Engenheiros criam revestimento que dá “invisibilidade”

Por , em 23.11.2011

A tecnologia ainda não chegou ao nível de produzir uma capa da invisibilidade, mas parece que estamos nos aproximando. Uma equipe de cientistas americanos desenvolveu um revestimento, baseado em carbono, que é capaz de esconder objetos tridimensionais, o que os faz “invisíveis”.

O carbono tem uma lista quase infinita de aplicações práticas na engenharia, mas essa é inusitada. Produzindo finíssimas folhas de grafeno (um material composto de carbono), pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) puderam criar “nanotubos”. Aplicados sobre uma superfície qualquer, esses nanotubos tiram a tridimensionalidade do objeto.

Colocando em termos práticos: os engenheiros fizeram uma pequena placa de silicone, retangular. Em relevo, desenharam um tanque de guerra, que podia ser distinguido devido à sua profundidade. Quando os pesquisadores cobriram a placa com os nanotubos, os contornos do tanque em relevo desapareceram completamente. A placa ficou lisa e chapada, como se fosse um objeto 2D.

Isso acontece, conforme explicam os pesquisadores, porque os nanotubos de grafeno “imitam o ar”, ou seja, a luz passa por ele tranquilamente, sem sofrer desvios. Isso acontece devido ao índice de refração. Em todos os objetos visíveis, a luz é rebatida em cada espectro de cor. O grafeno elimina esse efeito, logo, nenhuma cor é refletida. O material, dessa forma, reflete muito menos luz do que a tinta preta.

E a aplicação prática disso, enquanto não tivermos uma capa de invisibilidade de verdade, está na exploração do espaço. As agências espaciais já poderiam estar fazendo observações precisas muito além do sistema solar, mas os aparelhos daqui sofrem com “problemas de iluminação”, devido à quantidade de estrelas. Cientistas da NASA já estudam maneiras de aplicar o conceito do grafeno em novos e mais modernos telescópios. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

28 comentários

  • Igor:

    Carbono eh um material ótimo quando se trata de engenharia, tanto que nos mesmos somos baseados em compostos de carbono.

  • Branca De Neve:

    Isso sim realmente me surpreendeu , incrível . Concordo com o josemar silva dos santos ! .

  • josemar silva dos santos:

    Imaginem a quantidade de naves alienigenas que estão por ai sobre nossas cabeças nos espionando,e usando esta tecnologia em um nivel bem mais avançado!

  • Rafael:

    acho uma tecnologia interessante mas se isso cair nas mãos dos terroristas corrupitos ou outras pessoas dessa laia pode a ver guerra destruição completa desse planeta poder ser usada tanto para o mau quanto para o bem.Tanques de guerra invisíveis podem começar um ataque contra um pais que tava queto no seu canto perda total de privacidade, desaparecimento de pessoas desaparecimento de florestas para conseguirem por uma imagem de uma floresta feliz mais por dentro estão desmatando e matando os animais lembrem-se sem os animais outros morrem de fome e você tão bem sofrera com isso sem nossas florestas ninguem vai limpar nosso ar e com á capa isso ficara mais facil de acontecer nos respiramos O2 junto com pessoas influentes destruindo á atmosfera usando isso morreremos sufocados por nos mesmos e não vai ter como escapar da morte certa.

    • Afonso:

      se cair em mãos erradas?? quem você acha que financia as pesquisas? o governo com intenções de melhorar o bem estar da humanidade??? no mínimo são magnatas multibilionários visando uma aplicação militar e lucrar bilhões vendendo tecnologia pro exército.

  • Eu:

    Cara isso é o fim do mundo ou o começo do fim…
    Ou você ainda confia nas pessoas? E não tem nada a ver com 2012

    • Eu:

      Não é que me incomodem os votos negativos (mesmo), mas vocês são burros. O ser humano é fdp por natureza… isso é a coisa mais óbvia do mundo.

  • CAIPIRÃO:

    -jÁ PENSARAM SE ISSO CAIR NA S MÃOS DE POLÍTICOS?????

    • JUMENTO:

      Uma maleta de nano-tubos fica bem mais elegane que “mocozar” na cueca ou nas meias.

  • Davi:

    Gostei,muito interessante,mas o que será que vão fazer com isso ,acho que vão usar nos cinemas com certeza,ou para os policias para aparecerem de fininha e pegarem os bandidos,espero que essa tecnologia seja usado para o bem,;)!!!

    • Ezio José:

      Provavelmente reescreverão o livro “Operação Cavalo de Troia” primeira edição. Quem já leu este livro não estranhará com esta notícia.

  • ALX:

    Deve funcionar, porque não vi nada kkkkkkkkkkkk

  • Renys Kenys:

    vejam que são americanos que estão desenvolvendo essa técnologia, justamente para usarem como mais um instrumento exibido de seu poder e superioridade sobre outros países, inclusive para fins militares.

  • Gui Melo:

    E agora Harry Potter?

  • MrMasterShepard:

    Bem,a verdade é que a principal utilização de uma forma mais aprimorada dessa tecnologia será a de item bélico,mas não vejo nada de ruim nisso.Sei que muitas pessoas(se não todas à minha exceção)são contra a guerra,mas a verdade é que estamos caminhando em direção a um terceiro conflito de escala global.As divergências políticas no que tange a ecologia,a perspectiva da água se tornar um recurso mais raro e as consequências do aquecimento global provavelmente farão da 3ª Guerra Mundial uma luta pela sobrevivência(caso esse conflito se torne realidade).Novas tecnologias bélicas estão sendo desenvolvidas,isso é uma realidade,mas quem tem um conhecimento básico de história sabe que a WWI e WWII possibilitaram uma adaptação das tecnologias bélicas para as indústrias de bens de consumo.Não há vencedores na guerra,mas suas consequências não são só negativas.

    • CASTOR:

      a 3° guerra é inevitavel, vai rolar e não tem lado bom nenhum nisso
      toda essa tecnologia que eles desenvolvem para a guerra
      agente acaba usando e “viciando” nas facilidades e pah
      mais se agente nunca viu … agente não vai sentir falta

    • MrMasterShepard:

      Isso é relativo,algumas tecnologias e descobertas realmente foram úteis,depois da segunda guerra mundial a medicina evoluiu muito,em cima de experimentos desumanos,eu sei que todos iriam preferir que eles não tivessem sido realizados e as vidas que eles custaram tivessem sido poupadas,mas nós sabemos que não foi possível impedir esses experimentos,e graças a eles hoje várias vidas são salvas.As vezes um conflito é necessário para resolver certas coisas que a diplomacia não foi capaz.

    • CASTOR:

      experiencias que eles faziam em humanos
      voce pode ter certeza que não ajudou a medicina na questão de cura de doenças

    • MrMasterShepard:

      Por isso eu disse experimentos desumanos,eu sei muito bem como eram feitos esses experimentos,eles tratavam os judeus como animais,só que é exatamente disso que eu estou falando,não há nada que nós podemos fazer para impedir a guerra,ela é uma realidade,faz parte da natureza humana,mas pelo menos deveremos fazer uso dos avanços que ela possibilita.Não estou dizendo que sou a favor das atrocidades realizadas em uma guerra,apenas que diante da inevitabilidade dela,devemos pelo menos tentar encontrar algo bom,é a nossa obrigação com todas as pessoas que morrem e sofrem nas guerras,não fazer com que tenham morrido e sofrido em vão.

    • bento:

      concordo, a nao ser apenas para testar o humano q sofria (gritava) mais na hora do teste

    • Phorushacos:

      3ª guerra é inevitável como? Não, não é inevitável! O que levou as 1ª e 2ª guerras foi uma sucessão de erros e os serviços de Inteligência que existem nos diversos países existem não só pra ficar de olho nas fraquezas dos inimigos como também pra evitar que as circunstâncias erradas criem conflitos. E eu não estou falando de paranóias de conspiração nem de James Bond. Se você não sabe do que eu estou falando é porque tem uma parte do panorama que vc desconhece. Pode ser que aconteça uma terceira guerra, mas ela não é inevitável de forma alguma.

    • Iran:

      Indabem que o Brasil é fraco e tomara que fique neutro na guerra.

    • RATO BRAVO:

      concordo com c!
      lado bom nenhum, tecnologia vicia por ser facinho!
      nunca vimos, nao vamos sentir falta!

      tipo aqueles telefones, vc escreve sorveteria,
      ai aparece todas as sorveterias perto de onde vc esta
      no gps. vc vai direto, toma sorvete e volta!

      nao conversa na rua, perguntando se alguem sabe de uma,
      vc deixa de viver coisas humanas e vive as eletronicas!

  • ANTI-ILLUMINATTI:

    Isso é um plano para criar armas 2D e exterminar a população pobre. Igual no filme do exterminador do futuro.

    • Romário Huebra:

      ah cara para com isso.

    • feio:

      “”É o velho plano dos illuminattis de destruir a humanidade…Eles fizeram o curso de illuminatteixon destruixon humanidadeixons populeixon pobreixon massachusets ohaio””.O raio que o parta,ANTI ILLUMINATTI,para com essa besteirada cara,ninguém tá dando bola pra essa sua idéia fraca…

    • ANTI-ILLUMINATTI:

      eu sei que ninguém dá bola, mas nós que sabemos da verdade temos que ajudar o máximo de pessoas a conhecer os planos illuminatti que eles divulgam através de suas descobertas cientificas e filmes.

    • CASTOR:

      por mais neurotico que esse mlk seja … ele esta falando a verdade

Deixe seu comentário!