soluções para os problemas atuais?

• ariely:

tudo isso foi porque deus fez isso é a.cristo e mesmo que você não saiba jesus nos abençoa isso é historia não é realidade só cientista sabe e olhe lá deus que nos fez antão fique de olho e estude

mãe, vou se mal educado com a senhora na próxima vez.
    ..estou segurando para não te mandar pros quintos!…
    Se é isso que os criacionista quer, vou dizer:
    Foi mesmo um meteoro que matou vossos pais dinossauros!
    kkkkkkkkk
    Agora,acredita quem quiser nesse papo e mais ainda nessa figuras!

• mãe:

cala boca jorginho!!!

Outra armação dos evolucionistas!
    O troço está pegando fogo!
    Assim que é bom!
    ” pimenta aí rapaziada?”

• jaci:

pelo amor dos macacos . se deus existisse mesmo ele não deixaria tantos ignorantes nascer!!!

Uma outra coisa que parece difícil de entender é que existem fatos e teorias. A Evolução é um FATO NATURAL. E a Teoria da Evolução é a Teoria que explica como acontece o fato-evolução.

Enquanto a Teoria tem evidências de sua correção, o fato tem provas. A evolução, como fato, é mais que provada. A evolução, como teoria, tem evidências fortíssimas de sua correção.

Em outras palavras, temos certeza absoluta que a evolução é um fato natural e aconteceu, e temos bastante confiança que a teoria da evolução explica corretamente como a evolução aconteceu.

-oOo-

Sobre a diferença entre macro e micro evolução, a macro evolução não é um evento identificável, mas é uma constatação, quando se percebe que as pequenas alterações que fazem a micro-evolução se acumularam a ponto de haver incompatibilidade reprodutiva entre o animal original e o atual. Ou entre o animal original e uma população que sofreu isolamento reprodutivo.

• crazydogg:

por que é tão dificil explicar para as pessoas que a evolução leva milhões de anos e não uma geração como uns comentaram?
    tambem é dificil esplicar que nós somos primos dos chimpanzés e não descendentes,eles tambem evoluiram desde que nossas linhagens se separaram(há 7 ou 8 milhões de anos atrás).
    essa foto mostra muito bem como a evolução é um processo lento, do cranio “a” (australopithecus afarensis) até o “n” (homo sapiens moderno)se passaram 3,6 milhões de anos,detalhe essa lista de cranios não está completa, deve existir centenas de estagios intermediarios entre eles.

Eartha, você está atrasada no tempo, a macroevolução é um fato comprovado. Para você se divertir, aqui vão algumas evidências da macroevolução:

Está em inglês, mas tenho certeza que este é o menor dos obstáculos para você entender isto…

Tem mais coisas. Um animal mais evoluído não é mais aperfeiçoado, é mais diferenciado. A evolução não é aperfeiçoamento. Se fosse aperfeiçoamento, seríamos a espécie mais perfeita do planeta, ou estaríamos subjugados pela espécie mais perfeita do planeta, o que não acontece.

Veja, por exemplo, temos um ancestral comum, em um passado distante, com os cachorros e lobos. No entanto, os lobos vêem em preto-e-branco, e tem olfato e audição muito melhores que os nossos. Também temos um ancestral comum com os tubarões, mas os tubarões tem um sentido que nós não temos, a capacidade de sentir campos elétricos – eles conseguem perceber a batida do coração de um peixe escondido na areia por causa dos impulsos elétricos dos neurônios que comandam o músculo cardíaco.

Isto tudo ilustra uma coisa: depois que duas espécies se separam na árvore da vida, cada uma segue seu próprio caminho evolutivo, até sofrer extinção. E para quem acha que somos o resultado de design inteligente, aqui vai um pequeno fato para reflexão: porquinhos-da-índia e primatas (nós somos primatas) não são capazes de sintetizar ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C. Mas existe no nosso código genético os restos do gene que em outras espécies codifica a metabolização da Vitamina C. Em algum momento do passado, um antepassado dos primatas e dos porquinhos-da-índia perdeu esta capacidade por uma mutação. Como ele vivia em um ambiente rico em vitamina C, a ausência deste gene não causou o fim desta linhagem por seleção natural, e por isto nós, hoje, precisamos ingerir alimentos que contenham vitamina C.

Este pequeno fato foi previsto por biólogos moleculares (aquilo que o Michael Behe disse não existir) e comprovado em pesquisa. Alguns detalhes podem ser encontrados aqui: http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc/section2.html#molecular_vestiges

baseado em que chegou a tao grande conclusao Yuicki???

nao consigo exchegar o porque de sua afirmação

• Yuicki:

I’m not monkey não…
    Aê, Darwin é o cara que mais prejudicou a ciência mundial…
    A maior parte dos estudos é furada!
    Era sim bom desenhista… – Só.
    O resto é balela!!

alias.. rogerio……. desculpem o erro

gente… coloca uma coisa na cabeça NAO EVOLUIMOS DOS MACACOS.

temos um ancestral em comum.. mas nao é o macaco de hoje

o homem e o chimpanze tem linhas evolucionarias distintas… só isso ja explica a sua pergunta Rafael.

• Rogerio:

Vi um teste de memória com chimpanzés e foi impressionate a velocidade com que eles o executaram.

Um ser humano teria levado um tempo muito maior.

Pela lei da evolução ou seleção natural, teríamos que ter essa capacidade.

Agora digam-me: como nós evoluimos dos macacos e não herdamos essa capacidade dos chimpanzés?

dorival..o cesar disse abaixo mas eu irei voltar repetir

nao confunda o homem veio do macaco com uma lagarta que vira borboleta…

voce disse q nunca viu um homem virar macaco e um macaco virar homem

e é justamente isso.. nos somos uma ramificação evoluida

mas no passado tivemos um ancestral comum

vc nunca ira ver um macaco virar homem mesmo.. é um processo evolutivo de MILHOES de anos (esse fossil tem 29milhoes de anos)

PS: a diferença genetica de um chimpanze para um homem atual é de 3%. O que já foi suficiente para diferenciar um “comedor de bananas” e um Einstein, Oppenheimer, Mozart, Beethoven, Da Vinci, etc

• DORIVAL:

Esse tema eu ouvi quando ainda era criança nos idos anos de 1955, e até hoje ainda não vi nenhum macaco virar homem ou vice-versa, que nasce macaco, morre macaco, quem nasce homem morre homem, não sei porque insistem em querer provar que o homem foi ou é uma matamorfose de macaco, vamos respeitar a memória da pessoa que lançou essa teoria, mas que isso é a maior besteilogia do universo, ah! isso é.

• Anarches:

Mais uma prova que não existiu nenhuma evolução, pois nós somos apenas mais uma espécie de macaco.

• zke:

esto não prova absolutamente nada onde surge o homen

nem quem nos criou

Eita,quer dizer que o “elo perdido”foi finalmente encontrado?

Meu professor também me falou uma vez de que além do reino animal e vegetal,também há o reino hominal,por que já houveram várias espécies de homens,pois há indícios de que os Leandertais conviveram com o Homo Sapiens durante algum tempo e foram extintos por questão de tecnologia,arcos e flexas,por exemplo.Essa informação procede?
    Onde esse termo se encaixa na linha da evolução?

• Eartha:

Cesar, não se pode dizer que a evolução seja um facto comprovado porque ela engloba a micro e a macro evolução. A micro-evolução está sim comprovada, a macro é apenas especulação…

• Eartha:

Parece que alguém aqui precisa de ler um dicionário…
    Uma prova é algo que torne uma versão ou argumento incontestável, que não deixe margem para dúvidas.
    Uma evidência é um indício de que que uma versão ou argumento possam estar correctas. Uma evidência pode virar prova ou não…

Q

• adras:

*A regularidade do sistema solar é uma das coisas maravilhosas e inquestionáveis do ponto de vista humano. Nossos avós que o digam. O sol sempre esteve presente em nossas manhãs e sempre se pôs ao final de cada dia. Anos após anos, sempre a mesma coisa. Ele é o fator transformador de tudo o que se passa em nosso planeta. A vida é consequencia dele e ele faz as combinações, usando todos os gazes e a agua, as mais impressionantes. Em qualquer lugar da terra, onde tem mais ou menos intensidade. Há milhões de anos é assim. As transformações produzidas pelo grande astro ao longo de sua existencia não podem ser traduzidas pelo homem. A seleção natural, sob os auspicios do sol, é a explicação mais coerente. Com ela temos algumas certezas. A mais importante agora é para onde vamos com essa caminhada esquizofrenetica, na direção da extinçao de todas as formas de vida, já que até um grande furo no planeta, por onde escorre o viscoso liquido fossil de milhões de anos armazenado, já foi feito, resta saber suas consequencias e as derivadas de sua utilização que p.roduz o CO2. Precisamos pensar urgentemente nisso, para que as explicações de nosso passado tenham repercussões. !!!!

Existe uma confusão (ou melhor, várias). Primeiro, o ser humano é uma espécie de macaco. E veio de outros macacos, assim como os macacos modernos. Mas o homem não evoluiu do chipanzé, ou do gorila, mas tanto homem, chipanzé, e gorila, tiveram um ancestral comum em algum momento do passado, ou seja, o chipanzé e o gorila são, de certa forma, “primos” do homem.

A segunda coisa é que isto é uma “prova”, uma “evidência” da evolução. A evolução é um fato comprovado, e a teoria da evolução é o modelo para entender como aconteceu esta evolução. A teoria da evolução nunca será um fato, por que ela, na verdade, é a explicação para um fato, por isto é chamada de teoria. Da mesma forma, a teoria da gravitação universal é um modelo, uma explicação para o fato de que as massas se atraem.

Mas não é todo mundo que consegue entender estas distinções…

• osmar leão:

Excelente a nocia;Dá para pensar e especular. Aos pouquinhos a teoria de Darwin vai sendo provada.

• marcos a costa:

esperiencias assim sao mesmo interessantes pois causam polemicas mas os profissionais que estudam o fenomeno sabem perfeitamente o que fazem…

• Andrew Michael:

Geneticamente dna semelhantes indicam grau de parentesco, poderíamos dizer que o homem é parente do macaco, porque quando retornamos ao nosso passado, em (ens)”uma” determinada linha do tempo, o humano se assemelhará mais ao macaco do que ao próprio humano, daí este termo.

• felipe:

@jivago J
    O seu professor está correto, mas parece que ele não conseguiu explicar muito bem.
    O que ele quis disser é que ao contrario do “entendimento” popular do evolucionismo o ser humano não veio dos macacos, pois estes são espécies atuais, nos somos viemos de um ancestral comum que veio a originar o ser humano e os macacos atuais, a diferença é que diferentes pressões evolutivas levaram esse ancestral comum a se diferenciar em diferentes espécies.

• felipe:

Há quem não entenda o que é prova ou evindência, não é eartha?

• Eartha:

Há quem confunda evidências com provas!
    Isto é grave… muito grave!

• Jivago J:

OK, meu professor de biologia disse que o homem nao veio do macaco, ele defende o evolucionismo, é obvio, mas segundo ele os humanos sao parentes dos macacos mas nao descendentes desses…
    Alguem se habilita a dar um esclarecimento melhor ?

• márcio:

Caros colegas, diferente de estórias mitológicas , como a bíblica e afins, a evolução é um fato científico que nem deve ser comparado com essas espalhafatísses. Sir Darwin , quanto mais o tempo passa, mais merece respeito e admiração da humanidade.

Mais uma prova da Evolução, a teoria científica mais comprovada de toda a história da ciência.