Especialistas revelam ‘escudo sonoro’
Eles seriam utilizados para canalizar quaisquer sons ao redor de um objeto, como água fluindo sobre uma rocha.
“A idéia do manto acústico é desviar as ondas sonoras ao redor do objeto que ele protege”, disse Jose Sanchez-Dehesa, da Universidade Politécnica de Valência, um dos pesquisadores por trás do novo trabalho. Ele acredita que um material que consiste em cadeias de minúsculos cilindros pode conseguir este efeito.
Simulações mostraram que 200 camadas deste meta-material poderiam efetivamente proteger um objeto de ruídos.
Camadas mais finas poderiam proteger um objeto de certas freqüências. “A espessura depende do comprimento de onda que você quer filtrar”.
Jose quer agora realizar testes com o material em laboratório para confirmar as simulações.
Escudos acústicos poderiam ser utilizados para fazer quartos ou edificações inteiras à prova de som. “Não é um projeto irrealista, não demanda que façamos coisas extraordinárias”, ele disse. “Isso é algo que pode facilmente ser fabricada.”
Se o material puder ser comercializado, ambos pesquisadores pensam que poderá ser empregado em diversas aplicações.
Paredes revestidas com o material criariam casas à prova de som ou ele poderia ser utilizado em teatros em que se realizam concertos musicais para melhorar a acústica ou redirecionar o som de certas áreas.
Os militares também poderão se interessar, os pesquisadores acreditam, para ocultar que submarinos sejam detectados por sonar ou para criar uma nova classe de aeronaves camufladas. Porém o material deverá ser otimizado primeiramente. “Você não vai querer embalar um submarino em algo que seja pesado e com muitas polegadas de espessura”, disse o professor John. [Fonte]
3 comentários
Isso é uma revolução para as bandas de garagem!!!
Se essa descoberta facinante der certo , será muitissimo agradavel , principalmente para pessoas que gostam de silêncio na hora de dormi !
Puts e o Despertador ?
Eu já fiz testes com esse tipo de coisa, tentando emitir um som que não posso posso ouvir num volume superior aos normais…
más até agora não sai do papel.