Carregue suas pilhas com energia solar [FVM]

Por , em 26.02.2009

Neste primeiro artigo da seção Faça Você Mesmo (FVM) você vai aprender a criar pilhas auto-carregáveis que usam apenas a luz do sol.

Para recarregar suas pilhas hoje você pode usar o aparelho normal, ligado na tomada. Ultimamente, também, surgiram no mercado aparelhos que usam a energia solar para deixar suas pilhas como novas. Mas este aqui é um pouco diferente e extremamente simples.

De acordo com um novo experimento simples do tipo “como é que eu não pensei nisso antes” é possível acoplar células sensitivas à luz solar na própria pilha. Assim Knut Karlsen criou as baterias SunCat.

bateria pilha solar

As pilhas ficam tomando um banho de sol, como um gato (para quem não sabe “sun” e “cat” são, respectivamente, sol e gato em inglês) e, lentamente, elas são recarregadas.

Com a ajuda de outros cientistas, que estavam trabalhando em células solares flexíveis (dobráveis) e mandaram amostras, Karlsen encapou suas velhas pilhas recarregáveis em células solares.

É importante notar que o “papel solar” de células fotovoltáticas e as pilhas tinham voltagens que combinavam. As pilhas eram avaliadas em 1,5 Volts e o papel em 1,8.

bateria pilha solar

O arranjo resulta em um carregador um pouco fraco, o que não é ideal, mas continua sendo muito conveniente. Afinal, você só precisa largar suas pilhas em um lugar que receba luz do Sol. De acordo com Karlsen, uma segunda versão teria um aparelho eletrônico que diria quando a pilha realmente está carregada, além de alguns capacitores para deixar o processo todo mais eficiente.

Veja aqui o processo completo. [Bareknut]

bateria pilha solar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)

14 comentários

  • PATRICIA:

    TENHO LUMINARIA NO JARDIM QUE É DE PILHA RECARREGAVEL A ENERGIA SOLAR, ALGUEM SABERIA ME INFORMAR ONDE ENCONTRO ESSAS PILHAS PARA COMPRAR? POIS AS MINHAS PERDERAM A CAPACIDADE DE SE RECARREGAREM.
    AGRADEÇO DESDE JÁ!

  • Ernani:

    Vocês notaram aquele pedaço de cobre fazendo o contato no polo negativo!? (vide foto)

  • Ernani:

    Se eu deixar as pilhas de 1.5V, recarregaveis, dentro de um carregador de 1.8V, na sombra, dois fios conectados nos seus pólos e estes por sua vez ligados, corretamente, nas celulas dobraveis, sensiveis a luz solar de 1.8V, elas serão carregadas?

    Agora vou fazer outra pergunta: – Onde encontro celulas dobraveis, sensiveis a luz solar capazes de carregar a minha bateria de 12 V !? Qtas serão necessárias? Vou colocá-las em série ou em paralelo em cima do teto ?

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Tenho certeza que o calor irá danificar as baterias… o que já inviabiliza a idéia.

  • Osni:

    Não responderam onde se adquire o PAPEL SOLAR.
    Sds

  • Claudio Henrique Novelletto:

    Minha amiga Kessye kobarg vai gostar mesmo, tem que deixar as baterias na sombra tomando um suquinho de laranja.

  • Tony:

    Danifica sim, mas não é da noite pro dia, simplesmente reduz a vida útil normal que se esperaria das pilhas. Mas o certo mesmo é elas ficarem na sombra recebendo a energia das células solares através de fios, a propósito, eu não achei em lugar nenhum esse “papel solar”.

  • thiago:

    exposição ao calor não pode danificar as baterias? (2)

  • Roberto:

    E onde se arranja esses “papeis solares” ?

  • Roberto:

    Sei o processo é muito simples + esta na seção errada pq onde eu vou arranjar as “celulas dobraveis sensiveis a luz solar de 1.8V” se não fosse por esse pequeno problema iria ser otimo!!

    mas a nivel de informação é uma otima gambiarra (pra rico) rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  • EDILSON:

    ONDE ESTÁ O “FAÇA VOCÊ MESMO”???
    De acordo com o artigo você não vai “criar” suas pilhas auto-recerregáveis, você vai usar as pilhas recarregáveis que já possui. E para dispensar o aparelho você “só precisa” de células solares flexíveis (amostras para cientistas), encapá-las e depois largar suas pilhas ao sol…
    Muito simples, não???
    Desculpem amigos, mas o primeiro artigo do [FVM] deixou a desejar!

  • Tony:

    Ahh sim, e pra elas carregarem melhor estando encapadinhas assim como na foto seria conveniente colocá-las em pé(na vertical) sobre um grande espelho plano o dia todo, como garrafas de vinho numa grande bandeja

  • Tony:

    A ideia é boa, mas acho que seria melhor improvisar uma “sombrinha” com esses papéis solares onde eles estariam totalmente esticados e ligados a 2 fios que por sua vez seriam “puxados” pra baixo até as pilhas, as quais poderiam “ficar na sombra”. O uso de um circuito simples pra maximizar a eficiencia da carga também seria recomendável. Devido a resistencia dos fios e ao consumo do circuito também seria recomendável aumentar o número das “células”, tipo assim 3 ou 4 para cada pilha, afinal se a carga demorar demais aí ja não compensa…

  • FranChico – Hora de Relaxar:

    A exposição ao calor não pode danificar as baterias?

Deixe seu comentário!