Erwin Schrödinger e seu gato quântico

Por , em 11.08.2013

Hoje o Google homenageia o 126o aniversário de Erwin Schrödinger, físico teórico responsável por desenvolver importantes conceitos da mecânica quântica. O mais famoso deles é o experimento teórico conhecido popularmente como Gato de Schrödinger.

Gato de Schrödinger

A experiência teórica mental, imaginada pelo físico austríaco em 1935, demonstraria o quão estranha é incerteza por trás da Mecânica Quântica.

Erwin Schrödinger imaginou um gato, preso dentro de uma caixa que também continha um material radioativo. Neste experimento, haveria 50% de possibilidade de que o material emitisse radiação, matando o gato; e 50% de probabilidade de que o material não irradiasse permitindo que o animal sobrevivesse.

Na física clássica um desses cenários teria que se tornar realidade e deveria ser observado ao abrir a caixa. Mas de acordo com a estranha Mecânica Quântica o gato não estaria nem vivo nem morto até que alguém abrisse o recipiente e observasse já que medição afeta a situação.

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • Bruno Henrik Silva Antunes de Pontes:

    como assim?? e so usar um detector de calor… nao precisa abrir a caixa.

    • Esquadros:

      Colocar o gato em uma caixa transparente. kkkkkkk

  • Daniel Jorge:

    O objetivo é demonstrar os estados de superposição quântica. só saberemos se o gato está vivo ou morto se abrirmos a caixa, mas se isso for feito, alteraremos a possibilidade do gato estar vivo ou morto.O estado de superposição quântica acontece quando for desconhecido o estado de um corpo. Se não pudermos identificá-lo, diremos que este corpo está em todos os estados. Não poderíamos inferir, por exemplo, que o gato não está em estado nenhum, já que foi colocado dentro da caixa e sabemos que ele está lá.

  • Danilo:

    Existe uma anime muito interessante, onde pessoas adquirem poderes através de estudos a partir dessa teoria quântica, algo a ver com probabilidade e realidade pessoal, pra quem gosta de ficção científica valer a pena conferir, TO ARU MAJUSO NO INDEX e TO ARU KAGAKU NO RAILGUN(um certo railgun da ciência!!!!

  • Jonas Paulo Negreiros:

    Como isso é possível!? Um gato tem nove vidas!

  • Edgar Nascimento:

    Se não colocasse o gato dentro da caixa, o gato estaria vivo… Queria entender como que uma traquinagem de trancar um gato dentro de uma caixa com veneno e torcer pro bicho viver e morrer ao mesmo tempo de acordo com realidades paralelas rende um Prêmio Nobel

    • Lucas Wormsbecher:

      Na verdade é apenas um experimento mental. Ele não o fez realmente 🙂

Deixe seu comentário!