Equinócio acontece é hoje! Clique aqui e saiba mais!

Por , em 19.03.2014

Hoje é dia de equinócio

Hoje, dia 20 de março, é um dos dias especiais no planeta terra, quando a linha que separa o dia da noite é perfeitamente vertical, indo de polo a polo.

Trata-se do equinócio, quando o dia e a noite têm praticamente a mesma duração. Em um equinócio, o “terminador” — a linha que separa o dia da noite —, torna-se vertical, conectando o polo sul e o polo norte. Na nossa cultura e hemisfério, o equinócio de março também marca o início do outono, que vai até o dia 20 ou 21 de junho, data do solstício de junho (em outras culturas, o equinócio marca o meio da estação).

No vídeo acima, um timelapse de um ano inteiro no planeta Terra é demonstrado em 12 segundos. A partir de sua órbita geossíncrona, o satélite Meteosat registrou estas imagens em infravermelho sobre um mesmo ponto no planeta, sobre o Atlântico, e próximo da costa africana, sempre no mesmo horário local.

O vídeo começa com o equinócio de 20 de setembro, com o terminador na vertical. À medida que a Terra orbita o sol, o terminador vai inclinando-se de forma a proporcionar menos luz para o hemisfério norte e mais luz para o hemisfério sul, causando o inverno no norte, e o verão no sul.

O vídeo prossegue para o solstício de dezembro, que marca a noite mais curta no hemisfério sul, e o dia mais curto no hemisfério norte, para então encontrar o equinócio novamente em março de 2011, na metade do vídeo, com o terminador começando a inclinar na direção oposta, até o solstício de junho, terminando no equinócio de setembro de 2011, concluindo mais uma das bilhões de voltas que a Terra já deu em torno do seu astro-rei. [NASA]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Jhonata Ferreira:

    Magnifico

  • Emanuel Giarolla:

    Acho que essa imagem é na faixa do visível, se fosse infra-vermelha não teria a parte escura da Terra.

    • Cesar Grossmann:

      A informação que eu tenho é que se trata do infra-vermelho. Mais especificamente, são imagens do “Spinning Enhanced Visible and Infrared Imager (SEVIRI)”. Tem uma descrição do SEVIRI aqui: SEVIRI instrument.

  • Cassio:

    Fascinante!!!

Deixe seu comentário!