10 objetos do dia-a-dia que você não acreditará que vieram do espaço

Por , em 12.05.2009

Há grandes chances de você usar tecnologias espaciais todos os dias. Confira a seguir uma lista de utilidades que vieram por meio de pesquisas espaciais:

1. Aspirador de pó sem fio
espacial

O primeiro aspirador de pó foi desenvolvido pela Black&Decker, em 1961. A Nasa então contratou a empresa para que desenvolvesse um aspirador para detritos mais pesados, que pudesse ser usado no espaço. O modelo final foi o aspirador de pó sem fio que conhecemos hoje.

2. Fendas de segurança
espacial

Fazer fendas em estradas para que elas ofereçam mais atrito e os veículos derrapem com menos facilidade reduziu acidentes em 85%. Essa técnica foi desenvolvida, primeiramente, para aviação.

3. Armas de água
espacial

Um engenheiro da Nasa criou o brinquedo por acidente. Ele estava tentando reproduzir uma alternativa para o gás refrigerante Freon usando água. Com a pressão, a água se transformou em um jato poderoso, usado pelas crianças hoje em dia.

4. Antena
espacial

A primeira antena de satélite foi posta no espaço pelos russos, no lançamento do Sputinck, em 1967. Não é preciso dizer que todos usamos essa tecnologia em nossos sistemas de comunicação.

5. Detector de fumaça
espacial

A Nasa não inventou o detector de fumaça, mas pediu para que sua equipe desenvolvesse uma versão do aparelho que fosse a prova de alarmes falsos. A Nasa é a razão por seu detector de fumaça não disparar cada vez que você acende um fósforo na cozinha.

6. Aparelhos transparentes
espacial

Se você teve a sorte de usar aparelhos claros ao invés daquele monte de metal escuro sobre seus dentes, então agradeça à Nasa. O material do qual esses aparelhos são feitos foi desenvolvido pela Agência.

7. O travesseiro da Nasa
espacial

Ele ficou famoso no Brasil de uns anos para cá. O travesseiro de viscoelástico foi, originalmente, desenvolvido para astronautas.

8. Ressonância Magnética
espacial

A Nasa não a inventou, mas uma tecnologia similar foi criada para que fotos da lua pudessem ser tiradas.

9. Panos ultra-absorventes
espacial

Gore-tex, aqueles que absorvem a água. Quem inventou o tecido foi a Nasa, nos anos 70, com objetivos estritamente “espaciais”.

10. Filtros de água
espacial

Essa tecnologia existe desde os anos 50, mas a Nasa fez melhorias nela para que a água ficasse cada vez mais limpa. Graças a isso sua água não tem gosto estranho. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,00 de 5)

8 comentários

  • Cesar:

    Nem Sputinik, nem Sputinick, mas Sputnik ou, para ser mais exato, Спутник (em russo), que é traduzido como “companheiro de viagem” ou “satélite”. Foi lançado em 4 de outubro de 1957.

  • Wilmar Walendowsky:

    Srs, Só para corrigir, o satélite russo Sputinik ( e não Sputinick ) foi lançado em 1957 e não em 1967.

  • conceição:

    A ciência aplicada no cotidiano das pessoas

  • Michel Santos:

    Interessante! Mas acredito que ainda exista mais coisas. Entretanto é uma boa imaginar em casa, uma viagem para lua.

  • Guto:

    os RAIOS DE MICRO ONDAS foram uma descoberta sem querem no desenvolvimento de um satelite, quando um engenheiro, testando um sistema de transmissao com uma barra de chocolate no bolso, no ambito do teste nota que seu chocolate derrete e assim segue. Primeira mente os aparelhos eram enormes…
    Abraco a todos e viva o ser humano.

  • PEPEU:

    ULTILIDADE diaria das crianças!!! hehehe

  • Cesar:

    Quer me parecer que armas de água não estão enquadradas na classe “utilidades diárias”… Ou estão?

  • Miguel Gewandsznajder:

    E o melhor: tudo útil e prática…

    Faltou o micro-ondas.

Deixe seu comentário!